Domingo, 21 de dezembro de 2014 - 08h11
Terra de macho!
O último levantamento do IBGE deixa a coisa bem clara. Rondônia é terra de macho. È o maior percentual do País do sexo masculino, cravados 50,7 por cento, enquanto que a média nacional é de predominância feminina com 51,40 por cento contra 48,6 por cento dos homens.
Busco alguma explicação. Com a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, foram contratados cerca de 30 mil operários e mais tantos outros milhares de trabalhadores migraram para cá em busca de empregos, inclusive haitianos e senegaleses. Toda esta mão de obra começou a se dispersar nos últimos doze meses e isto não teria sido levado em conta pelos recenseadores.
Mesmo assim precisamos de um estudo sociológico para entender algumas situações. Rondônia é um dos três estados mais evangélicos do Brasil - e quem conhece bem nossa terrinha sabe o quanto pipocam igrejas evangélicas em plena selva - e ao mesmo tempo é recordista em numero de ateus. A outra coisa a ser explicada: Rondônia tem mais presidiários do que três estados juntos da Amazônia. Porque tudo isto? Proponho ao caro leitor desvendar esses enigmas.
Muita encrenca
A suspensão da viagem do deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembléia Legislativa e a confirmação que ficará na capital para dar posse ao governador Confúcio Moura em janeiro é prenúncio de muitas encrencas para a cerimônia. Antes disto, porém, pode rolar nova operação policial para os deputados envolvidos no esquema das emendas.
Revista intima
Esta criada a polêmica. A justiça quer acabar com a revista intima nas mulheres, mas as penitenciárias de Rondônia não contam com equipamentos eletrônicos, como scanner pessoal, aparelho de raio x e detector de metais O sindicato dos agentes penitenciários advertiu que se a medida for adotada por aqui vai gerar sérios problemas, aumentando o tráfico de drogas, celulares e armas nas penitenciarias.
As apreensões
O que têm sido aprendido de drogas e celulares nos últimos meses nas revistas intimas em Rondônia, é coisa de louco. As vaginas e ânus dilatados transportam até pequenos celulares. Acredito que é uma temeridade a justiça acabar com o atual procedimento sem que nossos presídios sejam devidamente equipados. Se isto ocorrer estará colaborando com a bandidagem.
Fundo do poço
Rondônia chegou ao fundo do poço em 2014 com tantos escândalos. Nossos políticos protagonizaram toda sorte de rapinagem e quando flagrados todos se dizem inocentes. Não bastasse os casos rumorosos por aqui, no Congresso dois senadores se enrascaram com a justiça: Ivo Cassol (PP) que já teve pedido de prisão enviada ao Supremo Tribunal federal e Valdir Raupp (PMD) envolvido no caso Lava Jato.
Sem reajustes
O prefeito Mauro Nazif (PSB) garante que não haverá reajustes nas tarifas de transportes coletivos e do IPTU em 2015. Se for verdade, será o único prefeito na história da capital a segurar aumentos dois anos consecutivos. Os antecessores sempre concederam aumento anual. No caso das tarifas as empresas podem paralisar os serviços dia 1º de janeiro em represália. Transtornos a vista.
Via Direta
*** Prosseguem nos bastidores os entendimentos para a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa *** O atual presidente da ALE Hermínio Coelho e o governador Confúcio travam uma queda de braço na peleja *** Hermínio apóia uma chapa alternativa, mesclada de oposicionistas e independentes, enquanto que o governador influencia uma chapa com DNA majoritariamente situacionista.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri