Sábado, 4 de outubro de 2014 - 06h50
Grandes contrastes
Vencendo barreiras, passando por vários ciclos econômicos, Porto Velho, que nasceu americana e festejando o 4 de julho, como data da independência, comemorou na quinta feira 100 anos de emancipação diante de baitas desafios para o futuro. O receio de uma nova enchente no inicio do ano, por exemplo, apavora toda orla do Rio Madeira e zona ribeirinha. Penamos com água, esgoto, mobilidade urbana, coleta de lixo, saúde etc.
Somos 500 mil habitantes e 302 mil eleitores, um dos maiores municípios brasileiros em superfície territorial. Em nosso espaço, por exemplo, cabe a região toda de Presidente Prudente, cabe um Oeste do Paraná inteiro, ou boa parte da Zona da Mata mineira. Porto Velho é o quarto município da Amazônia perdendo em população apenas para Manaus, Belém e Ananindeua.
Temos 14 distritos, alguns tão distantes quanto Ji-Paraná, caso de Nova Califórnia, na fronteira com o Acre. Neste universo, temos localidades mais populosas do que pelo menos 10 municípios no estado, caso de Jaci-Paraná.
Temos muitos contrastes. Porto Velho é a cidade da gema rondoniense, como Guajará Mirim, mas com distritos já com maioria de migrantes paranaenses, capixabas, gaúchos, mineiros e catarinenses, como ocorre em União Bandeirantes e Rio Pardo.
Até doidão...
Na contagem regressiva para o pleito de amanhã, muitos boatos sobre operações policiais e de políticos com passado ficha suja, de sanguessuga, de propineiros na cadeia. É uma situação típica na reta final e quem tem rabo cumprido fica apreensivo com a boataria. A campanha foi repleta de casos pitorescos, inclusive de um candidato ao governo meio (?) doido. Mesmo sem registro no TRE o cara até fez campanha!
VEJA A PESQUISA DO IBOPE DESTA DIVULGADA NESETA SEXTA-FEIRA (3)
Horário eleitoral
A despedida do horário eleitoral foi um alívio. Os marqueteiros forjam candidatos, moldam ao gosto dos telespectadores, como marca de sabão. Nos debates também ouve muito marketing: Um Confúcio durão, carrancudo e batendo nos adversários (ele não é assim), Jaqueline Cassol buscando a emoção ao relatar que fora vitima de abuso sexual na infância e Pimenta falando de pobreza e mendicância de sua família nos anos70.
Greve dos bancários
Vamos para o primeiro final de semana em greve dos bancários algo que já esta causando transtornos para todo mundo. As reclamações se multiplicam desde lanchonetes até os taxistas e o dinheiro que já estava circulando pouco ameaça sumir de vez. Com a economia fragilizada a última coisa que poderia acontecer em Porto Velho para enterrar os negócios era esta paralisação.
Eleições 2014
Com um esquema especial de cobertura das eleições, o SGC, coalizão de comunicações formado pelo jornal Diário da Amazônia, Rede TV, Rádios Globo e Alvorada, mais o portal de notícias do SGC entra em campo sob o comando de Lubiana, Solano e Marcelinho. Acompanhe desde cedinho no domingo, voto a voto e todos os desdobramentos.
A dragagem
Prometeram o inicio da dragagem do Rio Madeira para 15 de setembro e até agora eu não vi nadica de nada. Aliás, tem até o ressurgimento da praia do arroto, defronte do porto Cai N’Água. O rio esta todo assoreado, a navegação é prejudicada, e esta situação vai colaborar para uma nova enchente na estação das chuvas que já se aproxima. Coisa de louco!
Via Direta
*** Em ritmo de maratonistas, os candidatos ao governo encerram a campanha com caminhadas e passeatas por todo lado *** Com Confúcio e Expedito, competindo pescoço a pescoço na briga pelas duas vagas ao segundo turno, Jaqueline Cassol e Padre Tom ainda brigam por posições honrosas *** Tempos bicudos e muitas formiguinhas marcando em cima para não serem caloteadas nesta temporada...
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina