Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Contagem regressiva e discussões acaloradas na capital


Contagem regressiva e discussões acaloradas na capital - Gente de Opinião

A contagem regressiva

A duas semanas do pleito de 5 de outubro, o tema eleições começa a dominar as discussões nos botecos, e repartições públicas, etc. É a contagem regressiva iniciada com o clima de eleições já em ebulição. Tenho assistido discussões acaloradas na capital com as paixões exacerbadas pelos candidatos, a desconfiança das pesquisas, além do costumeiro achismo e estimativas mais absurdas.

Eu sempre lembro que a política não é, a rigor, uma ciência exata. Muito pelo contrário, já que a política muda como a forma das nuvens, a cada instante, como gosta de definir o loquaz Amir Lando, o paladino.

No caso de Rondônia, a melhor definição para a eleição de um candidato, é do vacilão Miguel de Souza (PR). Ele diz e eu confirmo com todas as letras: “O cara se elege quando tudo conspira a favor dele”. Foi exatamente assim nas eleições bagunçadas e sem recursos de Valdir Raupp (em 94), de José Bianco (98) e do próprio Confúcio Moura em 2010. Nazif ganhou a prefeitura na capital em 2012 com este mesmo modus operandi. Por coincidência é o mesmo perfil de Expedito em 2014.

E quando tudo conspira a favor do cara, na reta final nada cola. Nem coisas verdadeiras. Coisa de louco!

Contagem regressiva e discussões acaloradas na capital - Gente de Opinião

Fazendo as contas

Contagem regressiva e discussões acaloradas na capital - Gente de OpiniãoPor todo lado, o que se vê são os candidatos fazendo as contas. Na coligação do PSDB/DEM para a Assembléia Legislativa, por exemplo, onde se estima que a aliança emplaque apenas dois deputados estaduais, se vê um jogo equilibrado entre os candidatos Euclides Maciel (Ji-Paraná), Jean de Oliveira (Porto Velho) e Adelino Folador (Ariquemes). Um deles vai sobrar e a coisa está causando muito estresse.

Disputa acirrada

Gente de OpiniãoO que dizer da coligação liderada pelo PMDB, que incluiu caciques do PTB, lideranças emergentes do PDT e PSB? Estima-se que a coalizão fará quatro deputados federais, mas lá é muito tigre no mesmo capão. Marinha Raupp, Garçon, Mosquini (PMDB) e Nilton Capixaba (PTB) são favoritos para abiscoitar as cadeiras pretendidas, mas Amorim (PTB), Marcos Rogério (PDT) e Amir Lando (PMDB) estão à espreita.

Jogo duro

Gente de OpiniãoOutro jogo duro, na disputa a Câmara dos Deputados, ocorre na aliança PSDB/DEM PSC e coligados. As estimativas plausíveis dão conta que a coligação garanta dois deputados federais e ali tem quatro nomes fortes, como José Bianco (DEM-Ji-Paraná), Agnaldo Muniz (PSC-Ji-Paraná), Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho) e Expedito Neto (PSDB-Porto Velho). Fica duro até de arriscar palpite.

Quase unânime

Gente de OpiniãoJá nas alianças petistas e cassolistas, cujas estimativas dão conta de eleger um representante cada a Câmara Federal, nos bastidores políticos existe quase unanimidade. Do PT, estima-se a eleição do ex-prefeito Roberto Sobrinho (Porto Velho), no cassolismo (PP/PR/PPS), o deputado Luiz Cláudio (Rolim de Moura). As discussões sobre o assunto dominam as rodas de conversas.

As zebras

Gente de OpiniãoEnquanto na disputa ao governo do estado e ao Senado, aparentemente as coisas vão se definindo, no tocante a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados tudo está fervendo com a possibilidade de grandes surpresas com relação ao quadro de favoritos e lideranças mais tradicionais. Aliás, é neste período de duas semanas que antecedem as eleições é que começam a pintar as zebras. Olho vivo.
 

Via Direta

Gente de OpiniãoGente de Opinião*** Três candidatos que disputaram a prefeitura de Porto Velho em 2012 disputam cadeiras a Câmara Federal *** São eles Lindomar Garçon (PMDB), Mariana Carvalho (PSDB) e Fátima Cleide (PT) *** Em defesa da esposa e da irmã candidatas, Ivo Cassol garante que na reta final se elegem as duas *** No entanto, são outros tempos, hoje Ivo é ficha suja e tem sido vaiado nas aparições oficiais.


CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTA SEXTA-FEIRA

Contagem regressiva e discussões acaloradas na capital - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)