Sábado, 26 de março de 2011 - 08h40
A ressurreição
Numa só tacada, ao adiar a validade do projeto ficha limpa para 2012, o STF garantiu a ressurreição do clã político dos Donadons. Natan será mantido na Câmara Federal e Marco Antônio, volta a Assembléia Legislativa. Com tudo isso, o poderoso Melki Donadon já fica com as asas crescidas para as eleições a prefeitura de Vilhena.
Creches do PAC 2
A presidenta Dilma Roussef anunciou a construção de mais 718 creches através do PAC 2. Em Rondônia serão beneficiados os municípios de Porto Velho em Ariquemes, Cacoal e governador Jorge Teixeira com uma unidade cada. A capital terá seis. Embora pólos regionais importantes Vilhena e Ji-Paraná ficaram fora.
Pulando cirandinha
Os deputados cassolistas Lebrão (PMN), Glaucioni Nery (PSDC), Luizinho Goebel (PV) e Valdenivo Tucura (PRP) já estão pulando cirandinha com o governador Confúcio Moura e já recebem tratamento como se fossem da base aliada da gestão “Nova Rondônia”. Os parlamentares dependem muito da liberação de emendas para a sobrevivência política.
Peixes graúdos
A briga por cargos federais em Rondônia, pelos partidos da base aliada da presidente Dilma – desde PT, PMDB e PDT até o PP de Ivo Cassol e PR de Miguel de Souza - está tão renhida que nem os peixes graúdos como a ex-senadora Fátima Cleide, o ex-ministro Amir Lando e o ex-deputado federal Miguel de Souza ainda não conseguiram suas nomeações.
As alagações
Com recursos das usinas, a prefeitura de Porto Velho está trabalhando forte no combate as alagações nos pontos considerados críticos. Os esforços da municipalidade, com ações de macrodrenagem nos vários canais que cortam a cidade, visam reduzir drasticamente o escoamento das águas pluviais e o drama dos portovelhenses durante os rigorosos invernos amazônicos.
Sessão especial
O PMDB que festejou 45 anos de existência na última quinta feira será alvo de homenagem em sessão especial no Senado Federal dia 5 de abril. O maior partido do Brasil, que abriu uma forte campanha de filiações em todo o país também projeta o lançamento de candidatura própria à presidência da República em 2014.
Encontros regionais
O PT sai na frente em Rondônia e abre, a partir de hoje, em Ariquemes, encontros regionais para discutir as reformas política e eleitoral. O encontro, que será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, vai acabar tratando também das eleições municipais, embora o assunto não esteja na pauta. Ocorre que o tema já esta fervilhando nos bastidores.
Bem na foto
No ranking dos 10 parlamentares mais ricos do Brasil, o ex-governador, atual senador Ivo Cassol (VÍDEO AQUI) figura na 9ª posição. O deputado federal e usineiro alagoano João Lira tem a ponta, e o senador Eduardo Braga (AM), ficou na décima posição, logo atrás do representante rondoniense. O célebre Paulo Maluf também ficou bem “ranqueado”, mas já em posição intermediária...
A busca pela energia limpa é tão desafiadora quanto o objetivo de obter mais energia com menor custo. A mera lembrança de que o sol e os ventos possuem energia abundante e gratuita levou milhares de pesquisadores a tentar cumprir a profecia de Thomas Edison, o inventor da lâmpada: “Não apenas a força atômica será liberada, como também algum dia utilizaremos a subida e descida das marés e aprisionaremos os raios de sol”,
No Brasil e em vários pontos do mundo, o emprego das energias eólica e solar já se expande, por meio dos mais diversos processos, mas custos ainda elevados frente à energia elétrica, mais barata embora as instalações para obtê-la custe muito no tocante a instalações, como se vê no caso da polêmica de Belo Monte.
O Ceará, com seu sol brilhante e ventos constantes, não poderia ficar afastado dessa corrida mundial em busca da energia limpa e barata. É nesse Nordeste de tantos contrastes mas também muitas promessas onde batalha o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar.
Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste. Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.
Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo.
Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo.
Via Direta
*** Ao meio de polêmicas pelo adiamento da validade do projeto ficha limpa ainda existem incertezas para quem pretende assumir *** A coisa vai se enrolando e promete ainda novos capítulos. Haja paciência *** As chuvas acabaram de vez com as estradas vicinais na região de Nova Londrina/Alvorada etc. Coisa de louco!