Segunda-feira, 12 de agosto de 2013 - 18h02
Mais 410 municípios
Com a decisão do Congresso Nacional devolver as prerrogativas das Assembléias Legislativas de legislar sobre a criação de novos municípios no País, o Brasil vai atingir mais de 6 mil municipalidades até o ano que vem. Em 26 estados repousam 410 projetos concedendo autonomia a distritos, alguns com todas as condições de receber o benefício, outros não atendendo as exigências mínimas determinadas.
No caso especifico de Rondônia, que tem dois projetos tramitando há mais de duas décadas, como Extrema (em Porto Velho) e Tarilândia (em Jaru), poucas localidades reuniriam as condições para a autonomia, falando-se em termos de população e economia. Mas tem casos especiais como de Jacy-Paraná, que impulsionado pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau já passou dos 20 mil habitantes e terá um distrito forte, que é União Bandeirantes, uma nova fronteira agrícola na região.
Embora com municípios impulsionados pela soja como Vilhena, Cerejeiras e Chupinguaia, o Cone Sul não contaria com um novo município, como também as regiões do café, central e na bacia leiteira, talvez Rondominas. Rondônia se espicha pelo Vale do Jamari – regiões de Machadinho e Buritis – e avança na Ponta do Abunã e na franja dos parques nacionais de Nova Mamoré e Guajará. Nestas regiões têm pipocado novas localidades.
O figurão
A possível participação de um figurão no caso do estupro e assassinato da jovem Naiara tem mobilizado a opinião pública a clamar por justiça. Os familiares do primeiro envolvido preso garantem que a coisa ocorreu com a participação de uma personalidade oculta que assediava a jovem já algum tempo. Recusado, movido pela vingança teria encomendado um susto na jovem e a coisa acabou degringolando.
Muitos abutres
Do interior temos a informação de mais vereadores presos – mais precisamente de Pimenta Bueno – comprovando que é a categoria onde mais tem criado corruptos nos últimos anos. Em Porto Velho temos três presos e outros dois investigados. Em todo o estado, boa parte dos edis se dedicam a extorquir prefeitos, alugar sucatas na marra para as prefeituras, etc..
As investigações
Passou da hora do MP, Policia Federal, enfim as autoridades em geral investigarem as relações promiscuas dos prefeitos com vereadores no estado. Os abusos se seguem, existem casos até de pãozinho superfaturado para merenda escolar. Não é mais possível tolerar esta situação. Em Porto Velho, na gestão passada, os edis não fiscalizaram e deu no que deu.
Reforma política
Seja no Congresso Nacional, ou com o Movimento Nacional de Combate a Corrupção, que iniciou trabalhos de coleta de 1,6 milhão de assinaturas para um projeto de iniciativa popular, a discussão da reforma política esta nas ruas. Existe uma grande rejeição contra as empresas que financiam os políticos e que depois ajudam a saquear o erário público.
Rondônia a limpo
Quando se fala em passar Rondônia a limpo, não se trata só de cobrar moralidade das prefeituras, câmaras Municipais, Assembléias Legislativas. O governo do estado já foi alvo de duas grandes operações policiais – Termópilas e Apocalipse – e alguns personagens do crime organizado ainda não foram demitidos. Que rabos amarrados estaria segurando Garçon, Ricardo Sá e cia?
Uma resposta
A semana promete muitas discussões em torno da Operação Apocalipse, tanto na Assembléia Legislativa como na Câmara dos Vereadores. Os boatos de uma nova onda de prisões esta deixando assessores de figuras expressivas do cabelos em pé. E tem ainda o escândalo das diárias, com abusos e rapinagens cometidas por quem rotava moralidade.
Mais escândalo
A revista Época do final de semana revela mais um escândalo do PMDB, desta vez o desvio de recursos da Petrobrás para a campanha do partido e da presidente Dilma Roussef. Ainda no sábado, através de nota oficial, o presidente nacional o partido, senador Valdir Raupp negou a participação da legenda em mais esta maracutaia. É coisa de louco!
Via Direta
*** A soja avança no estado e já se espraia pela região da 429 despontando como mais uma forte atividade econômica do estado *** Na capital, mesmo com a construção civil forte, o comércio tem recuado nos últimos dois anos *** E o processo de cassação de Natan Donadon, preso na Papuda, começa a andar no Congresso. Finalmente...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis