Sábado, 18 de outubro de 2014 - 19h22
A reação catarinense
Nem todo mundo aceita a transferência de presos barra pesada, pelo velho sistema goela abaixo do Ministério da Justiça. Os paranaenses, na semana passada quiseram se livrar daqueles facínoras que pintaram e bordaram na Penitenciária Industrial de Guarapuava, despachando um bando para Santa Catarina e o governo local chiou e não aceitou o presente de grego. Mesmo porque os catarinenses já estão atolados com o crime organizado e Florianópolis está pegando fogo.
Em Rondônia, desde 2000, o Ministério da Justiça transformou Rondônia em penico para as tensões sociais, transferindo a bandidagem de vários estados para PortoVelho. O primeiro resultado desta medida, foi à eclosão da revolta no Complexo Urso Branco em 2002 com vários detentos trucidados. A chacina do Urso Branco esta na história como uma das piores do pais, ao lado daquela do Carandiru (SP) e Pedrinhas (Maranhão).
Quem sabe, a partir da reação dos catarinenses, outros estados que contam com penitenciárias federais ganhem coragem de reagir às imposições de transferências a granel. Da última vez, e a coisa faz poucos dias, lotaram um avião inteiro de presidiários da pior espécie e despacharam para cá. É preciso um basta.
Debate final
Depois do debate realizado pela TV Candelária na úlima quinta-feira a noite, teremos o confroto final enre os candidatos ao governo Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB) na TV Rondônia na próxima sexta-feira. Mesmo com muitos temas repetidos, a peleja da afiliada da Record, já mostrou mais qualidade com relação aos debates anteriores. A expectativa é que o nível melhore ainda mais no embate de sexta.
As pesquisas
Nas pesquisas já divulgadas sobre a eleição em Rondônia, ambas atribuindo vantagem ao governador Confúcio Moura, se vê um governador forte na capital e em pólos regionais importantes, mas o candidato da oposição um osso duro de roer nos pequenos e médios municípios. Neste momento, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru e Ouro Preto vão mantendo a liderança do governador.
Força tucana
Já, a força do candidato tucano esta situado na Região do Café, polarizada por Cacoal,. na Zona a Mata (região de Rolim), Cone Sul rondoniense (polarizado por Vilhena) e municípios importantes do Vale do Jamari, como Machadinho do Oeste e Buritis. Expedito é forte em pequenos municípios também e isto vai assegurando uma margem apertada nas pesquisas.
Bomba relógio
Vocês já imaginaram a bomba-relógio armada para depois das eleições? Temos reajustes de combustíveis represados, de transportes coletivos, de táxis, tarifas de água energia e tantas outras. Não bastasse, o nível de emprego esta caindo com a desaceleração industrial. Temos uma bolha imobiliária já atingindo os grandes centros e as vendas despencando. Olho vivo na economia.
Pedindo penico
Acreditava-se que Ivo cassol teria pedido penico para Expedito Junior depois de um longo e tenebroso inverno separados pelas rivalidades politicas e tribais. Na verdade, conforme fontes fidedignas foi o contrário. Como a necessidade faz o sapo pular, Expedito buscou a reconciliação, pediu perdão pelas trairagens – foi perdoado – e com isto tudo foi zerado. Os Cassol, como se sabe, estão todos na campanha do tucano.
Via Direta
*** Jaqueline Cassol não assumiu oficialmente apoio ao candidato Expedito Junior (PSDB), mas sua estrutura e seus cabos eleitorais já estão na campanha do tucano *** A coordenação de campanha de Confúcio acredita numa boa vitória também no interior onde o candidato tinha perdido no primeiro turno *** Expedito e Confúcio tem feito caminhadas sob um calor de quase 40 graus nos últimos dias. Coisa de louco, prefiro ser inspetor de quarteirão mesmo!
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina