Domingo, 21 de dezembro de 2014 - 08h11
Terra de macho!
O último levantamento do IBGE deixa a coisa bem clara. Rondônia é terra de macho. È o maior percentual do País do sexo masculino, cravados 50,7 por cento, enquanto que a média nacional é de predominância feminina com 51,40 por cento contra 48,6 por cento dos homens.
Busco alguma explicação. Com a construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, foram contratados cerca de 30 mil operários e mais tantos outros milhares de trabalhadores migraram para cá em busca de empregos, inclusive haitianos e senegaleses. Toda esta mão de obra começou a se dispersar nos últimos doze meses e isto não teria sido levado em conta pelos recenseadores.
Mesmo assim precisamos de um estudo sociológico para entender algumas situações. Rondônia é um dos três estados mais evangélicos do Brasil - e quem conhece bem nossa terrinha sabe o quanto pipocam igrejas evangélicas em plena selva - e ao mesmo tempo é recordista em numero de ateus. A outra coisa a ser explicada: Rondônia tem mais presidiários do que três estados juntos da Amazônia. Porque tudo isto? Proponho ao caro leitor desvendar esses enigmas.
Muita encrenca
A suspensão da viagem do deputado Hermínio Coelho, presidente da Assembléia Legislativa e a confirmação que ficará na capital para dar posse ao governador Confúcio Moura em janeiro é prenúncio de muitas encrencas para a cerimônia. Antes disto, porém, pode rolar nova operação policial para os deputados envolvidos no esquema das emendas.
Revista intima
Esta criada a polêmica. A justiça quer acabar com a revista intima nas mulheres, mas as penitenciárias de Rondônia não contam com equipamentos eletrônicos, como scanner pessoal, aparelho de raio x e detector de metais O sindicato dos agentes penitenciários advertiu que se a medida for adotada por aqui vai gerar sérios problemas, aumentando o tráfico de drogas, celulares e armas nas penitenciarias.
As apreensões
O que têm sido aprendido de drogas e celulares nos últimos meses nas revistas intimas em Rondônia, é coisa de louco. As vaginas e ânus dilatados transportam até pequenos celulares. Acredito que é uma temeridade a justiça acabar com o atual procedimento sem que nossos presídios sejam devidamente equipados. Se isto ocorrer estará colaborando com a bandidagem.
Fundo do poço
Rondônia chegou ao fundo do poço em 2014 com tantos escândalos. Nossos políticos protagonizaram toda sorte de rapinagem e quando flagrados todos se dizem inocentes. Não bastasse os casos rumorosos por aqui, no Congresso dois senadores se enrascaram com a justiça: Ivo Cassol (PP) que já teve pedido de prisão enviada ao Supremo Tribunal federal e Valdir Raupp (PMD) envolvido no caso Lava Jato.
Sem reajustes
O prefeito Mauro Nazif (PSB) garante que não haverá reajustes nas tarifas de transportes coletivos e do IPTU em 2015. Se for verdade, será o único prefeito na história da capital a segurar aumentos dois anos consecutivos. Os antecessores sempre concederam aumento anual. No caso das tarifas as empresas podem paralisar os serviços dia 1º de janeiro em represália. Transtornos a vista.
Via Direta
*** Prosseguem nos bastidores os entendimentos para a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa *** O atual presidente da ALE Hermínio Coelho e o governador Confúcio travam uma queda de braço na peleja *** Hermínio apóia uma chapa alternativa, mesclada de oposicionistas e independentes, enquanto que o governador influencia uma chapa com DNA majoritariamente situacionista.
.
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza