Sábado, 22 de junho de 2013 - 19h04
Olho grande
O chamado olho grande para as iniciativas bem sucedidas em Porto Velho desde o garimpo acaba levando muita gente ao despenhadeiro. Lembro da epopéia do garimpo: como alguns empresários e comerciantes estavam indo bem na extração do ouro no Rio Madeira nos anos 80, milhares se atiraram a aventura, de padres a dentistas, de colonos a políticos. E aí a coisa acabou dando xabu.
É mania local. Tá dando hotel? La vai todo do mundo em revoada para o segmento e a maioria se arrebenta. É cachorro quente o negócio da moda? Talvez Pets? Farmácias? E muitos vão se ferrando pelo olho grande. No auge da construção das hidrelétricas a moda foi construir estâncias (conjunto de kitinets) e agora já tem um monte fechando e dezenas a venda pela baixa do preço de aluguéis ou falta de inquilinos.
Enfim, o olho grande, não é um costume apenas local, mas na capital rondoniense ele tem sido bem exacerbado. Vejam a criação de tantos jornais eletrônicos, depois do sucesso inicial dos pioneiros. São quase 50 só na capital, mas apenas meia dúzia em condições de sobrevivência. É um recorde nacional.
Na contramão
Enquanto vários municípios do estado já estão demitindo e reduzindo salários dos secretários para economizar, Porto Velho já prevê até aumento salarial para os vereadores em 2014, mesmo com inchaço de servidores na Câmara de Vereadores e na prefeitura da capital, que já beiram o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. |
Asas crescidas
Foi só o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni crescer as asas para disputar o governo do estado que já começa a receber as primeiras porretadas. É típico isto em Rondônia, mas isto vai acabar colocando o alcaide ainda mais em evidência. Afinal, ainda estamos longe das eleições para as armações surtir efeito.
Idas e vindas O cenário político muda como as formas das nuvens, com idas e vindas dos candidatos, ao meio dos protestos contra os governantes em todo pais pela inflação, corrupção etc. Com isto tudo, começa a se desenhar um quadro mais difícil para as raposas políticas que infestam ALEs, Congresso, governos estadual e federal.
Eleições 2014 Por falar em eleições tem muitos candidatos fazendo as contas. Se observa que todos os caminhos apontam para uma baita renovação no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas. As nuvens estão escuras e sinalizam turbulências para os desgastados políticos profissionais que defendem o poder. |
Ainda os protestos
É até engraçado ver as declarações da presidente Dilma Roussef (PT) ou dos governadores de São Paulo, Geraldo Alkmin, do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, ou dos prefeitos das capitais dizendo que entendem as manifestações e o sentimento da população. Fazem-se de mortos, como se as coisas não fossem com eles. Se entendessem o povo a situação não teria chegado ao ponto que chegou.
Frentes de obras
Em Porto Velho a administração Mauro Nazif (PSB), embora fustigada por protestos – como na região do Aeroclube realizado na quinta-feira – já começa a trabalhar com várias frentes de obras de limpeza e encascalhamento das ruas. Nas praças e avenidas já vê também equipes no trecho já mudando o cenário em algumas regiões da cidade. Tem até cal para o meio fio das avenidas ficar bonito.
Só confusão
Numa cidade tão dividida como Porto Velho, onde cada um puxa a brasa para sua sardinha dá confusão feia até em eleições sindicais como ocorre agora com o Cremero, onde o bicho esta pegando. Nesta semana foram os médicos se queixando que a situação não deixa a oposição registrar chapa, num “jogo rasteiro de quem esta no poder”. A direção a entidade nega perseguições.
Via Direta
*** O PDT comemora novas filiações tendo em vista as eleições do ano que vem em todo estado *** Na gestão Nazif, pelo menos dois secretários estão com a batata assando e devem ser defenestrados logo, logo *** A semana que passou registrou fraco desempenho dos restaurantes. Alguns já estão à venda ou fechando em Porto Velho.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri