Sábado, 28 de abril de 2012 - 07h12
Haja candidatos
Nem nos bons tempos de Chiquilito Erse, quando o PDT atingiu seu auge em Rondônia, que o partido contava com tantos pré-candidatos obstinados em conseguir a indicação nas convenções para disputar a prefeitura da capital. São quatro postulantes: Dalton, Oriani, Celso Gomes e Mário Jorge.
Frente popular
A Frente Popular, coalizão de partidos liderada pelo senador Ivo Cassol (PP), deverá escolher seu candidato através de pesquisas a partir de maio, conforme e informou ontem o presidente regional Edgar do Boi (PSDC), considerado também pré-candidato da aliança.
Os pretendentes
No listão dos pretendentes da Frente Popular serão pesquisados, além do Edgar do Boi, Amado Rahaal, Odacir Soares e Ivan Rocha. Também será através de pesquisas, a escolha do pré-candidato do PMDB e a nominata tem José Augusto, Walni Cavalheiro e Edson Duarte.
Os Democratas
Há pouco mais de 30 dias do início das convenções partidárias para a homologação dos candidatos a prefeito e vereador, alguns partidos como os Democratas sequer tem nomes cogitados nos principais colégios eleitorais do estado, como Porto Velho e Ji-Paraná.
Boas chances
Mas em Ariquemes onde o prefeito Márcio Raposo já teria desistido da peleja, é que o DEM pode ter suas melhores chances com o deputado estadual Adelino Follador, ex-prefeito de Cacaulândia que depende ainda de uma decisão definitiva de Raposo para entrar nas paradas.
A decadência
Embora o PSDB seja um partido de ponta em Rondônia, os tucanos estão em decadência no estado e desde José Guedes não elegeu mais ninguém a prefeitura de Porto Velho. O partido é igualmente frágil em Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Cacoal e Vilhena, onde não têm candidatos de ponta as prefeituras municipais.
Um replay
A cidade de Altamira, no Pará, que sedia a usina de Belo Monte, para aonde já se transferiram milhares de trabalhadores de Jirau e Santo Antônio, vivencia os mesmos problemas de Porto Velho com um fluxo migratório sem precedentes e as conseqüências nas áreas de saúde, educação e segurança pública. E a coisa só esta piorando.
Ponto de honra
É ponto de honra para o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, concluir os viadutos na capital rondoniense e recuperar a popularidade perdida. O auge da imagem negativa aconteceu durante o desvio do tráfego na Zona Leste, onde as manifestações pipocaram, mas lá as obras de recuperação já começaram.
Na redação
Recebemos ontem na redação as visitas dos vereadores Eduardo Rodrigues, Ramiro Negreiros e Marcelo Reis e, também, o pré-candidato a prefeito do PDT Vanderlei Oriani. Desejamos a eles sucesso pleito que se aproxima, já que todos têm uma larga folha de serviços prestados à comunidade.
Do Cotidiano
O boom do frango
Em agosto deste ano será promovido um dos eventos mais importantes deste início de década: o XXIV Congresso Mundial de Avicultura (WPC, na sigla em inglês), previsto para se realizar em Salvador (BA). O evento, que marca o centenário da (Associação Mundial de Ciência Avícola, é realizado a cada quatro anos e foi promovido no Brasil pela última vez há 34 anos, no Rio de Janeiro.
Os 9 mil visitantes que virão de todos os continentes vão debater temas econômicos e científicos ligados à cadeia produtiva e industrial de aves e ovos. Considerado o mais importante evento do setor, o congresso retorna ao Brasil no momento em que o país atinge sua maior produção de frangos de corte da história, com 12 milhões de toneladas/ano.
Desde 2004 o Brasil é o maior exportador de carne de frangos do mundo, com 3,8 milhões de toneladas/ano. O País ocupa hoje a posição de terceiro maior produtor do mundo, mas dentro de um ano e meio a dois anos tenderá a assumir a segunda posição na produção mundial, ficando atrás apenas dos EUA.
Atualmente, cerca de 40% da carne de aves exportada mundialmente tem origem brasileira, e em 2019 este número poderá chegar a 90%. O País também se destaca pela modernização e emprego de instrumentos como o manejo adequado das aves, saúde do rebanho, alimentação otimizada, melhoramento genético e produção integrada.
Em 2012 o WPC será organizado e realizado pela WPSA Brasil com co-organização da Facta (Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas) e da Ubabef (União Brasileira de Avicultura). A associação tem como objetivo estimular e disseminar o desenvolvimento e criação de tecnologias empregadas em todos os aspectos da ciência avícola e atuar como elo entre a pesquisa e os diferentes segmentos e profissionais que atuam no dia a dia da avicultura de corte e postura.
“O WPC 2012 terá ciclo de palestras com pesquisadores e especialistas de renome internacional e participação de centenas de empresas dos mais diversos segmentos, que mostrarão as últimas novidades em tecnologia para promover melhorias ao sistema de produção”, explica o presidente da Facta (Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas), e presidente da WPSA no Brasil, Edir Nepomuceno da Silva.
Via Direta
*** O Partido Verde realiza prévias hoje no Forasteiro em Porto Velho *** Também o PTB pode definir seu candidato ou aliança hoje na capital *** A coleta de lixo seletiva ainda precisa ser aperfeiçoada em Porto Velho. Tem moradores se queixando.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para