Quinta-feira, 2 de outubro de 2014 - 07h16
Eleição equilibrada
Mesmo acostumado com as campanhas eleitorais no estado, confesso minha surpresa com a tendência de crescimento do atual governador Confúcio Moura (PMDB) nesta reta final. Em eleições ao governo, geralmente a massa de indecisos tem se movido mais para a oposição em Rondônia, mas o que esta ocorrendo no estado agora, é exatamente o contrário.
De sexta-fera para cá constato uma reviravolta em cenários até então dominados pela oposição em regiões de areia movediça para Confúcio, casos de Porto Velho e Guajará Mirim, que tradicionalmente votam contra o governador de plantão. Não será surpresa, então, uma virada em Vilhena, território de caça da candidata Jaqueline Cassol, que lidera a parada naquele importante colégio eleitoral do Cone Sul.
Virada em Porto Velho? É coisa de louco, aqui a rejeição do governador estava às alturas. A nova situação é provocada por grande massa de indecisos através da interferência dos formadores de opinião, provocando o inicio de um efeito manada.
Virada em Guajará? É inacreditável, pois lá existe aquela máxima de que se hay gobierno, soy contra! Mas também na fronteira, Confúcio reagiu.
Com uma situação confortável no Vale do Jamari, Bacia Leiteira e região central, Confúcio pode até se dar ao luxo de perder em pequenos e médios municípios. Mas onde ele não é o primeiro é, pelo menos o segundo, de Calama a Cabixi.
Fim da tortura
O encerramento da temporada de debates marcou o fim de um suplicio para os telespectadores. A exemplo dos anteriores, realizados na rede TV e na Record, o confronto da TV Rondônia, na terça-feira a noite, também foi sofrível. No entanto, foi mais acalorado do que os anteriores e mostrou um governador Confúcio mais combativo, jogando mais duro com os adversários.
Abuso e mendiga
Algumas curiosidades do debate: A candidata Jaqueline Cassol relatou emocionada que foi alvo de abuso na sua infância. Pimenta de Rondônia lembrou a pobreza da sua família em Rondônia na década de 70, mendigando para criar os seus 13 filhos, sendo que alguns morreram. Expedito explicou-se a respeito do Caso Beron dizendo que quem emprestou dinheiro do banco falido não foi ele, foi sua família.
A tendência
A três dias das eleições, com a tendência mais do que firmada de eleições em dois turnos, com Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB), mais uma vez o eleitorado de Porto Velho surpreende. Temos viradas também contra importantes caciques que disputam a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa em todo o estado, conforme as últimas sondagens eleitorais.
100 anos
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco), o ex-governador José Bianco (DEM), o presidente do PSDC Edgar do Boi, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires e o vice-prefeito Dalton di Franco, entre outros, enviaram mensagens se parabenizando com a população de Porto Velho por 100 anos de existência.
O privilégio
Com certeza o candidato a deputado federal do PSB Mário Medeiros é um privilegiado. É o único em Rondônia, na disputa a Câmara dos Deputados, com apoio da presidenciável Marina Silva no horário eleitoral. È sorte grande, já que o prefeito Mauro Nazif com a popularidade em baixa, não deve transferir muitos votos para seu ungido. A troca de cabo eleitoral no horário do TRE foi perfeita.
Via Direta
*** O poder feminino deve aumentar nas eleições deste ano na Assembléia Legislativa *** Candidatas como Lucia Tereza (Espigão), Silvia Cristina (Ji-Paraná), Elis Regina (Porto Velho), Rosangela Donadon (Vilhena) e Cássia dos Muletas (Jaru) estão chegando fortes na reta de chegada *** E alguns novatos são pedra cantada na peleja da ALE: Aécio da TV (Porto Velho), Volpi (Buritis), Laerte (Alvorada do Oeste) e Lazinho (Bacia Leiteira).
FAÇA A SUA COLA PARA O DIA DA ELEIÇÃO (5 de Outubro)
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina