Quarta-feira, 7 de agosto de 2013 - 18h01
Até as convenções
A definição de candidaturas para o governo do estado deve se arrastar até julho do ano que vem - último prazo para a homologação destas postulações – por uma série de fatores. O primeiro deles é a incerteza do governador Confúcio Moura sobre seu projeto de reeleição o que já suscita especulação para um plano B, voltado à campeã de votos do partido, a deputada federal Marinha Raupp.
Na oposição, os problemas decorrem de pendências com a justiça eleitoral que se não forem resolvidas a tempo deixarão de fora caciques da estatura do senador Ivo Cassol e do ex-senador Expedito Junior. Instalado agora na oposição, o PT também tem seu pré-candidato já percorrendo o estado, que é o padre Ton, cuja experiência administrativa foi no município de Alto Alegre dos Parecis.
A esta altura do campeonato, com a desistência do prefeito de Ouro Preto do Oeste Jaques Testoni (PSD) e com o empresário Kazam Roriz em tratamento de saúde e já fora da jogada e com o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) envolvido com a Operação Apocalipse, estão restando poucas opções para o eleitorado e por isto já se fala também na volta do ex-governador José Bianco, dos Democratas, como possível alternativa do eleitorado mais conservador.
Sem julgamento
Em release distribuído a imprensa, ainda na terça-feira à tarde, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD- Porto Velho) criticou a Operação Apocalipse e defendeu que nenhum deputado seja julgado politicamente pela Casa de Leis. Se prevalecer seu ponto de vista, então nem ele e nem ninguém será punido.
Na Assembléia
Mas não se enganem com aparente tranqüilidade na ALE. Nos bastidores os deputados tem se reunido constantemente para buscar uma solução e dar uma resposta à sociedade a respeito da Operação Apocalipse. Mesmo com Hermínio mais pianinho, os deputados insurgentes se preparam para um embate para colocar a Comissão Processante para andar.
Faca de 2 gumes
A Comissão Processante, montada pela Câmara de Vereadores de Porto Velho tem como desafio apurar e punir cinco vereadores – três deles presos - envolvidos com o narcotráfico e com estelionato. É uma faca de dois gumes: se eles agirem com honestidade poderão se projetar, se catimbarem as punições se afundarão junto com os criminosos.
Fora do ar
A Anatel tirou do ar a TV Capital e o programa Na Mira do 38, a grande sensação do momento em Porto Velho –com pauleira diária nos políticos – acabou suspenso. Existem pendengas na justiça entre a família do ex-deputado Alexandre Brito com a RondôniaAgoraTV, que deverá ser resolvida na justiça. Ambos lados se proclamam vitoriosos no embate.
Sigla de aluguel
O deputado Neodi Carlos (Machadinho do Oeste) acaba de selar de uma vez sua expulsão do PSDC ao desafiar as instâncias superiores do partido taxando os cristãos de sigla de aluguel. Edgar do Boi ficou furioso como um touro bravo pelo desaforo do ex-aliado, considerado um ingrato pelas lideranças remanescentes.
Na marra
Com a aprovação do projeto do orçamento impositivo no Congresso Nacional a presidente Dilma Rousseff será obrigada a pagar na marra as emendas parlamentares dos deputados federais e senadores. Estes recursos são destinados a obras de infra-estrutura dos parlamentares e têm sido cortados sistematicamente pela União nos últimos anos.
Ganhando força
O projeto de iniciativa popular, que tem como objetivo a reforma política, como se viu no Ibope, já tem forte respaldo popular segundo as últimas pesquisas. O Movimento Nacional de Combate a Corrupção já esta nas ruas, numa parceria com a OAB visando colher 1,6 milhão de assinaturas para garantir a tramitação através de projeto no Congresso Nacional.
Via Direta
*** A reabertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Porto Velho foi um chororô danado *** Os vereadores envolvidos no escândalo da Operação Apocalipse se mostraram muito sensíveis *** Para os malfeitos, no entanto, a sensibilidade não era a mesma...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri