Quarta-feira, 6 de agosto de 2014 - 18h01
Enfim, a largada
Com as últimas definições relativas à disputa do governo do estado e ao Senado, finalmente teremos a grande largada e clima de eleição. Na peleja ao governo, com cinco candidatos: Confúcio Moura (PMDB e aliança), Expedito Junior (PSDB e alinhados), Jaqueline Cassol (PR e satélites), Padre Ton (sangue puro petista) e Pimenta de Rondônia (Frente de Esquerda).
Na disputa ao Senado, um embate entre quatro candidatos: além do senador Acir Gurgacz (PDT) que pleiteia a reeleição, Ivone Cassol (PP), Aluízio Vidal (PSOL), e a surpresa de última hora, Moreira Mendes (PSD).
Com tudo definido as coalizões começam a preparar seus jogos de estratégia. Ao governo a polarização começa com o governador Confúcio Moura e o tucano Expedito Junior. O Padre Ton, candidato do PT cresce bem na capital, Jaqueline Cassol corre trecho com o irmão Ivo para se consolidar na reta final.
Ao Senado deve rolar polarizações distintas: uma entre Acir Gurgacz x Ivone Cassol no interior, outra entre o pedetista, que tem apoio do PMDB e PT, com Aluizio Vidal da Frente de Esquerda, na capital. Moreira Mendes (PSD) começa atrasado e vai ter que fazer uma corrida de recuperação.
Eleições 2014
Um clima de euforia tomou conta da coligação Muda Rondônia pilotada pelo tucano Expedito Junior. Num mesmo dia resolveu seu caso de elegibilidade, a do seu candidato ao Senado Moreira Mendes (PSD), a do seu Filho Expedito Neto candidato a deputado federal e do Partido Solidariedade. Foram vários coelhos numa cajadada só. Nem nos seus melhores sonhos poderia contar com tanto.
Novos municípios
O Senado, enfim aprovou as novas regras para criação, fusão e incorporação dos novos municípios no Brasil, que a partir de agora iniciarão os processos através das Assembléias Legislativas. Tudo depende apenas da presidente Dilma Rousseff sancionar a nova lei. Na primeira aprovação ela vetou a lei frustrando mais de 200 localidades brasileiras, entre elas Tarilândia (Jaru), e Extrema (Porto Velho).
O afastamento
Em nota distribuída a imprensa, os sócios Miguel Sena e Claudio Feitosa confirmam o desligamento do jornal Estadão, elogiam a tradição do rotativo, renunciando ao acordo operacional de parceria com os Calixtos. Pelo que se sabe ambos gostaram de receber políticos pedindo bênçãos e agora garimpam uma nova alternativa jornalística para seguir em frente. Pode ser a Folha de Rondônia ou O Combatente.
O mapa da mina
Com um monumental mutirão em Porto Velho, com auxilio do seu aliado, o prefeito Mauro Nazif, o candidato chapa branca Confúcio Moura tentará melhor sua popularidade em território hostil, onde geralmente os governadores de plantão levam pau. Na capital, a aliança Confúcio/Nazif foi feita sob medida para levar pau da oposição, por isto à necessidade de mostrar serviço
O desenho da Zebra
Proponho um enigma aos cara-pálidas leitores: Quem será a zebra da temporada? Levando em consideração que sempre aparece uma comece a desenhar a sua com todas as listras. No meu desenho, no que se refere à capital, a zebra, além das listas, veste batina, tem origem nordestina e já esta galopando. Por isto, acredito que os favoritos na largada Expedito e Confúcio terão que reforçar as paliçadas no interior.
Via Direta
*** Os petistas comemoravam muito o registro da candidatura do ex-prefeito Roberto Sobrinho *** Com a ficha limpa, Sobrinho deve ser um dos mais votados na capital *** Muitas trairagens na corrida sucessória estadual. Tudo na cara de pau *** Com as asas crescidas e bom volume de campanha, desta vez Amir Lando (PMDB) esta suando a camisa para se reeleger a Câmara dos Deputados.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina