Quarta-feira, 18 de junho de 2014 - 00h03
Amargo regresso
Como numa revoada de andorinhas com asas quebradas e cheias de dor, os sofridos ribeirinhos começam a voltar para as localidades, vitimas do maior desastre natural dos últimos 100 anos na Amazônia. As enchentes arrasaram quase todas as residências e estabelecimentos comerciais nas localidades de São Carlos, Calama, Nazaré, Papagaio, Conceição da Galera, Praia do Tamanduá e tantos outros povoados.
Não bastasse, a zona ribeirinha, que mantinha um cinturão verde abastecendo a capital, viu sua produção de hortifrutigranjeiros soterrada pela águas barrentas do Rio Madeira. Também as criações de galinhas caipiras, de porcos, caprinos e bovinos e, os tanques de peixes foram por água abaixo.
Os ribeirinhos estão voltando, não só pelas saudades e o amor a terra. O regresso tem a ver com a vida cara na cidade de Porto Velho a expulsão ocorrida nos colégios, o burocrático tratamento recebido das autoridades, as dificuldades de se viver num acampamento de desabrigados em tendas calorentas.
É um amargo regresso e isso acontece mesmo sem as mínimas condições necessárias de infra-estrutura, mas mesmo assim os ribeirinhos estão voltando e certamente decepcionados com as promessas dos cara-pálidas municipais, estaduais e federais.
Os favoritos
A concorrência esta soltando foguetes e comemorando como vitória do Brasil na Copa do Mundo. Ocorre que dois grandes favoritos para a disputa da Câmara dos Deputados Roberto Sobrinho (PT) e Lindomar Garçon (PMDB) entraram na lista dos inelegíveis para as eleições de outubro. Alívio geral, já que ambos estavam liderando a corrida pelas oito cadeiras por aqui.
Na palavra
A esperança do deputado estadual Maurão de Carvalho, pré-candidato ao governo pelo PP, que vai a convenção do partido neste final do mês, é a palavra empenhada de apoio do senador Ivo Cassol, o chefão maior da aliança PP/PR/PPS. Como a mesma palavra empenhada foi dada também para Jaqueline Cassol, pergunta-se qual palavra terá validade!
A parceria
O senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, faz questão de ampliar a parceria com o PC do B. Na última semana participou de dos encontros com os vermelhinhos, um deles na Zona da Mata, e outro, no sábado, em Porto Velho. Na segunda-feira, durante reuniões na capital, o senador enfatizou a importância do PC do B, que tem sido um verdadeiro pé de coelho das campanhas vitoriosas na capital.
A retribuição
Os dirigentes do PSB, que anunciaram no final semana seu apoio à dobradinha Confúcio Moura (PMDB) ao governo e Acir Gurgacz (PDT) ao Senado esperam agora uma retribuição: trata-se do apoio de ambos para a indicação do candidato a vice-governador na chapa da poderosa coalizão situacionista. Como se sabe, Confúcio não se manifestou até agora sobre a questão de vice.
Mais sensível
A abrupta queda da presidenciável Dilma Roussef nas sondagens eleitorais esta tornando o Diretório Nacional do PT mais sensível aos acordos com o PMDB nos estados. Por conta disto, são consideradas como favas contadas à incorporação do PT a aliança capitaneada pelo governador Confúcio Moura em Rondônia. Como os petistas estão sem opções mesmo, se não tem tu, vai tu mesmo?
Via Direta
*** As frentes de obras da prefeitura atingem as regiões mais populosas da capital, que são as Zonas Leste e Sul *** Peregrinei pelos arredores do porto do Cai NÁgua, na capital, ontem pela manhã e constatei o aumento de casas comerciais já em funcionamento. *** Mas a desconfiança de um replay de cheia no ano que vem é grande, já que em Manaus rola a terceira enchente seguida nos últimos 3 anos.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina