Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Confúcio Moura ainda pena com os problemas de autofagia


Arrancada cristã

Com um jantar de confraternização em Porto Velho, os dirigentes regionais do PSDC, sob o comando do presidente regional Edgar do Boi, deram a arrancada do partido visando às eleições municipais do ano que vem. A intenção é vitaminar os diretórios municipais e identificar os nomes em condições de disputar as prefeituras no pleito de 2012.


Ainda a autofagia

Enquanto em algumas esferas as coisas começam a se acertar na administração estadual, o governador Confúcio Moura ainda pena com os problemas de autofagia inclusive dentro do seu próprio partido, o PMDB velho de guerra. Alguns setores da legenda trabalham para derrubar o secretário de Educação e o chefe da casa civil, visando trocas imediatas.


Novos municípios

Visando mais amparo para tocar adiante os projetos de emancipação de Tarilândia (a ser desmembrado de Jaru), Triunfo (Candeias do Jamari) e Jacy-Paraná (Porto Velho), a Assembléia Legislativa do estado promoverá estudos, através de um renomado instituto, para verificar se as localidades cumprem as exigências sócio-econômicas.

Se esborrachando

O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho esta se esborrachando, pulando de rádio em radio, de televisão em televisão, para explicar os casos dos remédios e dos viadutos denunciados no Fantástico. Particularmente, até acho que ele tem sido convincente nas entrevistas. Mas a maioria das pessoas que eu ouvi não concorda comigo. A coisa é desgastante.

Compra dos carros

Já, na questão da compra de veículos por pregão eletrônico, cuja aquisição os adversários do alcaide quiseram pintar o quadro com cores de maracutaia, a coisa não colou nas costas de Sobrinho. O prefeito acabou absolvido pela opinião pública porque as denuncias partiram de parte interessada, ou seja, de um adversário. Além disto, pregão é transparente.

A moralização

Mas ainda estamos longe da moralização política em Rondônia. É deputado que saqueou os cofres públicos cumprindo mandato, é vereador estuprador já condenado legislando como se nada tivesse acontecido e por aí vão às mazelas rondonienses, que volta e meio são objetivo de pauta da mídia nacional. Até quando, torcida brasileira?

Captação de recursos

Visando a captação de recursos para obras em Presidente Médici, desembarcaram ontem em Porto Velho, o presidente da Câmara de Vereadores Ailton Artiaga (PTB) e o vice-presidente Martinho Metralha (PV). Ambos percorreram secretarias de estado e visitaram a Assembléia Legislativa em busca de verbas de emendas parlamentares.

Distrito Industrial

Sobre o desenvolvimento do município de Presidente Médici, Artiaga enfatizou a instalação do Distrito Industrial na BR 364 – que já esta recebendo indústrias com estímulos fiscais da municipalidade – e a construção de um aterro sanitário para o tratamento do lixo, cujo projeto já se encontra em estudos pela municipalidade.

Do Cotidiano

Ameaça continental

Segundo a lei da Física, ao se derreter o gelo se transforma em água. Mas para os povos que dependem de geleiras para obter seu fornecimento de água, o derretimento do gelo vai significar sede, desabastecimento de água e drama social.

O desaparecimento das geleiras em países como o Peru, que dependem delas para o fornecimento de água, já preocupa e pode resultar em milhões de refugiados climáticos e na desestabilização de todo o Continente.

O Peru possui 70% de todas as geleiras existentes na zona tropical do planeta, que são fundamentais para o fornecimento de água e para o próprio clima de diversos países. Porém o aumento da temperatura está provocando o degelo dessas regiões em um ritmo mais rápido que o previsto por cientistas.

Se esse cenário se confirmar, uma grande crise econômica e social pode desestabilizar todo o continente, fazendo surgir mais conflitos entre os países. Com a desestabilização continental, o Brasil, mesmo com água assegurada para seus cidadãos e a um custo maior para as populações das regiões metropolitanas, seria afetado de diversas formas.

Hoje, a estrutura do SUS no “Brasiguay” já é pressionada pela crescente freqüência de brasileiros que vivem no Paraguai e têm filhos nascidos no vizinho País. Esse fato sinaliza para que além dos riscos de invasão de forças militares, paramilitares e guerrilheiras em combate há o problema da invasão pacífica (ou forçada) dos flagelados andinos.

Além da pressão social que haverá sobre a já insuficiente estrutura brasileira, há o impacto direto do degelo: mesmo aparentemente distante da cordilheira, no que se refere a fronteiras nacionais, as nascentes de afluentes do rio Madeira, onde o governo federal esta construindo as usinas de Santo Antônio e Jirau, estão nas geleiras da Cordilheira Oriental da Bolívia, também afetadas pelo derretimento.

Esse problema ainda não é muito sentido por aqui, mas a onisciente CIA já se pergunta o que vai acontecer se o degelo se ampliar nos Andes. Imagina-se o que pode acontecer se as geleiras andinas se forem e milhões de pessoas famintas tiverem que migrar para outras regiões.

Dados dos últimos 40 anos do governo peruano já mostram o impacto do degelo na agricultura e no modo de vida das pessoas que moram nas zonas mais próximas às geleiras.

Via Direta

*** O governador Confúcio Moura começa a retomar obras importantes na capital e no interior *** Tudo indica que o pré-candidato a prefeito de Roberto Sobrinho é mesmo o vereador Cláudio Carvalho *** Ele já se move com desenvoltura pelas secretarias municipais em busca de apoio.

 
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)