Quinta-feira, 14 de agosto de 2014 - 00h01
A migração no estado
Os últimos censos do IBGE e o recente levantamento do eleitorado feito pelo TRE mostram uma enorme migração de moradores de alguns municípios do Cone Sul, Zona da Mata, Região Central e Bacia Leiteira com destino a região de Buritis, Nova Mamoré e Ponta do Abunã. Por isto, nestas novas fronteiras a disputa pela terra é mais intensa.
O próximo censo do IBGE deve incluir as perdas de densidade demográfica do município de Porto Velho com a transferência em massa dos trabalhadores das usinas para cidades do Pará, especialmente Altamira, a principal municipalidade beneficiada com o êxodo rondoniense de barrageiros, onde se ergue a problemática usina do Belo Monte. Pense numa usina complicada, onde os índios causam confusão. Alguns operários voltaram corridos ao nosso estado depois de terem sido flechados.
Com cerca de 1.800.000 mil habitantes e cerca de 1.200.000 eleitores, Rondônia também exportou migrantes para o Amazonas (Apuí, Realidade, Sucunduri etc) e Conilza, Rondolândia e tantas outras no Mato Grosso. Sem contar toda esta diáspora e mais a grande migração dos anos 90 de volta ao Sul, ao Nordeste e outros estados, Rondônia já teria mais de 2 milhões de almas.
Acidente aéreo
Com o acidente aéreo em Santos, que vitimou ontem pela manhã o presidenciável Eduardo Campos (PSB), o partido tem dez dias para promover a sua substituição. Ontem, nos bastidores políticos e informações procedentes do Diretório Nacional, já se especulava a tendência que a vice da sua chapa, a acriana Marina Silva assumir imediatamente a candidatura.
As gravações
A presidenta Dilma Roussef (PT) desembarcaria hoje em Porto Velho com vistas as gravações para o horário gratuito – que começa no próximo dia 19 - em obras de envergadura, como as usinas de Jirau e Santo Antonio e a ponte que será inaugurada em setembro, além do anuncio da dragagem do Rio Madeira. No entanto, acabou alterando a agenda ontem e a visita à Rondônia foi adiada.
Anular o voto
Entre eleitores indecisos, votar em branco e cidadãos dispostos a anular o voto já chega a um percentual de 30 por cento, conforme recente pesquisa de instituto nacional. Em Porto Velho já é forte o movimento pelo voto nulo, com uma boa parte da população decepcionada com a classe política. Nunca se viu tanto descrédito na classe - e pelo que se vê quem esta no poder pode pagar o pato.
A c o b e r t u r a
A cobertura das eleições pelo SGC foi ampliada com sabatinas com os candidatos a vice-governador. O sorteio foi feito na tarde de terça-feira e no próximo dia 21, teremos a estréia com o vice Daniel Pereira (PSB), com Neodi Carlos (PSDC) dia 28, com a professora Régia (PSOL) dia 4 de setembro, com Fátima Ferreira (PT) dia 11 e Carlos Magno (PP) será o último da lista sorteada, dia 18.
CAPA DO JORNAL DIÁRIO AMAZÔNIA DESTA QUINTA-FEIRA
Chapa calibrada
As lideranças governistas destacaram a integração dos candidatos da coalizão, que tem um candidato a governador, no caso Confúcio Moura (PMDB, com base no Vale do Jamari), seu vice um professor, Daniel Pereira (PSB, Cone Sul rondoniense) e um empresário, Acir Gurgaz candidato ao Senado (PDT-Região central). “Temos um chapa equilibrada na disputa e por isto foi uma largada consistente”, explicaram.
Via Direta
*** Com os deputados estaduais em campanha pelo interior as sessões plenárias tem sido esvaziadas nas últimas semanas na ALE-RO *** Tempos bicudos: os empresários estão retraídos no financiamento de campanha nesta temporada *** O
maior pedido dos candidatos proporcionais (deputados) aos majoritários (Senado e governo) é a contratação de formiguinhas, mas poucos pedidos têm sido atendidos.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina