Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Corrida contra o tempo


Como o prazo para filiações – ou troca de partidos – para quem deseja disputar cargos eletivos no ano que vem se encerra nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, os dirigentes partidários vão à luta. Os caciques estão diretamente envolvidos na conquista de reforços. Acir Gurgacz do PDT dedicou toda a semana aos contatos com lideranças, Corrida contra o tempo - Gente de Opiniãoo mesmo fazendo Moreira Mendes (PSD) que fará o dia de filiações amanhã, Expedito Junior esta formando chapas competitivas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, Edgar do Boi do PSDC, festeja o fato de ter um candidato próprio ao governo competitivo que é Neodi Carlos – para alavancar o partido.

Também começa a corrida em busca de vices para os governadoraveis. Os nomes mais citados para a empreitada são Mário Portuguê$ (para o PMDB de Confúcio Moura), Mariana Carvalho (para Expedito Júnior) e Aluizio Vidal (PSOL) que já recusou dois convites pelo fato do seu partido não se afinar com os proponentes. Outros possíveis vices também citados são José Bianco (Democratas), caso não seja indicado para disputar o governo do estado, Hermínio Coelho (PSD) que também é citado como possível candidato ao governo.

Do interior são mencionados como vices cobiçados Divino Cardoso (Cacoal), Lucia Tereza (Espigão do Oeste), Ernandes Amorim (Ariquemes), entre outras lideranças partidárias sem mandato eletivo atualmente.

Fogo amigo

Uma das principais causas da derrocada do candidato a prefeito José Augusto do PMDB em Porto Velho nas eleições municipais de 2012 foi o divisionismo no partido e o fogo amigo. As entranhas do PMDB voltam a ferver para 2014 com alguns partidários boicotando o projeto de reeleição de Confúcio e se apegando a possibilidade do lançamento do milionário Mário Portuguê$.

Mário Portuguê$

Como o magnata da Coimbra já esta dando entrevistas como possível candidato, já se sabe que tem sido estimulado para tanto. Ele foi convidado a entrar no PMDB justamente mo momento que o governador aceitou o projeto de reeleição e percorre – animadérrimo –o estado inaugurando e anunciando novas obras da sua administração.

Rompimento

Rompimento político válido foi o que o PSB fez com a presidente Dilma Roussseff: entregou todos os cargos que tinha em todas as esferas. Não é como as rupturas políticas de Rondônia onde pelo menos três possíveis candidatos estão percorrendo Rondônia afora como postulantes ao Palácio Presidente Vargas sem entregar os cargos indicados.

Cuidado, gente!

Que os presidiários do Panda cuidem bem de suas carteiras. Lá estão hospedados dois pilantras da marca maior: os ex-deputados Valter Araujo (do PTB, de Nilton Capixaba) e Marcos Donadon e ambos foram presidentes da ALE. O primeiro estava foragido e o segundo demorou quase duas décadas para ser punido. Como estão com as fichas sujas, já estão escalando parentes para a peleja de 2014.


 

Corrida contra o tempo - Gente de OpiniãoGalvão Modesto

Faleceu em Campo Grande, o ex-senador Reinaldo Galvão Modesto, eleito por Rondônia nas primeiras eleições gerais de 1982, com os colegas Odacir Soares (Porto Velho) e Claudionor Roriz (Ji-Paraná), pelo PDS, partido sucedâneo da Arena. Nos últimos anos, Galvão tinha deixado a política de lado. O trio de senadores governistas foi eleito com apoio do governador Teixeirão, ícone da epopéia Rondônia estado.  


 

As definições

Nestes últimos dias de filiações a grande expectativa no país é se a ex-senadora Marina Silva conseguirá regularizar junto à justiça eleitoral seu partido, o Rede de Sustentabilidade que ainda não conseguiu atingir as exigências relacionadas ao numero de filiações. Não conseguindo seu intento, ela vai precisar de uma outra legenda para disputar a presidência da República.

Mais mistério

Outro mistério é o destino do ex-governador José Serra. Ele não tem mais espaço no PSDB com a ascensão de Aécio Neves e sendo assim, deve procurar outras paragens para entrar na disputa de 2014. O mais provável é que Serra ingresse no PPS de Roberto Freire ou no PSD de Gilberto Kassab.



 

Via Direta

***Ji-Paraná também vivencia troca-troca de partidos visando acomodações para a disputa eleitoral do ano que vem *** Possíveis candidatos a deputado estadual, Ary Saraiva, que era do PSDC e Leudo Buritis do PDT, pularam de barco *** O PTN de Rolim de Moura perdeu o deputado Luiz Cláudio e por aí vai até sexta-feira, ultimo prazo para as mudanças.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)