Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014 - 18h01
A resposta nas urnas
A classe política rondoniense esta devendo uma resposta a sociedade. Mesmo tendo um senador – Ivo Cassol já condenado e prestes a cumprir pena – um deputado federal preso –Natan Donadon – e dois ex-deputados estaduais na cadeia, que são Valter Araujo e Marcos Donadon – ambos também ex-presidentes da Assembléia Legislativa do estado, ficou muita coisa para trás.
Nos últimos anos foram várias operações policiais envolvendo o governo estadual, a Assembléia Legislativa, a prefeitura de Porto Velho, além das Câmaras de Vereadores da capital e do interior. As ações mais freqüentes da justiça envolveram deputados estaduais e vereadores, desvendando o envolvimento dos políticos com o estelionato e o tráfico de drogas.
Tanto o parlamento estadual como a Câmara de Vereadores de Porto Velho não atenderam a voz rouca das ruas exigindo as cabeças dos principais envolvidos. Tudo isto será tema da campanha deste ano e com certeza o eleitorado dará sua resposta nas urnas. Do lado dos políticos a expectativa é que a população esqueça até as eleições de outubro o que aconteceu nos últimos anos, mas os formadores de opinião e a imprensa estarão a postos para refrescar a memória de todo mundo.
As emendas
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) esta empenhado em destinar recursos através de emendas parlamentares no Congresso Nacional para aquisição de maquinário, combate as alagações e obras de infra-estrutura na capital. Para 2014 colocou várias delas no orçamento da União e já iniciou o ano cobrando do governo federal celeridade na conclusão das creches inacabadas.
Nosso déficit
O déficit nos presídios rondonienses é de 2.912 vagas. Isto significa dizer que se fossem cumpridos todos os mandados de prisão existentes em Porto Velho e nos principais pólos regionais do estado de uma só vez, o déficit chegaria a mais de 5 mil. Proporcionalmente é um dos maiores do País no sistema carcerário.
Pé de coelho
O comando estadual do PC do B começou a discutir sua política de alianças para as eleições de outubro O partido tem sido bem sucedido nas escolhas funcionando como pé de coelho como aconteceu nas eleições do ex-prefeito Roberto Sobrinho e do governador Confúcio Moura. Pantera e Cia estão escolhendo quem vão apoiar nesta temporada.
Nova leva
Uma nova leva de haitianos e senegaleses esta chegando a Porto Velho depois de um difícil trajeto com passagem pelo Acre, onde existe um centro de refugiados mantido pelo governo. Com o apagão de mão de obra por aqui e com a construção civil ainda aquecida no interior, muitas empresas estão contratando os imigrantes.
Nos bastidores
É interessante que alguns governadoraveis saibam as fofocas rolando a respeito de suas condutas: 1- Sobre o prefeito Alex Testoni, de Ouro Preto, o que se fala nos bastidores é que ele teria trocado apoio ao governo por obras 2 – Que o ex-senador Expedito Junior lançou sua pré-candidatura ao governo para negociar o esquema de vigilância de volta 3 – E que Bianco e os seus democratas também se acertaram. Será? O Frentão estaria dissolvido?
Via Direta
*** Na titularidade da Assembléia Legislativa, o deputado Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) tem atendido os pleitos das lideranças do interior *** Os sete deputados de Porto Velho vão se debater com fortes predadores na peleja da reeleição *** Além de adversários vitaminados, poucos vão conseguir se reeleger tamanho o desgaste da atual legislatura.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri