Quinta-feira, 27 de março de 2014 - 19h07
Em mares revoltos
Em mares revoltos - no caso de Rondônia, de rios revoltos, né? - a classe política começa a desenhar o quadro sucessório estadual a partir deste final de semana com encontros decisivos marcados para Ji-Paraná, a nossa capital da BR, que irradia influência para todo o interior.
O que se vê é a maioria dos caciques regionais com o punhal da traição nas costas, já que todo mundo esta conversando com todo mundo e acertando os esquemas daqui e dali. Adversários fidagais das últimas décadas ameaçam pular cirandinha no mesmo palanque, tentando misturar água com óleo.
Se a disputa ao governo promete idas e vindas com a definição de candidaturas somente ao final de junho nas convenções – e com previsível segundo turno – já o confronto ao Senado, sem segundo turno, deve trazer também interessantes disputas regionais.
Veja alguns nomes possíveis na contenda: o senador Acir Gurgacz (PDT), que optou pela reeleição em dobradinha com o governador Confúcio Moura; o prefeito de Rolim de Moura, César Cassol (PP), além de candidaturas avulsas que podem ocorrer com Fátima Cleide (PT), Aluízio Vidal (PSOL), Francisco Pantera (PC do B), etc.
Acordo fechado
Nos bastidores o que se fala é que o PT já tem acordo fechado para ser submetido aos convencionais no encontro de Ji-Paraná programado sábado. Seria um fato novo no quadro sucessório: Padre Tom (PT) ao governo, Agnaldo Muniz (PSC) a vice-governador, César Cassol (PP) ao senado. São petistas e cassolistas no mesmo balaio, o que representa uma aliança explosiva nas bases como foi Fátima Cleide com Miguel de Souza na eleição da prefeitura na capital.
As nominatas
Para enfrentar as poderosas nominatas à Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados das alianças governista e cassolista, o PSDB de Expedito Junior resolveu alinhavar acordo com o PSDC de Neodi Carlos com os Democratas de José Bianco, com o PSB de Jesualdo Pires e com o PDT de Acir Gurgacz. Acredita-se que desta salada vai sair um baita chapão.
Asas crescidas
Quem esta com as asas crescidas para disputar o governo do estado é o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN). Nos últimos dias seu escritório político anda lotado de prefeitos e vereadores do interior manifestando apoio. A classe madeireira entrou nas paradas e deve ser um dos sustentáculos da sua campanha. Quem diria, heim? Lebrão, que emergiu há pouco tempo do baixo clero, mostrando as garras.
Fora da peleja
O senador Ivo Cassol (PP) tem falado aos adeptos da sua aliança que sua esposa, Ivone Cassol estará fora da disputa ao governo do estado. Como a decisão final vai rolar nas convenções de junho, o que se acredita é que ele procura preservar sua melhor carta para voltar a comandar o Palácio Presidente Vargas a partir do ano que vem, já que com João Cahula não conseguiu.
Chapão cresce
O chapão formado para disputar a Câmara dos Deputados envolvendo o PSDB, com Mariana Carvalho e Expedito Neto; PSB com Daniel Pereira, Almir Suruí e Julio Olivar; o PDT com o deputado Marcos Rogério e Dalton Di Franco, o PSDC com Edgar do Boi também pode receber José Bianco, dos Democratas. As conversações estão em andamento e os caciques já se entendendo.
Via Direta
*** O PMDB prepara uma grande festa para o lançamento de Confúcio Moura a reeleição em Ji-Paraná no sábado *** O mesmo ocorre com o PT, numa grande mobilização de caravanas rumo também a capital da BR para a plataforma da candidatura do Padre Tom *** Em tempos bicudos, os candidatos estão evitando montar os comitês. É para economizar.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri