Sexta-feira, 27 de junho de 2014 - 05h01
Regularizado as terras
Com voto favorável do relator Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto que define as normas para a regularização de área ocupada pelo agricultor familiar, deverá ser votado na próxima terça-feira, dia 1º de julho na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado.
O texto da proposta é de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e contempla posses consolidadas há pelo menos cinco anos onde não existam conflitos pela posse da terra, além de áreas da União, dos estados e dos municípios destinadas a projetos de regularização fundiária rural de interesse social.
Conforme explica o autor, a proposta é destinada exclusivamente para áreas ocupadas por agricultores familiares que tenham renda mensal até cinco salários mínimos e que explorem até quatro módulos fiscais de forma contínua.
Em todo pais existem 5, 5 milhões de propriedades rurais sendo 800 mil delas posses por simples ocupação, conforme levantamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Esse numero, no entanto, pode ser ainda maior, pois metade do território brasileiro ainda não esta cadastrado, sendo desconhecidas as formas de ocupação. Em Rondônia, a proposta relatada pelo senador Acir Gurgacz, vai beneficiar milhares de famílias que já aguardam ansiosamente seus efeitos.
DEM excluído?
Ao anunciar a formação do seu chapão a Câmara dos Deputados com o PDT, PSB, PC do B e o PTB, o PMDB de Valdir Raupp excluiu os Democratas de José Bianco. Com isto, é bem possível que os Democratas procurem sombra na aliança do Frentão, liderada pelo tucano Expedito Junior. Como se sabe, no âmbito nacional, PSDB e Democratas já pulam cirandinha.
Uma volta
Circula nos bastidores que o tucano Expedito Junior deu uma volta no seu desafeto Ivo Cassol, no caso da espionagem política que rolava nos bastidores. Enquanto todo mundo pensava que Neodi estava espionando Expedito para Ivo Cassol, aconteceu o contrário. Já se falava que Neodi voltaria aos braços do ex-chefe, mas na verdade, estava espionando os planos de Cassol para Expedito. Coisa de louco!
PRP preocupado
Ainda na quarta-feira, dia 25, o PRP dos deputados Tucura, Marcelino, Carmem Gon e Boiadeiro estavam preocupados na busca de composições para elaboração da nominata a Assembléia Legislativa. Ninguém queria papo, e a alegação era que ninguém iria fazer escada, ou ser cabo eleitoral de luxo para os parlamentares melhor estruturados para a campanha.
O isolamento
Outra legenda preocupada em acertar nominata de candidatos a Assembléia Legislativa nos últimos dias é o PSDB. Os atuais deputados estaduais Euclides Maciel (Ji-Paraná) e Jean de Oliveira (Porto Velho) caçavam a laço possíveis aliados para reforçar a chapa tucana. Com coeficiente eleitoral de quase 50 mil votos para o partido ou a coligação emplacar cada parlamentar eleito, os tucanos faziam as contas para montar uma lista mais competitiva.
Duas alternativas
O Padre Ton já admitia ontem abrir mão de sua candidatura ao governo do estado, com duas possibilidades: aliança com o PMDB e neste caso ele seria candidato a deputado federal, algo que ele esta balançando ou uma aliança com o PP de Ivo Cassol, com ele saindo ao Senado e Jaqueline ao governo. Como se vê, muita coisa vai se definir só nas convenções deste final de semana.
Via Direta
*** O prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires esteve durante a semana em Porto Velho carreando recursos através de emendas parlamentares e percorrendo as secretarias estaduais *** O governadoravel Expedito Junior cumpre agenda no Vale do Jamari nos últimos dias e na segunda-feira nos concederá entrevista exclusiva na redação do Diário *** A convenção dos Democratas mudou de endereço e será realizada segunda-feira no plenário da Assembléia Legislativa.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina