Quinta-feira, 3 de janeiro de 2013 - 18h01
As festividades
O governador Confúcio Moura preside amanhã as comemorações alusivas ao 31º aniversário de instalação do estado, que por sinal vive mais uma das suas intermináveis crises entre os poderes Executivo e Legislativo. O ano promete mais uma vez um relacionamento dos poderes entre tapas e beijos.
Pontos de desgaste Já eram esperados os primeiros pontos de desgaste da administração Nazif: 1 – As alagações 2- Composição com os petistas (atualmente considerados bodes de bicheira na capital) 3 –A chiadeira de quem ficou de fora do governo municipal. E ainda tem o aumento do IPTU e o polêmico aumento do reajuste da tarifa dos coletivos pela frente. As prioridades Reafirmada a intenção no combate as alagações, o prefeito Nazif explicou que cada secretaria terá a sua própria prioridade e com metas a serem cumpridas durante o seu mandato. Ontem, o alcaide percorreu os bairros alagados e prometeu comprar mais equipamentos para solucionar o problema. |
A cirandinha
O PTB, que era da base aliada do ex-governador e atual governador Ivo Cassol, agora esta pulando cirandinha com o governador Confúcio Moura. O governo tem o deputado estadual Kaká Mendonça como líder na Assembléia Legislativa e Nilton Capixaba como fiel aliado em Brasília.
Os barrados
Muitos foram os barrados no baile na nova administração municipal e quem ficou de fora não gostou nem um pouquinho do “esquecimento”. O presidente do diretório estadual do PSDC, Edgar do Boi, por exemplo, esperava a Secretaria da Agricultura. Tem mais gente chiando.
As estratégias
Os prefeitos assumiram com estratégias diferentes em Rondônia. Jesualdo Pires, de Ji-Paraná, como exemplo, fez o certo, montou seu secretariado com boa antecedência. Outros deixaram a coisa para ultima hora. César Cassol, em Rolim começou com mutirão. Mauro Nazif, na capital, com comissões de avaliação.
Uma surpresa
Em Ouro Preto do Oeste, o prefeito que mereceu a melhor avaliação na temporada passada Alex Testoni (PSD), cotado para disputar o Senado ou o governo do estado, anunciou que vai deixar a carreira política e se dedicar mais ao convívio familiar. Não se sabe se é a coisa é prá valer, ou algum marketing para 2014.
PMDB vibra
Os peemedebistas rondonienses estão vibrando de Porto Velho a Cabixi, por terem se livrado do PT. Para eles, os petistas vão se aliar administração municipal de Mauro Nazif e vão funcionar como um pé de coelho às avessas. Intriga, né? Não se viu nenhum petista nomeado.
Em forma
Depois de passar várias horas na mesa de operação no final de 2012, o ex-deputado federal Isaac Newton Pessoa já está em forma e iniciando seu livro de memórias. Vai dedicar um bom espaço ao período de 1978 a 1982 quando representou Rondônia na Câmara Federal e participou do movimento Rondônia estado.
Recentemente correu mundo a notícia de que pesquisadores ingleses descobriram na Antártida uma espécie que jamais se imaginou que pudesse existir: os caranguejos yeti. No entanto, a descoberta de novas espécies não chega a ser uma notícia tão rara, já que no Brasil as descrições oficiais de elementos desconhecidos no mundo animal ocorrem a todo instante.
São tantas as descobertas que até para elas se estabeleceu um ranking mundial. Trata-se do “Top 10 Novas Espécies”, da Universidade do Estado do Arizona (ASU), dos Estados Unidos. Na edição mais recente, figuram nessa relação das “dez mais” uma aranha-caranguejeira descoberta no Brasil e uma água-viva do Caribe, descrita com a participação de cientistas brasileiros.
A relação “Top 10” é produzida anualmente pelo Instituto Internacional de Exploração das Espécies da ASU. Elege dez espécies consideradas as mais belas ou curiosas descritas no mundo no período anterior. A divulgação da lista de 2011 foi feita em maio e seus destaques passaram a figurar nas reportagens sobre o reino animal desde então.
Na lista, embora tenha ficado apenas na décima posição nesse concorrido ranking de novidades, a imprensa demonstrou um interesse especial pela tarântula Pterinopelma sazimai, descrita por cientistas do Instituto Butantan, do Brasil.
O nome dado à tarântula foi uma homenagem ao cientista que coletou um exemplar do animal pela primeira vez, o zoólogo Ivan Sazima, professor aposentado da Unicamp. De acordo com Sazima, a aranha encontrada era uma fêmea, que não foi identificada na época pois a sistemática desse grupo é feita com base na morfologia dos machos.
“Lembro que encontrei essa aranha na Serra do Cipó, em Minas Gerais, sob uma pedra em campos rupestres característicos da Chapada do Espinhaço, emdezembro de 1971. Depois de terminar os trabalhos de campo, levei a aranha viva para Sylvia Lucas, pesquisadora do Butantan”, disse.
De acordo com Sazima, apesar da dificuldade por se tratar de uma fêmea, Lucas percebeu que se tratava de uma espécie não descrita. A aranha foi mantida viva por mais de dez anos no Instituto Butantan, mas morreu durante uma de suas trocas periódicas do exoesqueleto.
Via Direta
*** Com o PT desocupando seus cargos no governo estadual, a redistribuição será imediata *** O PMDB ficará com a fatia do leão *** O PTB e os tucanos também terão seu espaço, já que entraram na base aliada.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri