Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

CPI do lixo: 'Corremos o risco de virar motivo de piadas na cidade'


As batatas assando

Como resultado das manifestações de ruas, o Congresso Nacional busca uma resposta para a sociedade. No quesito transportes púbico, por exemplo, já são várias propostas tramitando buscando novas soluções.

A necessidade faz o sapo pular, então os parlamentares colocaram as coisas para andar, já que todos têm consciência do que pode acontecer nas eleições do ano que vem caso a voz rouca das ruas não seja atendida. As batatas estão assando.

Entre as propostas vigentes estão alíquota zero das contribuições sociais para o PIS/PASEP e COFINS e também estudos para uma nova planilha de custos para baratear a passagem dos transportes coletivos. O Senado estuda também a criação do Programa Passe Livre Estudantil, garantindo a gratuidade do transporte coletivo para estudantes regularmente matriculados e com freqüência comprovada, desde o ensino fundamental, ao superior.

Também já tramitam outras propostas, como a criação do vale-transporte e a lei de mobilidade na metrópole que estabelece diretrizes para a exceção da política metropolitana da Mobilidade Urbana e do Sistema de Informações e planejamento dos Transportes Metropolitanos.

 

  

CPI do lixo:  'Corremos o risco de virar motivo de piadas na cidade' - Gente de Opinião

Uma piada

Na apresentação do relatório da CPI do Lixo e dos Transportes, na Câmara de Vereadores de Porto Velho, a vereadora Elis Regina (PC do B) sintetizou tudo.  “Corremos o risco de virar motivo de piadas na cidade”. Só para resumir: nada de anormal foi constatado nas investigações dos vereadores e em alguns casos os alvos das denuncias (anteriores) foram até elogiados. 

 

 

CPI do lixo:  'Corremos o risco de virar motivo de piadas na cidade' - Gente de OpiniãoAs projeções

O PT trabalha com duas alternativas para a disputa do governo de Rondônia no ano que vem, depois que foi chutado da gestão da Cooperação pelo governador Confúcio Moura. Tem como opção o lançamento do deputado federal Padre Ton, ou um acordo com o senador Ivo Cassol , que é do PP partido também da base aliada da presidente Dilma Rousseff.

 

Gente de OpiniãoPlano B

Ante as dificuldades do PMDB em convencer o governador Confúcio Moura a assumir logo o projeto de reeleição, o partido liderado pelo senador Valdir Raupp começa a traçar um Plano B. Mas existe relutância no Diretório Estadual de cogitar um outro nome – seria da deputada Marinha – na expectativa de que o governador se decida logo.

 

Gente de OpiniãoOs estragos

A legenda peemedebista vem de uma série de desgastes, que começaram com a Operação Termópilas, com a rapinagem na saúde, passou pelo fracasso nas eleições municipais do ano passado e mais recentemente pela cassação dos deputados Natan e Maço Antônio por corrupção. O PMDB precisa virar o jogo em 2014.

 

Gente de OpiniãoA imobilidade

Diante de protestos contra os governantes e toda classe política os partidos estão parados em julho a espera dos acontecimentos, principalmente da reforma política. É temporada de renovação dos diretórios municipais de algumas legendas, mas as coisas estão sendo chutadas para o mês de agosto.

 

A fiscalização

A falta de fiscalização na gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho nas empreiteiras que tocaram obras de compensações das hidrelétricas, como postos de saúde e escolas,   causou graves prejuízos para a comunidade de Porto Velho. Algumas obras não foram sequer inauguradas e já apresentam rachaduras e goteiras.

 

Nossos federais

Porto Velho terá uma dura disputa à Câmara dos Deputados no ano que vem. Além de Amir Lando (PMDB), que assume no lugar do casado Natan Donadon, entram nas paradas o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), o ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV), o ex-deputado estadual Daniel Pereira (PSB), a ex-vereadora Mariana Carvalho (PSDB), entre outros nomes.


 

 

Via Direta

*** A invasão do Porto Cristo, na região do Mariana, na Zona Leste, é recordista de rabichos da Ceron ***O adiamento da entrega da Ponte sobre o Rio Madeira travou a especulação imobiliária na BR- 319 *** Vários loteamentos clandestinos estavam surgindo, sem a mínina infra-estrutura.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)