Quarta-feira, 3 de julho de 2013 - 18h46
As batatas assando
Como resultado das manifestações de ruas, o Congresso Nacional busca uma resposta para a sociedade. No quesito transportes púbico, por exemplo, já são várias propostas tramitando buscando novas soluções.
A necessidade faz o sapo pular, então os parlamentares colocaram as coisas para andar, já que todos têm consciência do que pode acontecer nas eleições do ano que vem caso a voz rouca das ruas não seja atendida. As batatas estão assando.
Entre as propostas vigentes estão alíquota zero das contribuições sociais para o PIS/PASEP e COFINS e também estudos para uma nova planilha de custos para baratear a passagem dos transportes coletivos. O Senado estuda também a criação do Programa Passe Livre Estudantil, garantindo a gratuidade do transporte coletivo para estudantes regularmente matriculados e com freqüência comprovada, desde o ensino fundamental, ao superior.
Também já tramitam outras propostas, como a criação do vale-transporte e a lei de mobilidade na metrópole que estabelece diretrizes para a exceção da política metropolitana da Mobilidade Urbana e do Sistema de Informações e planejamento dos Transportes Metropolitanos.
Uma piada Na apresentação do relatório da CPI do Lixo e dos Transportes, na Câmara de Vereadores de Porto Velho, a vereadora Elis Regina (PC do B) sintetizou tudo. “Corremos o risco de virar motivo de piadas na cidade”. Só para resumir: nada de anormal foi constatado nas investigações dos vereadores e em alguns casos os alvos das denuncias (anteriores) foram até elogiados. |
As projeções
O PT trabalha com duas alternativas para a disputa do governo de Rondônia no ano que vem, depois que foi chutado da gestão da Cooperação pelo governador Confúcio Moura. Tem como opção o lançamento do deputado federal Padre Ton, ou um acordo com o senador Ivo Cassol , que é do PP partido também da base aliada da presidente Dilma Rousseff.
Plano B
Ante as dificuldades do PMDB em convencer o governador Confúcio Moura a assumir logo o projeto de reeleição, o partido liderado pelo senador Valdir Raupp começa a traçar um Plano B. Mas existe relutância no Diretório Estadual de cogitar um outro nome – seria da deputada Marinha – na expectativa de que o governador se decida logo.
Os estragos
A legenda peemedebista vem de uma série de desgastes, que começaram com a Operação Termópilas, com a rapinagem na saúde, passou pelo fracasso nas eleições municipais do ano passado e mais recentemente pela cassação dos deputados Natan e Maço Antônio por corrupção. O PMDB precisa virar o jogo em 2014.
A imobilidade
Diante de protestos contra os governantes e toda classe política os partidos estão parados em julho a espera dos acontecimentos, principalmente da reforma política. É temporada de renovação dos diretórios municipais de algumas legendas, mas as coisas estão sendo chutadas para o mês de agosto.
A fiscalização
A falta de fiscalização na gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho nas empreiteiras que tocaram obras de compensações das hidrelétricas, como postos de saúde e escolas, causou graves prejuízos para a comunidade de Porto Velho. Algumas obras não foram sequer inauguradas e já apresentam rachaduras e goteiras.
Nossos federais
Porto Velho terá uma dura disputa à Câmara dos Deputados no ano que vem. Além de Amir Lando (PMDB), que assume no lugar do casado Natan Donadon, entram nas paradas o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), o ex-deputado estadual Daniel Pereira (PSB), a ex-vereadora Mariana Carvalho (PSDB), entre outros nomes.
Via Direta
*** A invasão do Porto Cristo, na região do Mariana, na Zona Leste, é recordista de rabichos da Ceron ***O adiamento da entrega da Ponte sobre o Rio Madeira travou a especulação imobiliária na BR- 319 *** Vários loteamentos clandestinos estavam surgindo, sem a mínina infra-estrutura.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri