Segunda-feira, 20 de maio de 2013 - 20h04
Leite e endividamento
Dois temas relevantes para a economia rondoniense entram em discussão no Congresso Nacional, a partir de quarta-feira em Brasília e por isto merecem toda nossa atenção. Trata-se dos problemas afetos a produção nacional de leite e o endividamento do setor agropecuário brasileiro.
Como se sabe, Rondônia tem quase 100 mil pequenos e médios produtores e a cadeia de leite responde por significativa parcela da economia estadual. Boa parte desta produção já abastece os mercados dos grandes centros, como Rio e São Paulo. Na pecuária, o estado ultrapassou as 12 milhões de cabeças e a carne e seus derivados, como se sabe, é um dos componentes mais importantes do nosso PIB.
Pela importância dos assuntos, pede-se toda atenção da bancada federal rondoniense no acompanhamento destas discussões. A classe produtora tem cobrado soluções para seus problemas e a expectativa é que o Congresso Nacional proporcione uma resposta positiva aos reclamos regionais e nacionais.
Eleições 2014
Com a eleição do senador Aécio Neves a presidência nacional do PSDB no final de semana, os tucanos deram a largada para 2014. Mais a frente, a ex-verdinha Marina Silva – do Rede de Sustentabilidade - e o atual governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) deverão se manifestar.
Em Rondônia
Já, quanto ao quadro sucessório rondoniense, além do governador Confúcio ter dado sua largada a reeleição com seu pacote de bondades lançado no final de semana, na oposição só existem especulações. O quadro depende muito da justiça eleitoral, tendo em vista que nomes como Ivo Cassol e Expedito Júnior continuam enrascados.
Asilado
Em confronto com o presidente Evo Morales, o senador boliviano Roger Pinto Molina esta asilado na embaixada brasileira no vizinho País. Um pedido de habeas corpus extraterritorial foi protocolado ainda na semana passada e deverá ser julgado pela justiça brasileira no próximo dia 29, pedindo liberdade de expressão, assistência médica, etc.
As previsões
No final de 2012, o deputado Hermínio Coelho, presidente da ALE, previu um ano de 2013 negro, de colapso para Rondônia. Estamos chegando à metade do ano e, tudo indica que o estado acabará escapando de um quadro tão pessimista. E o governador Confúcio já fala até em se consagrar como um novo JK.
A comparação
Do lado do governador Confúcio constato exagero na comparação com JK. A saúde ainda é um caos e a segurança pública esta em colapso em várias regiões do estado. Pipocam reclamações no transporte escolar, os pequenos e médios municípios clamam por recursos e por aí vai...
A execração
Para escapar da execração pública na capital, onde está mais sujo do que poleiro, o PT se reuniu no final de semana em Jaru. Afinal, longe dos apupos da imprensa da capital, na roça ficou mais fácil encobrir os escândalos ocorridos com o ex-prefeito Roberto Sobrinho, e seus ex-secretários e dirigentes.
Só boatos
Os boatos em torno do cancelamento do bolsa família pelo governo federal geraram tumultos nas agências da Caixa Econômica Federal em elo menos doze estados no final de semana. Até ontem pela manhã, Rondônia era um dos poucos estados não atingidos pela boataria.
Via Direta
***A ALE volta ao interior para audiência pública em Pimenta Bueno para debater a sanidade animal do rebanho rondoniense *** Levantamento do jornal Alto Madeira dá conta de cinco mil mortos e 50 mil feridos no trânsito de Rondônia em dois anos*** È coisa de louco!
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis