Sábado, 24 de agosto de 2013 - 19h06
Um cenário indefinido
Desde as primeiras eleições ao governo do estado, que foram realizadas em 86, com a vitória de Jerônimo Santana, o primeiro eleito pelo voto direto, nunca vimos num cenário político tão nublado, como ocorre atualmente. Estamos no segundo semestre de 2013 e não se sabe nem se o governador Confúcio Moura (PMDB) vai disputar a reeleição, já que ele próprio garante que ainda não se decidiu.
Na oposição ninguém confessa a intenção, exceto o padre Tom, que vai pilotar a candidatura do PT, o partido sujo em Rondônia, ao lado do PMDB. Os outros prováveis candidatos “oposicionistas” têm ligações com o governo: Alex Testoni, atual prefeito de Ouro Preto do Oeste, e José Bianco, dos Democratas.
Com nomes fortes já considerados fora do páreo pelo envolvimento em escândalos ou por condenações – casos de Hermínio Coelho, Ivo Cassol e Expedito Junior – o quadro revela a existência de um vácuo para o surgimento de uma nova liderança em Rondônia. Preferivelmente alguém que seja ficha limpa, empreendedor, tocador de obras, com visão de futuro, um perfil que pode alavancar algum nome desconhecido ao Palácio Presidente Vargas no ano que vem já que a população esta farta das raposas a cada ano mais felpudas.
Prazo marcado
Diante da falta de disposição do governador Confúcio Moura em assumir o projeto de reeleição, o PMDB rondoniense vai cobrar um prazo – seria até setembro – para uma definição. Caso contrário vai procurar uma outra alternativa e o nome preferido é o do atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD), do mesmo partido de Hermínio Coelho.
Sem vergonhas
Se Confúcio e Hermínio pularem cirandinha no mesmo palanque nas eleições do ano que vem, farão jus aquela musica brega “nós somos dois sem vergonhas”. Tanta brigarada, para acabarem juntos? Enfim, tratando-se de Rondônia, nada é impossível e já tivemos grandes rivais desabando em projetos conjuntos. Mas se for assim é caso de dar ovada nas caras dos dois na campanha!
Fazendo as contas
Cara-pálida leitor, estou fazendo as contas. Se Alex Testoni (PSD) e José Bianco (DEM), aliados do governador, já estão nas paradas e com o pé na estrada e, Confúcio não demitiu e nem perseguiu ninguém ligado aos dois é porque ambos já estão autorizados a entrar em cena. Em Rondônia é assim, se o cara vira adversário, leva um pé logo...
Se agravando
A situação da deputada Ana da 8, integrante do grupo dos cinco deputados investigados pela Operação Apocalipse vai se agravando com a denuncia da Procuradoria Eleitoral de Rondônia de falsificação de documento e corrupção passiva. É uma das batatas mais assadas para a Comissão Processante da Assembléia Legislativa que inicia os trabalhos nesta terça-feira.
Acordo de bastidores
Já, no tocante a Câmara de Vereadores de Porto Velho, que tem três vereadores presos envolvidos com o esquema de estelionato e tráfico de drogas, o que se sabe é de um acordo de bastidores para salvar o pescoço de todos. O primeiro sinal emitido foi à transformação das sessões ordinárias em audiências para atrasar o afastamento dos edis.
A expulsão
Sobre os outros dois pilantras investigados, os vereadores Cabo Anjos e o Pastor Delson, o primeiro já foi citado por uma comissão de investigação no PDT e deverá ser expulso da legenda socialista. O cara sujou a farda e enlameou sua a categoria. Já, o pastor Delson foi perdoado pelo seu partido-igreja igreja e mesmo enrolado até sua alma pecaminosa, pode se safar.
Reforma política
Tão adiada nos últimos anos, o Congresso Nacional começa a se debruçar durante a semana sobre a reforma eleitoral, alvo projeto de iniciativa popular do movimento liderado pelo Movimento de Combate a Corrupção e a Ordem dos Advogados do Brasil-OAB. O prazo é exíguo já que a mudança tem que acontecer até outubro para serem validadas em 2014.
Cidades históricas
O chamado PAC das Cidades Históricas começa a liberar recursos para um grupo seleto de municípios beneficiados. A bancada federal rondoniense precisa ficar atenta para o quinhão de Rondônia, já que cidades como Porto Velho, Guajará Mirim e Costa Marques são algumas em condições de serem beneficiadas.
Guerra e lama
Petistas e tucanos brigam feio e reviram muita lama desde já num processo desgastante para seus presidenciáveis Dilma Rossef e Aécio Neves. Com tanta sujeira atingindo as duas legendas, os beneficiados nas pesquisas são o os possíveis candidatos Eduardo Campos e do PSB e a ex- senadora Marina Silva do recém criado Rede de Sustentabilidade.
Via Direta
*** Com o inicio de asfaltamento das ruas da capital, o secretário de Obras Gilson Nazif começa a limpar sua imagem na cidade *** A chapa à Câmara dos Deputados do PDT/PSB/DEM encontra dificuldades para escalar mulheres. Quem se habilita? ***As queimadas aumentam e nos arredores da capital o ar esta ficando irrespirável.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri