Sábado, 17 de agosto de 2013 - 18h01
É muito desmoralizante
É realmente curioso e desmoralizante para o Congresso Nacional ter um deputado federal preso, como é o caso de Natan Donadon (PMDB-RO) e em pleno exercício do mandato, já que a burocracia existente para afastá-lo é enorme lhe é garantindo uma série de recursos e dispositivos de defesa para prolongar sua condição de parlamentar, mesmo cumprindo pena sob regime fechado.
Por esta situação, que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ironizou o caso, na última sexta-feira, asseverando que é inadmissível uma situação destas. Citou o caso da necessidade do parlamentar se ver obrigado a negociar com o carcereiro a cada saída e a volta para o xadrez para legislar.
Temos uma situação inusitada no Congresso Nacional que nosso Parlamento não tem tido competência para lidar. Como tem muito deputado e senador na alça da mira da justiça, os congressistas tendem a dificultar a cassação de quem quer que seja, já que a porteira esta abrindo e temos um monte de mensaleiros-figurões recebendo suas condenações nestes dias. Enfim, a Casa de Leis, pelo que se vê não se incomoda em ser desmoralizada. Mesmo porque já não tem muito a perder em termos da moral e os bons costumes.
Caso de Rondônia
Mas não temos desmoralização parlamentar apenas em Brasília, por causa de deputado preso e seguindo em pleno mandato. Em Rondônia, a situação é mais pitoresca ainda: o deputado estadual Marcos Antonio Donadon esta preso há quase dois meses e ainda não foi cassado. Mesmo assim, o Poder Legislativo estadual deu posse a Edvaldo Soares e aumentou de 24 para 25 o numero de deputados.
Uma resposta
Sobre os calorosos debates entre os deputados sobre a necessidade de agilizar os trabalhos da Comissão Processante da Assembléia Legislativa para analisar os casos dos parlamentares envolvidos na Operação Apocalipse, o 1º secretário Eurípedes Lebrão lembrou que qualquer um pode agilizar a coisa formalizando representação, provocando o organismo da Casa para tanto.
Mãos a obra!
Ocorre que nenhum deputado esta disposto a assumir a relatoria da Comissão Processante e aquele que fizer a representação será o indicado para o cargo. Lebrão sugeriu que o reclamão Adelino Follador (Democratas) providenciasse a representação já na segunda-feira. Será que Follador aceitará o desafio?
Nova Joinvile?
Ao se deparar na sexta-feira com centenas de bicicletas e motos estacionadas no canteiro de obras de casas populares em Porto Velho, a ministra Ideli Salvati se espantou e comparou à capital rondoniense com a cidade catarinense de Joinville, base eleitoral da ministra, conhecida pelo recorde de operários ciclistas no País. Ministra, em toda cidade operária é assim, viu? Existem centenas delas no país...
Pé de guerra
Existe um clima de pé de guerra entre clientes e as empreiteiras da construção civil em Porto Velho. De um lado, a reclamação pelo atraso na entrega de apartamentos – alguns casos já atingem há quase dois anos – de outro é que muitas construtoras já estão dando descontos de até R$ 80 mil com relação aos preços praticados na venda de apartamentos no auge da construção das usinas. Muitos compradores acabaram levando prejuízo com tanta desvalorização.
Uma punição
Deveria existir uma punição exemplar para as empresas dos pilantras que praticam engodos desta natureza e o próprio sindicato da construção civil deveria se posicionar com transparência a respeito, desde que não haja um cipoal de rabos amarrados. Já tivemos escândalos por aqui desde prédio rachando, como foi o caso do edifício Aquário a prazos de entregas descumpridos, na maior cara de pau.
Rede encrencada
Em fase de implantação a sigla denominada Rede de Sustentabilidade esta encrencada com o prazo exíguo – até outubro – para validar 1 milhão de fichas de filiações exigidas para sua criação. O partido da ex-senadora Marina Silva, que pontua bem nas pesquisas presidenciais, tem apenas 615 mil fichas enviadas a justiça eleitoral e 250 mil certificadas.
Via Direta
*** Em visita a Rondônia a ministra Ideli Salvati garantiu que nenhuma cidade ficará sem médico no País no governo Dilma *** É mais difícil de acreditar nisto que a promessa do prefeito Nazif que a capital terá 100 por cento de iluminação pública até o final do ano *** Como os políticos gostam de sapecar, né? Lembram da promessa de 100 por cento de água e esgoto?
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri