Sábado, 25 de maio de 2013 - 18h09
Baita embromação
Conforme recente levantamento do instituto Trata Brasil, a maior parte das obras de saneamento básico prevista no Programa de Aceleração de Crescimento –PAC estão atrasadas, paralisadas ou ainda não foram sequer iniciadas. A coisa vale também para Rondônia, onde esta quase tudo empacado.
O levantamento aponta que 65 por cento dos 138 projetos para as redes de coleta e sistema de tratamento de esgoto em grandes cidades de 18 estados estão nesta situação. Um dos maiores problemas constatados na execução das obras é a falta de planejamento. Em Rondônia tivemos também denuncias de superfaturamento.
Repleta de entraves burocráticos as obras, mesmo com recursos seguem enroladas. Para tentar corrigir uma série de falhas, o governo federal coloca em andamento o Plano Nacional de Saneamento Básico, que tem como objetivo universalizar o acesso a água e esgoto, um sonho para a maioria das localidades amazônicas já que até as grandes cidades da região Norte padecem com este problema até os dias de hoje.
Fichas sujas
Como a justiça vai permitir que os parentes dos políticos fichas sujas disputem cargos eletivos no ano que vem os clãs políticos não estão se fazendo de rogados. Só na família dos Donadons já tem dois nomes escalados: Junior Donadon à Câmara dos Deputados e Rosangela Donadon a Assembléia Legislativa.
Políticos vovôs
Outra coisa que impressiona na política rondoniense é à força dos veteranos ainda dispostos a encarar as atribulações da vida política. Sendo assim, José de Abreu Bianco, Mário Português, Chagas Neto, Assis Canuto, João Cahulla, Chico Sartori, Juarez Jardim e Valter Canuto se preparam para 2014.
Perdeu a força
Com o final de semana prolongado as inúmeras greves sindicais perderam a força, já que até os grevistas em pé de guerra optaram em curtir as opções de lazer nos banhos ou até mesmo viajar. Segunda-feira teremos a retomada, com ações unificadas, como já ocorreu na última quinta-feira.
Pacto da Reeleição
O PMDB esta satisfeito com a adesão dos partidos no chamado Pacto da Reeleição que já congrega mais de uma dúzia de agremiações. No entanto, algumas siglas com candidaturas próprias à Presidência da Republica poderão roer a corda, como é o caso do PSB, que tem como postulante ao Palácio do Planalto o governador Eduardo Campos.
Uma fornada
Toda eleição a Assembléia Legislativa, a Câmara de Vereadores de Porto Velho emplaca de dois a três deputados. Na última foi uma verdadeira fornada, além do atual presidente José Hermínio. Nesta temporada já pintam nomes como dos edis Alan e o Marcelo Reis, com boas chances de emplacar.
Na oposição
O PT na oposição – mesmo mais sujo do que poleiro – já rendeu alguns pontinhos positivos para o partido na capital. Na primeira pesquisa Previsão ao Senado, a ex-senadora Fátima Cleide, que vem de seguidas derrotas, conseguiu pontuar bem, mostrando que é consenso dentro da legenda.
Via Direta
*** Os deputados estaduais flagrados pela Operação Termópilas aproveitaram uma brecha na lei e vão disputar as eleições no ano que vem *** Mas serão candidaturas sangrando desde o início *** Os candidatos a prefeito derrotados em 2012 vem quentes para a peleja 2014...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri