Sábado, 29 de junho de 2013 - 20h11
Amargas estatísticas
A cada ano, dezenas de adolescentes acabam mortos nos bairros da periferia de Porto Velho, em confrontos com a Polícia ou em violentos embates com rivais do tráfico de drogas. É uma situação que tem se agravado muito nas últimas décadas e o poder público não tem conseguido equacionar solução para uma situação já fora de controle.
No Brasil, conforme o instituto Mapa da Violência, entre 1980 a 2010, a taxa de crianças e adolescentes assassinadas cresceu 345 por cento. Foram 176.044 mortos por homicídios nos últimos 30 anos.
A violência se espraia pelo país, motivada pelo crescente tráfico de drogas. Nos presídios femininos quase 90 por cento das mulheres, nas penitenciárias, nas masculinas algo em torno de 70 por cento dos encarcerados são em função de drogas. Em ambos os casos, é elevado o índice de jovens, ao ponto do presídio feminino de Porto Velho montar uma creche. Muitos bebês estão nascendo, recebendo os primeiros cuidados e passando os primeiros meses de vida dentro dos presídios.
É preocupante. Sem uma somatória de esforços entre a sociedade e mais eficiência das esferas governamentais - de todos os níveis – é uma guerra perdida. O que nos reservará o futuro diante disto?
Recorde negativo
O Estado de Rondônia seguramente é o recordista em termos de presidentes de Assembléias Legislativas presos, foragidos ou ainda com processos nas costas. Agora são três: Carlão de Oliveira, Valter Araujo e Marcos Antonio Donadon. Temos chances de ampliar o recorde porque tem mais uns dois com processos andando...
Maior driblador
O deputado federal Natan Donadon, que se entregou na sexta-feira, foi maior driblador da Polícia Federal do País desde 2010quando teve o primeiro mandado de prisão expedito. Sempre tomava todas as precauções possíveis: a cada boato ele se esgueirava pelos corredores do Congresso Nacional como um bagre escorregadio ou simplesmente sumia do mapa.
Mais agravantes
Com o escândalo dos cheques da Assembléia Legislativa voltando a cena, as chances de Marcos Antônio Donadon e Natam Donadon aumentar suas penas de reclusão são enormes. O desvio de recursos com este expediente foi acompanhado por um bando de deputados estaduais, também envolvidos no rumoroso caso.
Tudo de novo
A população da Ponta do Abunã teme que tenha que voltar tudo de novo - da mobilização ao plebiscito aprovado – para fazer valer o direito da criação do novo município de Extrema, que juntaria ainda as localidades de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Isto se deve a recente decisão do STF que suspendeu a criação do novo município.
A fiscalização
Se existe um quesito que a gestão Mauro Nazif (PSB) esta indo bem é na fiscalização dos ônibus dos transportes coletivos, inclusive com apreensões dos veículos sucateados. A municipalidade faz jogo duro com as empresas concessionárias, ao mesmo tempo em que não sinaliza para o reajuste já solicitado pelos empresários do segmento.
As tratativas
Em vista de possíveis mudanças eleitorais para 2014 com a agilização da reforma política, os partidos começam a chutar para o segundo semestre os entendimentos para formação de blocos. Algumas siglas já estavam discutindo composições de nominatas para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Para o brejo
Pelo que se comenta nos bastidores políticos, caros leitores, foram para o brejo em Porto Velho: 1- A anunciada nova rodoviária 2 – O anunciado novo estádio do Aluizão 3 – A anunciada arena de Multieventos 4 – A anunciada dragagem do Rio Madeira 5- As anunciadas 22 creches pelo PAC.
Via Direta
*** Mantendo a greve, os trabalhadores da educação do estado só voltam a tratar de acordo na terça-feira se o governo for mais flexível nas negociações *** Isso decorre da possível aprovação de uma reforma política, mudando as regras do jogo nas eleições proporcionais *** O Complexo da Mulher, no Bairro Embratel está em fase de conclusão.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis