Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

David Chiquilito esta se apagando no governo estadual


 David Chiquilito esta se apagando no governo estadual - Gente de Opinião

As mudanças

Sobre as mudanças no seu primeiro escalão – trocou dois secretários e um adjunto – o governador Confúcio Moura explicou que tinha constatado a falta de compatibilidade e de harmonia no seu secretariado. “Um puxava para a direita, outro para esquerda”. Foi uma troca a uma distância prudente: o anuncio foi feito quinta-feira, ainda em Brasília.

 

Dito e feito...

Quando anunciou seu secretariado com titulares de um partido, adjuntos e diretores de departamentos de outras siglas, afirmei com todas as letras nesta coluna: Confúcio esta ateando fogo com gasolina no seu governo. Teve gente que achou que estava exagerando. Mas dito e feito - e em muitas outras pastas ocorre ainda o mesmo comportamento beligerante.

 

Correção de rumos

O importante é a correção de rumos estabelecida no Palácio Presidente Vargas. Era preciso dar um basta e trazer para sua administração peças experientes em áreas vitais e desgastantes como a de saúde. Orlando Ramirez tem perfil para tocar o plano de metas do governador na saúde, começando por retirar os pacientes do chão.

 

Coisa ficou russa

O governo russo acaba de anunciar veto a importação da carne brasileira. Quase a metade do produto consumido daquele país é importado do Brasil – era o nosso maior comprador - e os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso foram os principais atingidos pelo embargo adotado. Ainda não se sabe até que ponto Rondônia será atingida pela retaliação.

David Chiquilito esta se apagando no governo estadual - Gente de Opinião 

Ponte do Abunã

Coube ao senador Jorge Viana (PT-AC) anunciar que até o final do ano a ponte do Abunã, sobre o Rio Madeira, em território rondoniense, será licitada pelo Dnitt. Viana aproveitou para salientar que tem compromissos com o povo da Ponta do Abunã, etc, etc. Nesta, Viana atropelou os políticos rondonienses. Coisa de louco, né?  

 

Sob medida

No âmbito nacional, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, que permite aos políticos troca de partido em um prazo de 30 dias a contar da sua criação formalizada, foi feita sob medida para impulsionar o recém criado PSD, idealizado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

 

Janela aberta

Verdadeira janela aberta ao fisiologismo partidário, à medida adotada pelas instâncias eleitorais vai garantir o troca-troca de partidos sem punição pela infidelidade partidária. Com isso os políticos que queriam ingressar na nova legenda, mas que estavam desconfiados que poderiam entrar numa fria, já estão se coçando. 

 

Corrida sucessória

A peleja pela cadeira do prefeito Roberto Sobrinho já começou. O pré-candidato a prefeito do PP Ivan da Saga, com auxilio do senador Ivo Cassol formulou denuncias a respeito da aquisição de veículos pela prefeitura e cobraram que a coisa seja investigada justamente pelo vereador Cláudio Carvalho, que é o ungido apoiado pelo prefeito. É proposta de briga desde já.
 

 

Do Cotidiano

Parceria de resultados

Gente de Opinião


Os leitores que ainda lembram como os governadores de Rondônia brigavam como cão e gato no passado com os prefeitos de Porto Velho, assistem agora uma relação harmoniosa entre o governador Confúcio Moura e o prefeito Roberto Sobrinho. Quem não recorda das queixas de Tomás Correia com Jerônimo? Raupp asfixiando José Guedes? Ivo Cassol martirizando Carlinhos Camurça e Roberto Sobrinho?

A bem da verdade, os governadores do PMDB, por exemplo, tiveram melhor relacionamento com prefeitos adversários na capital. Tanto Jerônimo Santana na década de 80 como Valdir Raupp na década de 90 foram grandes parceiros de Chiquilito Erse, e juntos tocaram obras importantes.

As questões políticas sempre travaram as boas relações dos governadores eleitos pelo interior com os prefeitos da capital, sempre possíveis rivais e predadores dos detentores do poder no Palácio Presidente Vargas.

O passado mais recente foi repleto de troca de acusações. O então prefeito Carlinhos Camurça – que anos mais tarde se transformaria num aliado de Ivo Cassol – queixava-se barbaridade da falta de apoio do governo do estado. Deve ser verdade, porque o mesmo problema foi constatado pelo sucessor de Camurça, o atual prefeito Roberto Sobrinho. A rivalidade entre os dois foi tanta que ambos chegaram a protagonizar uma ridícula disputa pela paternidade das obras do PAC – de saneamento básico – que acabaram nunca aparecendo.

Por tudo isso é bom constatar que Confúcio Moura esta honrando os fios do bigode com a capital. Da recuperação das estradas vicinais a campanha de limpeza pública e pavimentação, Moura têm se mostrado fiel às promessas de palanque assumidas com a população de Porto Velho, onde obteve uma vitória sensacional no pleito de 2010.

A favor de Confúcio, que no campo de obras começa a deslanchar e que na esfera política vai tocando a coisa como pode numa coalizão de forças tão dispare, se vê também a sua preocupação em recuperar Guajará Mirim, tão abandonada pelas administrações estaduais anteriores. Em cinco meses de gestão, é claro, ainda não dá para sonhar na solução de problemas mais complexos, como os de saúde e segurança, mas em várias áreas, a gestão atual começa a se ajustar.David Chiquilito esta se apagando no governo estadual - Gente de Opinião

  

Via Direta

*** David Chiquilito esta se apagando no governo estadual. É melhor o PC do B cuidar melhor da sua jóia para o pleito de 2012 *** O MEC começa a moralizar a proliferação das faculdades de direito. Onze mil vagas já foram cortadas *** Os comerciantes da capital esperam melhorar o movimento com o Dia dos Namorados.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)