Terça-feira, 5 de junho de 2012 - 05h27
A campanha 2012 em Porto Velho, como se vê, tem sido marcada pelas reviravoltas. No final de semana, tivemos mais uma com o lançamento da pré-candidatura do presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) a prefeitura. É mais uma postulação de ponteira.
E o Frentão?
A pergunta que se faz nos meios políticos é como fica o Frentão, agora com três pré-candidatos no trecho? De um lado Lindomar Garçon do PV, que já estaria acertado como vice de José Augusto (PMDB), de outro, Mariana Carvalho (PSDB) que já pontua bem nas pesquisas, e agora, Hermínio Coelho.
Com esse fator novo – o lançamento de Hermínio – o resultado das pesquisas encerradas na última sexta-feira já perdeu a validade, mesmo porque um outro candidato – que já começa a pontuar - Dalton di Franco também não estava nas sondagens encomendadas pelos partidos.
Cheiro de surpresas
Com tantas alterações no quadro sucessório em Porto Velho, existe gente apostando que teremos ainda mais surpresas pelo meio do caminho até o final das convenções. Afinal, caciques como Ivo Cassol e José Bianco ainda não abriram o jogo e nem acertaram alianças com outras legendas.
Primeira vitória
O prefeito Roberto Sobrinho já obteve sua primeira vitória na peleja do comando petista para as próximas temporadas, emplacando Cláudio Carvalho na vice-presidência da sigla. Ele mira a presidência da legenda a partir de 2013, quando estará fora da prefeitura da capital.
![]() |
A licitação
É mais raposas no galinheiro. A União prepara para o próximo dia 26 de julho a licitação das concessões para o manejo de 200 mil hectares nas florestas naturais de Jacundá, em Rondônia e de Sarará- Taquera, no Pará. Se o Brasil tem sido incompetente para fiscalizar os parques nacionais e reservas biológicas, imaginem....
Mapa da Violência
Levantamento do Mapa da Violência, divulgado no final de semana, em todo país, colocou Rondônia no topo de óbitos no trânsito. São 38,9 vitimas para cada 100 mil habitantes. Na seqüência, vem em segundo lugar, o estado de Tocantins e em terceiro, o vizinho Mato Grosso.
Eleições 2012
O pastorAluizio Vidal (PSOL) viaja nesta terça e retorna ao trecho de campanha na semana que vem. Ele já abriu contatos para ouvir dos convencionais opiniões para seu plano de governo, pois como se sabe, por orientação do Diretório Nacional a legenda terá candidatura própria em Porto Velho.
A inspiração
O comunicador Dalton di Franco lembrou que o PDT tem tradição de eleger bons prefeitos em Porto Velho, lembrando, sobretudo do saudoso Chiquilito Erse, que foi deputado federal e prefeito em duas oportunidades, “Foi uma administração séria, criativa e muito produtiva”, lembra.
Xanadu era a capital de verão da dinastia chinesa Kublai Khan. Localizada no que hoje é o interior da Mongólia, algumas centenas de quilômetros ao Norte de Pequim, Xanadu foi visitada pelo explorador veneziano Marco Polo em 1275 e desde então se tornou o lendário símbolo do progresso e da riqueza, como narram os versos do poeta Samuel Taylor Coleridge, um dos fundadores do romantismo na Inglaterra.
Hoje, o Brasil também tem sua Xanadu: não é nenhuma capital de dinastia nem palácio repleto de riquezas, mas produz estas últimas por meio de alta tecnologia – a agricultura de precisão. A fazenda Xanadu está localizada no Município de Irati, no Sul do Paraná, e sintetiza o quadro de contrastes em que o Brasil atraso se confronta dramaticamente com o Brasil novo, a caminho do Primeiro Mundo.
Nas regiões mais pobres do País, em pleno terceiro milênio, há pessoas desocupadas ansiosas por um emprego que não conseguem e, na outra ponta, há empregos de boa remuneração vagos porque não podem ser preenchidos por pessoas desqualificadas profissionalmente e com baixa escolaridade. É o que acontece na Xanadu brasileira.
Os irmãos William Paulo e Vilmar José Kasprzak deram início em sua fazenda ao cultivo de precisão há 14 anos. Na época, o sistema era escassamente conhecido no Brasil, o que faz dos irmãos Kasprzak pioneiros nesse campo do desenvolvimento agrícola. O sistema tem a função de reduzir custos e ganhar produtividade, mas ao se instalar na pobre região do Sul paranaense, em que há cidades apresentando índices de desenvolvimento humano similares aos do interior do Nordeste, a experiência esbarra em um problema fundamental: a escassez de mão-de-obra.
Como não se trata de força braçal, que seria facilmente encontrável no Paraná e naquela região, mas de trabalhadores especializados, com conhecimentos técnicos para operar equipamentos de alta tecnologia, a falta de mão-de-obra é um desafio constante para sua atividade.
“Trouxemos o modelo dos Estados Unidos, quando ainda nem se falava em agricultura de precisão aqui no Brasil... Foi o primeiro (projeto deste tipo) no centro-sul do Paraná”, contou Paulo Kasprzak, durante visita da expedição técnica Rally da Safra, acompanhada pela agência noticiosa Reuters.
Via Direta
*** Os prefeitos rondoniense se preparam pra nova marcha á Brasília *** A nova mesa diretora da Assembléia Legislativa esta em lua de mel com os servidores. A dupla Coelho e lebrão se deu bem *** Já são 3 pré-candidatos disputando o marqueteiro Antônio Augusto na temporada.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l