Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena


  

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de OpiniãoA ressurreição

 Numa só tacada, ao adiar a validade do projeto ficha limpa para 2012, o STF garantiu a ressurreição do clã político dos Donadons. Natan será mantido na Câmara Federal e Marco Antônio, volta a   Assembléia Legislativa. Com tudo isso, o poderoso Melki Donadon já fica com as asas crescidas para as eleições a prefeitura de Vilhena.

 
 

Creches do PAC 2

A presidenta Dilma Roussef anunciou a construção de mais 718 creches através do PAC 2. Em Rondônia serão beneficiados os municípios de Porto Velho em Ariquemes, Cacoal e governador Jorge Teixeira com uma unidade cada. A capital terá seis. Embora pólos regionais importantes Vilhena e Ji-Paraná ficaram fora.

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de Opinião

Pulando cirandinha

Os deputados cassolistas Lebrão (PMN), Glaucioni Nery (PSDC), Luizinho Goebel (PV) e Valdenivo Tucura (PRP) já estão pulando cirandinha com o governador Confúcio Moura e já recebem tratamento como se fossem da base aliada da gestão “Nova Rondônia”. Os parlamentares dependem  muito da liberação de emendas para a sobrevivência política.

 

Peixes graúdos

A briga por cargos federais em Rondônia, pelos partidos da base aliada da presidente Dilma – desde PT, PMDB e PDT até o PP de Ivo Cassol e PR de Miguel de Souza - está tão renhida que nem os peixes graúdos como a ex-senadora Fátima Cleide, o ex-ministro Amir Lando e o ex-deputado federal Miguel de Souza ainda não conseguiram suas nomeações.

 

As alagações

Com recursos das usinas, a prefeitura de Porto Velho está trabalhando forte no combate as alagações nos pontos considerados críticos. Os esforços da municipalidade, com ações de macrodrenagem nos vários canais que cortam a cidade, visam reduzir drasticamente o escoamento das águas pluviais e o drama dos portovelhenses durante os rigorosos invernos amazônicos.

 

 

 

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de OpiniãoSessão especial

 O PMDB que festejou 45 anos de existência na última quinta feira será alvo de homenagem em sessão especial no Senado Federal dia 5 de abril. O maior partido do Brasil, que abriu uma forte campanha de filiações em todo o país também projeta o lançamento de candidatura própria à presidência da República em 2014.

 

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de OpiniãoEncontros regionais

 O PT sai na frente em Rondônia e abre, a partir de hoje, em Ariquemes, encontros regionais para discutir as reformas política e eleitoral. O encontro, que será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, vai acabar tratando também das eleições municipais, embora o assunto não esteja na pauta. Ocorre que o tema já esta fervilhando nos bastidores.

 
 

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de OpiniãoBem na foto

 No ranking dos 10 parlamentares mais ricos do Brasil, o ex-governador, atual senador Ivo Cassol (VÍDEO AQUI) figura na 9ª posição. O deputado federal e usineiro alagoano João Lira tem a ponta, e o senador Eduardo Braga (AM), ficou na décima posição, logo atrás do representante rondoniense. O célebre Paulo Maluf também ficou bem “ranqueado”, mas já em posição intermediária...

 

 

 

Do Cotidiano

As boas alternativas

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de OpiniãoA busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,

No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.

O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.

Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.

 Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.

Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
 

 

Donadon com asas crescidas para as eleições em Vilhena - Gente de OpiniãoVia Direta

*** Ao meio de polêmicas pelo adiamento da validade do projeto ficha limpa ainda existem incertezas para quem pretende assumir *** A coisa vai se enrolando e promete ainda novos capítulos. Haja paciência *** As chuvas acabaram de vez com as estradas vicinais na região de Nova Londrina/Alvorada etc. Coisa de louco! 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)