Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 - 18h01
Embaralhando a sucessão
Três estratégias retardam as definições do quadro sucessório estadual em Rondônia. A primeira é do governador Confúcio Moura (PMDB) que chutou para março sua decisão; a segunda é do ex-governador, atual senador Ivo Cassol (PP) que impedido de concorrer deve indicar algum parente para a peleja, e a terceira é do “Frentão” que não diz – nem sob tortura - quem vai pilotar a forte coalizão oposicionista.
É da conveniência de Confúcio adiar sua definição. Se decidir já que é candidato a reeleição o pau começa a comer mais cedo, tornando sua administração um inferno. Já, Ivo Cassol é ladino como uma raposa felpuda e vai testando vários os nomes – Neodi de Oliveira, Maurão, a esposa Dona Ivone e seu irmão César Cassol. Seu filho também deverá ser testado antes de julho para ver o que cola melhor. De todos, até agora Dona Ivone já nasceria - tanto por ser mulher como pelo fato de capilaridade eleitoral – sua melhor opção. Por isto ela é protegida como sua jóia para o pleito de outubro e já é requisitada para alianças com o PMDB e o PT.
No Frentão, os possíveis governadoraveis esperam as definições de Confúcio e Cassol, apostando nos erros das duas alianças. Expedito, por sua vez, já esta na pista com Moreira Mendes ao Senado. Mas quem promete lambança é o PMDB se juntando com o PT.
FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO
FONTE: JORNAL GAZETA DO POVO
A redemocratização
Lá se vão 30 anos do lançamento das Diretas Já que começou por Curitiba (12 de janeiro/1984) e São Paulo no marcante evento na Praça da Sé em 25 de janeiro. Em Porto Velho, o primeiro grande comício foi na Praça das Caixas D’Água. Tancredo Neves veio aqui com seu então jovem sobrinho Aécio Neves, hoje senador e presidenciável.
O ranking
No ranking nacional dos piores presídios brasileiros, o nosso famigerado Urso Branco esta em terceiro lugar, só perdendo para o presídio central de Porto Alegre e o Complexo Curado do Pernambuco, o antigo e mal afamado Aníbal Bruno. O Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, mesmo com quase meia dúzia de degolados recentemente ainda não entrou na lista dos cinco piores.
Banho-maria
A política vai sendo tocada em banho-maria até o carnaval. Só depois temos promessas de decisões no quadro partidário. Mesmo assim o governador Confúcio Moura voltou mais cedo das férias e já percorre o estado. Na oposição quem vai se desdobrando – sem domingos e feriados – é o tucano Expedito Junior.
Os projetos
Mesmo morando fora do estado Fátima Cleide (PT) e Mariana Carvalho (PSDB) estão de olho no patrimônio eleitoral criado em Rondônia. Fátima ainda não se decidiu se disputa a peleja 2014, enquanto que Mariana cogita pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados. As fichas estão limpíssimas.
Troca-troca
O governador Confúcio Moura (PMDB) seguiu no final de semana fazendo consultas para a troca de alguns assessores do primeiro escalão que vão disputar cargos eletivos e que devem entregar as pastas até o final de janeiro. Alguns estão se fazendo de gatos mortos para deixar o governo da Cooperação somente no último prazo de desincompatibilização no final de março ou até mesmo no inicio de abril.
Via Direta
*** Com baita desfaçatez os políticos fichas sujas já estão em campanha para eleger parentes nas eleições 2014 *** A cheia do rio Madeira causa grande preocupação nos Distritos de Calama e São Carlos, sofrendo forte processo de erosão causado pelo fenômeno das terras caídas *** Rondônia Debate, na rede TV, convidou o xerife Marcelo Bessa para a sabatina de quinta-feira.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina