Sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 - 08h01
![]() |
Eleições 2012
O PDT vai entrar na disputa pela prefeitura de Porto Velho para valer e seu provável pré-candidato é o apresentador Dalton Di Franco, ex-vereador e ex-deputado estadual. Com mais de vinte anos de vida pública, Di Franco é ficha limpa e começa a alinhavar alianças para o pleito de outubro.
Corrida a Altamira
Com as obras da Usina de Belo Monte em andamento, aumenta a corrida de operários rondonienses para o município de Altamira, no Pará, cidade próxima ao canteiro de obras da hidrelétrica. Verdadeiras caravanas de trabalhadores procedentes de Rondônia estão chegando àquela região.
As propostas
Preocupado com o ciclo pós-usinas, o presidente regional do PR Miguel de Souza enfatiza a necessidade de priorizar a industrialização como forma de garantir o mesmo ritmo de desenvolvimento em Porto Velho. “È preciso planejar melhor este novo período já que nossa economia poderá se ressentir”, explica.
Projeto político
O ex-prefeito de Porto Velho José Guedes (PDB) esta retomando seu projeto político entrando na disputa por uma cadeira da Câmara de Vereadores, onde iniciou sua carreira nos anos 80. Como se sabe, em 82 ele protagonizou um fato pitoresco na política regional: ele anoiteceu suplente e amanheceu titular da vaga de vereador graças à recontagem de votos.
Os campeões
O Movimento de Combate a Corrupção denominado 1 de Julho vai escolher os campeões de impunidade no Brasil nos últimos anos com a apresentação dos laureados durante o Carnaval no RJ. Infelizmente Rondônia tem grandes chances de se sair bem neste campeonato: Temos dois parlamentares condenados longevos, desde a década de 90: Natan e Marco Antônio.
A natalidade
Enquanto que no Brasil a gravidez na adolescência recuou para sua menor taxa desde 1994, em Porto Velho o que se vê são os estabelecimentos de ensino com centenas de jovens com as barrigas crescendo. Que as esferas municipais e estaduais de educação aproveitem a chamada escolar para uma campanha de conscientização.
Baby Boom
Em 2012 seguirá uma verdadeira explosão de natalidade na capital. Foram mais de 10 mil nascimentos em 2010 e 21 mil registros de bebês em cartórios nos últimos dois anos em Porto Velho. Neste contexto, tem de tudo. Além dos chamados filhos das usinas, já temos também filhos dos haitianos que migraram recentemente para estas bandas. E haja tiquinhos!
A indefinição
No PP, o coração do dirigente Ivo Cassol balança entre três nomes para serem lançados na peleja da prefeitura da capital: Ivan Rocha, Amado Rahaal e José Genaro. Como não se define, acaba queimando os três, já que nos bastidores, se propaga que ele também pode apoiar o ex-governador João Cahula, numa aliança PP/PPS.
![]() |
O recorde de um bilhão de litros de venenos agrícolas foi batido na última safra brasileira, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindage). O uso excessivo destas substâncias químicas está relacionado com o modelo agrícola brasileiro, que se sustenta no latifúndio, na monocultura e na produção altamente mecanizada para a produção em larga escala.
Para sustentar esse padrão, as empresas e os produtores precisam usar muitos agrotóxicos, mas se são eficientes no emprego do insumo, são descuidados com o controle de sua distribuição pelo meio ambiente.
O problema é que uma parte considerável de tantos venenos acaba incorporada aos produtos que saem da terra e depois de transportados e embalados serão adquiridos pelos consumidores nas feiras e supermercados. Ao chegar em nossas mesas, nós próprios nos encarregamos de introduzi-los em nosso organismo.
Um estudo realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detectou no pimentão mais comum, vendido nos supermercados, substâncias tóxicas no patamar de 64% além da quantidade permitida. Na cenoura e na alface, foram encontrados 30% e 19% de agrotóxicos acima do recomendável pelo órgão do governo. Vale lembrar que a quantidade limite de agrotóxicos e produtos proibidos são diferentes para cada cultura, mas é certo afirmar que estamos comento produtos envenenados.
Além da contaminação dos alimentos, os agrotóxicos estão se dispersando no meio ambiente, seja na terra, água e até mesmo o ar. Muitos desses agrotóxicos comercializados no Brasil, inclusive, formam banidos da União Europeia (UE).
Uma operação da Anvisa, que durou aproximadamente dez meses e visitou sete fábricas de agrotóxicos instaladas no Brasil, concluiu que seis delas desrespeitavam as regras sanitárias e tiveram as linhas de produções fechadas temporariamente. Entre as irregularidades encontradas, estão o uso de matéria-prima vencida e adulteração da fórmula.
Para a gerente de normatização da Anvisa, Letícia Silva, as irregularidades encontradas se tornam mais preocupantes, pois esses agentes químicos são comercializados e estão se espalhando pelo meio ambiente.
Via Direta
*** Alguns deputados estaduais do interior estão lançando esposas e irmãs à vereança na capital*** Se colar, colou *** A corrupção anda tão grande que já estão cobrando propinas até na abertura de covas em cemitérios municipais *** Coisa de louco!
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l