Terça-feira, 13 de janeiro de 2015 - 06h07
Expectativas para 2015
Nasce um novo sol a cada dia, já falava o filósofo grego Heráclito há mais de 2 mil anos. Gosto da frase. Procuro como significado disto, a esperança de dias melhores e é o que eu acredito para Porto Velho, envolto numa enrascada enorme, depois de ter sido saqueada pelos homens de confiança do prefeito petista Roberto Sobrinho, de ter sido vitima do maior desastre natural do século em sua história, de uma marcante bolha imobiliária e padecer com a saúde, a segurança pública, falta de água e esgoto, etc.
O que motivam melhores expectativas é que o município hoje já detém o maior rebanho de gado bovino do estado, a expansão da piscicultura se múltipla, entramos na era da soja e com a força do agronegócio resulta – ao lado da extração da madeira em alguns distritos – uma significativa porção do PIB local.
Embora pouco possa ser esperado de recursos da União para o projeto de recuperação de Porto Velho, a cidade renasce das cinzas, como fênix, com o pouco que foi feito.
Não é a infra-estrutura desejada, mas a capital já começa a se mover. Avançou alguma coisa em drenagem e deve abrir o ano com uma baita operação conjunta das esferas municipais e estaduais de limpeza e encascalhamento.
Na Assembléia
Na Assembléia Legislativa o clima é de eleição. Dois grupos estão formados para a disputa da mesa diretora dia 1º de fevereiro e o processo se afunilando. Nenhuma chapa formada é definitiva, tem espaço para mudanças de acordo com as composições. Maurão de Carvalho segue alinhado com presidente Hermínio Coelho e isto pode complicar as negociações com a base governista.
Caso das emendas
Já se sabe que o caso das emendas parlamentares da Assembléia Legislativa poderá influenciar na eleição da mesa diretora. Imaginem se as autoridades divulgarem a lista dos nomes envolvidos e alguns deles estiverem relacionados na peleja dos cargos? O assunto tem sido muito comentado nos bastidores e sabe-se que tem pelo menos dois nesta situação.
No governo
No governo estadual, com as férias do governador Confúcio Moura, o vice Daniel Pereira vai dando conta do recado. O mandatário máximo retorna no final de semana já com as atenções voltadas na eleição de um aliado na presidência da Assembléia Legislativa. O certo é que se Maurão não se afastar de Hermínio terá o apoio negado da base governista.
Na Câmara Federal
Na esfera federal o bicho esta pegando na eleição da nova mesa da Câmara dos Deputados. São três nomes envolvidos na disputa do Parlamento: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Julio Delgado (PSB-MG). A presidente Dilma deverá abençoar Chinaglia, mas o PMDB – que também é da base de sustentação do governo - esta firme como o veterano Cunha.
Carnê de PTU
Desde ontem a prefeitura de Porto Velho distribui os carnês de IPTU e conforme a secretaria da Fazenda sem reajuste. Sendo verdade, o prefeito Nazif é um dos únicos alcaides das capitais a não aumentar o IPTU e tarifa de transportes coletivos em 2015. A maioria das municipalidades já sapecou novos valores pelo Brasil afora. Teme-se a inadimplência, os tempos estão bicudos.
Via Direta
*** A Banda do Vai Quem quer já está em campo para arrecadar fundos para o grande desfile de rua do carnaval 2015 ***As camisetas estão à venda a razão de R$ 40,00 *** Eleições 2016: o professor Aluízio Vidal pode deixar o PSOL e disputar a prefeitura da capital por uma nova legenda *** Nos bastidores se comenta que ele recebeu convite da Rede, de Marina Silva.
.
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza