Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 18h13
Recorde de investigados
Conforme recente levantamento do Instituto Congresso em Foco se constata um verdadeiro recorde de parlamentares investigados no Congresso Nacional. Entre os delitos verificados, existem crimes graves, desde homicídios, corrupção, envolvimento com o narcotráfico até denuncias mais relativas a pendências eleitorais. Ao todo são 224 deputados e senadores respondendo 542 inquéritos e ações penais.
Os congressistas recordistas de ações são o senador Lindeberger Farias (PT-RJ) e os deputados Paulo Quatiero (DEM-RR) e Lira Maia (DEM-PA) todos com 13 processos, dos mais variados. Assim sendo, de cada 10 parlamentares quatro estão sob a mira da justiça.
Para se ter uma idéia de como estão as coisas – e tem estado ainda mais enrascado com a lei do que Rondônia – o vizinho Mato Grosso tem 91 por cento dos seus parlamentares no Congresso Nacional aguardando julgamentos no Supremo.
Entre os partidos, o PMDB que abrigava os deputados presos Natan Donadon e Marcos Donadon, tem o maior numero de parlamentares envolvidos em ações penais. São 54 dos seus 100 representantes, mais do que a metade.
Uma maldição
Parece que uma terrível maldição paira sobre Rondônia, condenada a não ter paz. Quando começava acalmar a situação gerada pela Operação Apocalipse, os ferimentos da Operação Termópilas voltaram a sangrar, com a volta do foragido homem bomba, Valter Araujo, que se entregou á justiça. Um clima de tensão envolve toda a classe política sobre o que ele poderá destroçar nos próximos dias.
Medo e pavor
Conhecedor dos meandros da corrupção no estado, Valter Araujo pode complicar a vida de quem escolher. Ser quiser ferrar o governo Confúcio Moura – como teme o secretário de Segurança Marcelo Bessa - terá ampla munição para o bombardeio. Se quiser detonar o presidente da ALE, Hermínio Coelho, também. Enfim, todo mundo esta apavorado. Vai sobrar para quem?
Esvaziadas
Com programação de audiências publicas no interior – a principal delas é em Costa Marques neste final de semana -, mais o aniversário de Porto Velho na quarta-feira, as sessões legislativas na próxima semana acabarão esvaziadas, já que a maioria dos deputados estaduais tem base no interior e já estão em ritmo de reeleição.
A expulsão
Com vistas ao julgamento do vereador Cabo Anjos - aquele pilantra envolvido na Operação Apocalipse -, o PDT se reúne na próxima segunda feira em Porto Velho. A comissão de ética do partido deve optar por uma punição exemplar, visando dar bom exemplo para a moralização partidária em Rondônia
Puxador de votos
Nos bastidores o que se propala é que o vice-governador Ayrton Gurgacz já teria se decidido: vai encarar a disputa de uma cadeira á Assembléia Legislativa de Rondônia no ano que vem. Caso confirme esta disposição, ele deverá se converter como o grande puxador de votos da aliança PDT/PSB/DEM na próxima temporada.
Herdeiro político
Herdeiro político do deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), Guilherme Erse, que já foi vereador e chefe da Casa Civil deve encarar a disputa à Câmara dos Deputados no ano que vem. A principal base da família hoje é o Vale do Jamari, onde Moreirão tem domicilio eleitoral e escritório regional.
Via Direta
*** O PMDB fará o Dia da Filiações, no próximo dia 4 de outubro *** Com 32 partidos já habilitados para a disputa eleitoral de 2014, ainda falta o Rede de Sustentabilidade de Marina Silva *** O encontro estadual do PSD será neste dia 2, com atos de filiações, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Velho.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis