Quarta-feira, 5 de novembro de 2014 - 05h07
A polemica dos lixões
Quando os prefeitos brasileiros já estavam respirando aliviados com o relaxamento da obrigatoriedade de se construir aterros sanitários, eis que o Palácio do Planalto interviu na decisão do Congresso Nacional, que concedia mais quatro anos de prazo para as municipalidades acabarem com seus lixões.
A polemica se arrasta agora diante da decisão da presidente Dilma Rousseff vetar os anunciados quatro anos e revelar uma proposta alternativa divulgada pela liderança governista no Parlamento. Conforme a nova decisão, os municípios poderão contar com mais dois anos e recursos federais para se adaptarem a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
As discussões em torno da extinção dos lixões se arrastam a mais de duas décadas no Congresso Nacional. O líder governista senador Romero Jucá explica que o entendimento do governo é que quatro anos é um prazo longo demais para um pais que precisa urgentemente resolver seu problema de lixões.
O governo federal acena ainda com ajuda orçamentária para aqueles municípios sem condições de cumprir a lei, conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios.
O impeachment
Pela terceira vez em dois anos o prefeito Mauro Nazif (PSB) foi alvo de pedido de impeachment e mais uma vez seus adversários fracassaram. A coisa virou mania e este viés já esta desgastado perante a opinião publica e muita gente acredita que foi mais uma tentativa de chantagem de um determinado grupo de vereadores mancomunados com empresários. A coisa. mais uma vez, não era para valer.
Assista reportagem e comentário de Everton Leoni da TV Candelária
Novo secretariado
O governador Confúcio Moura esta abrindo conversações com os partidos aliados para definir seu novo corpo de secretários. É certo, que o seu partido, o PMDB terá a maior fatia, seguido do PDT e do PSB, legendas que estão na coalizão desde o primeiro mandato. Cogita-se por enquanto Jaques Testoni (PSD) para o DER e Ribamar Araujo (PT) para a pasta da agricultura.
Pauta cheia
Em Brasília, a semana é de pauta cheia para deputados e senadores. As atenções se voltam para a reforma política e já tem projeto de lei – de autoria do senador Walter Pinheiro - para extinguir a reeleição e aumentar o mandato presidencial para cinco anos. Também aguardam definições de votações sete medidas provisórias, além do orçamento da União para a 2015.
As atenções
Diante do aumento de assaltos a supermercados, de explosões de caixas eletrônicas e saidinhas nos bancos e de roubos em residência na capital, a Policia exortou a população para redobrar as atenções neste final de ano. Lembrando ainda que deixar a casa desocupada, sem ninguém para cuidar durante as viagens de férias, é caçar encrenca. A bandidagem não esta dando mole na temporada.
B a s e g o v e r n i s t a
Na Assembléia Legislativa tanto Maurão de Carvalho, como seus possíveis adversários aguardam uma posição do governador Confúcio Moura quanto à eleição da nova mesa diretora. A base aliada governista vai contar com 14 representantes na nova legislatura. Como o Palácio Presidente Vargas ainda não se pronunciou sobre a disputa, a classe política aguarda seu posicionamento oficial com enorme ansiedade.
Via Direta
*** O governador Confúcio Moura vai se reunir com o prefeito Mauro Nazif para tratar da construção da nova rodoviária de Porto Velho *** Para tanto já se estuda a definição de uma área na região de expansão da capital *** E com a impugnação do registro da candidatura de Moreira Mendes ao Senado, além do Xaropão perder todos os votos - que deixaram de valer – ficou de lembrança o carimbo de ficha suja...
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina