Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Eleição equilibrada


Eleição equilibrada - Gente de Opinião

Eleição equilibrada

Mesmo acostumado com as campanhas eleitorais no estado, confesso minha surpresa com a tendência de crescimento do atual governador Confúcio Moura (PMDB) nesta reta final. Em eleições ao governo, geralmente a massa de indecisos tem se movido mais para a oposição em Rondônia, mas o que esta ocorrendo no estado agora, é exatamente o contrário.

De sexta-fera para cá constato uma reviravolta em cenários até então dominados pela oposição em regiões de areia movediça para Confúcio, casos de Porto Velho e Guajará Mirim, que tradicionalmente votam contra o governador de plantão. Não será surpresa, então, uma virada em Vilhena, território de caça da candidata Jaqueline Cassol, que lidera a parada naquele importante colégio eleitoral do Cone Sul.

Eleição equilibrada - Gente de Opinião

Virada em Porto Velho? É coisa de louco, aqui a rejeição do governador estava às alturas. A nova situação é provocada por grande massa de indecisos através da interferência dos formadores de opinião, provocando o inicio de um efeito manada.

Virada em Guajará? É inacreditável, pois lá existe aquela máxima de que se hay gobierno, soy contra! Mas também na fronteira, Confúcio reagiu.

Com uma situação confortável no Vale do Jamari, Bacia Leiteira e região central, Confúcio pode até se dar ao luxo de perder em pequenos e médios municípios. Mas onde ele não é o primeiro é, pelo menos o segundo, de Calama a Cabixi.



 

Fim da tortura

O encerramento da temporada de debates marcou o fim de um suplicio para os telespectadores. A exemplo dos anteriores, realizados na rede TV e na Record, o confronto da TV Rondônia, na terça-feira a noite, também foi sofrível. No entanto, foi mais acalorado do que os anteriores e mostrou um governador Confúcio mais combativo, jogando mais duro com os adversários.

Eleição equilibrada - Gente de Opinião

Abuso e mendiga

Algumas curiosidades do debate: A candidata Jaqueline Cassol relatou emocionada que foi alvo de abuso na sua infância. Pimenta de Rondônia lembrou a pobreza da sua família em Rondônia na década de 70, mendigando para criar os seus 13 filhos, sendo que alguns morreram. Expedito explicou-se a respeito do Caso Beron dizendo que quem emprestou dinheiro do banco falido não foi ele, foi sua família.


 

Gente de OpiniãoA tendência

A três dias das eleições, com a tendência mais do que firmada de eleições em dois turnos, com Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB), mais uma vez o eleitorado de Porto Velho surpreende. Temos viradas também contra importantes caciques que disputam a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa em todo o estado, conforme as últimas sondagens eleitorais.



 

100 anos

Eleição equilibrada - Gente de Opinião

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco), o ex-governador José Bianco (DEM), o presidente do PSDC Edgar do Boi, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires e o vice-prefeito Dalton di Franco, entre outros, enviaram mensagens se parabenizando com a população de Porto Velho por 100 anos de existência.


 


 

Gente de OpiniãoO privilégio

Com certeza o candidato a deputado federal do PSB Mário Medeiros é um privilegiado. É o único em Rondônia, na disputa a Câmara dos Deputados, com apoio da presidenciável Marina Silva no horário eleitoral. È sorte grande, já que o prefeito Mauro Nazif com a popularidade em baixa, não deve transferir muitos votos para seu ungido. A troca de cabo eleitoral no horário do TRE foi perfeita.


 

Via Direta

Gente de Opinião*Gente de Opinião** O poder feminino deve aumentar nas eleições deste ano na Assembléia Legislativa *** Candidatas como Lucia Tereza (Espigão), Silvia Cristina (Ji-Paraná), Elis Regina (Porto Velho), Rosangela Donadon (Vilhena) e Cássia dos Muletas (Jaru) estão chegando fortes na reta de chegada *** E alguns novatos são pedra cantada na peleja da ALE: Aécio da TV (Porto Velho), Volpi (Buritis), Laerte (Alvorada do Oeste) e Lazinho (Bacia Leiteira).  


Eleição equilibrada - Gente de Opinião

FAÇA A SUA COLA PARA O DIA DA ELEIÇÃO (5 de Outubro)

Eleição equilibrada - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)