Sexta-feira, 29 de junho de 2012 - 23h09
Envolto numa crise que se arrasta desde janeiro, o PMDB de Porto Velho- sigla que tem o maior número de filiados na capital e no Estado - que conta como seus maiores expoentes o governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp, realiza neste sábado (30), sua convenção para definir se terá candidatura própria ou indicará vice para a chapa da ex-senadora Fátima Cleide, pré-candidata do PT. Ela também terá seu nome homologado na convenção de hoje, com seus partidos aliados.
Com os convencionais rachados a previsão é de muito chumbo trocado e de bate chapa na convenção peemedebista de hoje. Buscam a indicação do Diretório Municipal para disputar a prefeitura da capital o médico José Augusto, o engenheiro Edson Duarte e o empresário Wani Cavalheiro. Numa outra vertente, Dirceu Fernandes e o atual vice-prefeito Emerson Castro pugnam aliança com o PT, pleiteiando a indicação de vice.
Assim, como no conflitado PMDB, onde a decisão acabará sendo do cacique Valdir Raupp, nas outras legendas os caciques vão impondo suas vontades. O ex-governador, atual presidente regional do DEM José Bianco, conduziu os Democratas para o palanque milionário de Mário Português, que pilota a Frente Popular, idealizada pelo senador Ivo Cassol. Depois de muitos anos separados, Cassol e Bianco voltam para o mesmo palanque.
Outra candidatura de ponta a ser firmada hoje, ao meio das desistências de Miguel de Souza (PR) e Hermínio Coelho (PSD), é a do ex-deputado federal Lindomar Garçom. Ontem ele garantiu que é candidato e não aceita ser vice de ninguém.
Nas idas e vindas, ontem, Mário Sérgio (PMN) garantiu os importantes apoios do PC do B e do PTB – o segundo indicará seu vice. Já, o PR, deixou sua ata aberta para possíveis coligações hoje. O lamentável de toda situação que envolve a eleição na capital é que o engenheiro Miguel de Souza, que nesta pré-campanha se mostrou o nome mais preparado para comandar Porto Velho, foi abandonado por antigos aliados e esta desistindo de concorrer.
Na aliança PSDB/PSD, apesar da convenção tucana de quinta-feira a noite ter homologado o nome de Mariana Carvalho indicando como vice Guiherme Erse, a ata ficou em aberto. Isto significa que a coalizão poderá trocar ainda de vice ou até mesmo mudar sua aliança no decorrer de hoje.
Finalmente, no PDT, o apresentador Dalton Di Franco, que recebeu ontem importantes adesões, será sacramentado hoje como candidato a prefeito do socialismo moreno, numa grande festa dos pedetistas. Dalton se despediu ontem, emocionado, dos programas que faz diariamente na Rede TV Rondônia e rádio CBN para entrar firme na disputa.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l