Sexta-feira, 29 de junho de 2012 - 23h09
Envolto numa crise que se arrasta desde janeiro, o PMDB de Porto Velho- sigla que tem o maior número de filiados na capital e no Estado - que conta como seus maiores expoentes o governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp, realiza neste sábado (30), sua convenção para definir se terá candidatura própria ou indicará vice para a chapa da ex-senadora Fátima Cleide, pré-candidata do PT. Ela também terá seu nome homologado na convenção de hoje, com seus partidos aliados.
Com os convencionais rachados a previsão é de muito chumbo trocado e de bate chapa na convenção peemedebista de hoje. Buscam a indicação do Diretório Municipal para disputar a prefeitura da capital o médico José Augusto, o engenheiro Edson Duarte e o empresário Wani Cavalheiro. Numa outra vertente, Dirceu Fernandes e o atual vice-prefeito Emerson Castro pugnam aliança com o PT, pleiteiando a indicação de vice.
Assim, como no conflitado PMDB, onde a decisão acabará sendo do cacique Valdir Raupp, nas outras legendas os caciques vão impondo suas vontades. O ex-governador, atual presidente regional do DEM José Bianco, conduziu os Democratas para o palanque milionário de Mário Português, que pilota a Frente Popular, idealizada pelo senador Ivo Cassol. Depois de muitos anos separados, Cassol e Bianco voltam para o mesmo palanque.
Outra candidatura de ponta a ser firmada hoje, ao meio das desistências de Miguel de Souza (PR) e Hermínio Coelho (PSD), é a do ex-deputado federal Lindomar Garçom. Ontem ele garantiu que é candidato e não aceita ser vice de ninguém.
Nas idas e vindas, ontem, Mário Sérgio (PMN) garantiu os importantes apoios do PC do B e do PTB – o segundo indicará seu vice. Já, o PR, deixou sua ata aberta para possíveis coligações hoje. O lamentável de toda situação que envolve a eleição na capital é que o engenheiro Miguel de Souza, que nesta pré-campanha se mostrou o nome mais preparado para comandar Porto Velho, foi abandonado por antigos aliados e esta desistindo de concorrer.
Na aliança PSDB/PSD, apesar da convenção tucana de quinta-feira a noite ter homologado o nome de Mariana Carvalho indicando como vice Guiherme Erse, a ata ficou em aberto. Isto significa que a coalizão poderá trocar ainda de vice ou até mesmo mudar sua aliança no decorrer de hoje.
Finalmente, no PDT, o apresentador Dalton Di Franco, que recebeu ontem importantes adesões, será sacramentado hoje como candidato a prefeito do socialismo moreno, numa grande festa dos pedetistas. Dalton se despediu ontem, emocionado, dos programas que faz diariamente na Rede TV Rondônia e rádio CBN para entrar firme na disputa.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para