Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 - 06h41
Homem bomba
O Brasil inteiro considerou estranho quando a ministra Maria Thereza Moura decidiu libertar Valter Araújo, presidente afastado da ALE. Ontem ela admitiu o equívoco, revendo a decisão anterior, determinado a prisão do facínora. Afinal quem arma emboscada até para a Polícia Federal, não pode ser considerado um mero vigarista.
Advertência
Em seu blog o governador Confúcio Moura fez uma grave advertência para aqueles que continuam roubando nos escalões governamentais – yés tem gente que continua metendo a mão no erário! – que uma nova operação da Polícia Federal está chegando para entulhar as celas rondonienses. Rondônia virou um celeiro de corruptos.
O impeachment
O presidente da ALE-RO Hermínio Coelho já ameaça o governador Confúcio Moura com impeachment (Vídeo AQUI), caso o mandarim rondoniense não consiga cumprir as promessas de melhorias no governo nos próximos 90 dias. Com maioria folgada no Legislativo, Confúcio deve estar rolando de rir com tanta bazófia.
Dois terços
Ocorre que para os deputados afastarem o governador do cargo seria necessário dois terços da Casa. Hermínio não tem nem a metade disto. Na verdade, nem Moura vai consertar seu governo em 90 dias, tampouco será cassado por isso. O ultimato foi interpretado como recado para o governador não se intrometer na questão sucessória da ALE.
Os 30 anos
O Estado de Rondônia chega aos 30 anos nesta, quinta-feira, 22 de dezembro, marcado por uma nova onda de corrupção que ganhou destaque nos jornais de circulação nacional e nas redes de televisão. As comemorações pelo aniversário ficarão para o dia 4 de janeiro, a nossa data magna. Mas teremos clima para festejos?
Pé de guerra
Com atenções voltadas para as eleições municipais, as lideranças comunitárias da Ponta do Abunã, especialmente da localidade de Extrema, cujo processo de emancipação foi autorizado em plebiscito, estão em pé de guerra com o governador Confúcio Moura, como se fosse ele o responsável pela paralisação da coisa.
A regulamentação
Na verdade a emancipação dos novos municípios no país depende de regulamentação no Congresso Nacional. Outros distritos já trabalhando pela emancipação, casos de Tarilândia, Jacy-Paraná e Triunfo, também aguardam definições para tocar adiante as pretensões de autonomia.
A limpeza
Tendo em vista os festejos natalinos a Secretaria de Serviços Públicos de Porto Velho, trabalha com empenho na limpeza das calçadas e dos logradouros públicos. A decoração natalina foi caprichada defronte o Palácio Tancredo Neves e no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, atraindo muitos visitantes nos últimos dias.
Do Cotidiano
Recorde em agrotóxico
O recorde de um bilhão de litros de venenos agrícolas foi batido na última safra brasileira, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindage). O uso excessivo destas substâncias químicas está relacionado com o modelo agrícola brasileiro, que se sustenta no latifúndio, na monocultura e na produção altamente mecanizada para a produção em larga escala.
Para sustentar esse padrão, as empresas e os produtores precisam usar muitos agrotóxicos, mas se são eficientes no emprego do insumo, são descuidados com o controle de sua distribuição pelo meio ambiente.
O problema é que uma parte considerável de tantos venenos acaba incorporada aos produtos que saem da terra e depois de transportados e embalados serão adquiridos pelos consumidores nas feiras e supermercados. Ao chegar em nossas mesas, nós próprios nos encarregamos de introduzi-los em nosso organismo.
Um estudo realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou no pimentão mais comum, vendido nos supermercados, substâncias tóxicas no patamar de 64% além da quantidade permitida. Na cenoura e na alface, foram encontrados 30% e 19% de agrotóxicos acima do recomendável pelo órgão do governo. Vale lembrar que a quantidade limite de agrotóxicos e produtos proibidos são diferentes para cada cultura, mas é certo afirmar que estamos comento produtos envenenados.
Além da contaminação dos alimentos, os agrotóxicos estão se dispersando no meio ambiente, seja na terra, água e até mesmo o ar. Muitos desses agrotóxicos comercializados no Brasil, inclusive, formam banidos da União Europeia (UE).
Uma operação da Anvisa, que durou aproximadamente dez meses e visitou sete fábricas de agrotóxicos instaladas no Brasil, concluiu que seis delas desrespeitavam as regras sanitárias e tiveram as linhas de produções fechadas temporariamente. Entre as irregularidades encontradas, estão o uso de matéria-prima vencida e adulteração da fórmula.
Para a gerente de normatização da Anvisa, Letícia Silva, as irregularidades encontradas se tornam mais preocupantes, pois esses agentes químicos são comercializados e estão se espalhando pelo meio ambiente.
Via Direta
*** Com grave recuo nas vendas, pipocam as promoções para a desova de imóveis em Porto Velho *** Novas mudanças estão sendo anunciadas na gestão Confúcio Moura visando correção de rumos para 2012 *** Pelos sinais que já emite, Rondônia voltará a explodir como um vulcão já em meados de janeiro...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri