Sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 05h18
Último debate
Hoje teremos o último debate entre os candidatos Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB), mas com a eleição praticamente decidida a favor do socialista. O confronto será na TV Rondônia, e ambos já estão com o gogó afiado.
Os anteriores
Nos debates anteriores, nada de novo. Na Rede TV a coisa foi em tom de calmaria, na Candelária a coisa esquentou e na Allamanda ninguém caçou encrenca. Não vejo o embate de hoje como algo decisivo, pois o efeito manada já se moveu em direção ao candidato do PSB.
Olho no tempo
A temporada de tempestades com vendavais no interior já começou e não tarda chegar na capital. Por conseguinte é preciso reforçar as paliçadas dos muros do Estádio Aluizio Ferreira e do Cemitério dos Inocentes, tão afeitos a desmoronamentos.
A repercussão
Um dos mais respeitados advogados, o Dr. Osman justificou ontem a adesão a campanha do Dr. Andrey Cavalcanti na disputa da OAB-RO, afirmando que nunca mais quer ver os políticos lavando as calçadas da entidade, em protesto, como ocorreu na atual gestão. Fato de grande repercussão.
A realidade Voltando a realidade, Porto Velho pode reforçar e ampliar as arquibancadas do Aluizão, para ter um estádio melhor: designar a área do parque dos tanques para o Flor do Maracujá e o sonhado Centro de Convenções. Já, as obras da nova rodoviária finalmente começaram.
Multieventos A construção da arena multieventos, idealizada pelo prefeito Roberto Sobrinho e pelo governador Confúcio Moura era um sonho que aos poucos vai sumindo. Existem entraves que vão desde a negociação da área até a falta de recursos para aquisição do terreno almejado para troca. |
A transição
Em alguns municípios, como Ji-Paraná, já começou o processo de transição, com a colaboração dos prefeitos que deixam os cargos. Em outros, tem prefeito catimbando o jogo, já que as contas não estão fechando e acabarão nas malhas da Lei da lei.
Bem na foto
Apesar dos pesares, o PT esta se saindo bem na foto em 2012. Na capital, terá a maior bancada de vereadores, já que elegeu cinco e pode chegar à meia dúzia. No interior elegeu prefeitos de colégios eleitorais importantes como Cacoal, Jaru e Guajará.
Mais um
E com a eleição de Jesualdo Pires em Ji-Paraná, os petistas ganharam mais um deputado estadual - Claudio Carvalho - e com a provável eleição de Mauro Nazif, a legenda vai entronizar na Câmara Federal o atual secretário da Agricultura Anselmo de Jesus.
As alagações
Pela primeira vez o prefeito Sobrinho poderá dormir tranqüilo na passagem do ano, sem os sobressaltos das cobranças das alagações. O prefeito eleito tomará champanhe no Natal, vai festejar o ano novo, mas já no dia 1º passará a ser mais xingado do que juiz de futebol...
Do Cotidiano
A segunda cidadania
Com objetivo de morar, estudar ou até mesmo trabalhar em outro país, muitas pessoas buscam tirar uma nova cidadania. Porém antes é necessário certificar-se de que poderá realmente adquiri-la e, para isso, precisa primeiro conhecer a legislação da nação que dará esse direito relativo ao cidadão, e também montar uma árvore genealógica da família para descobrir quem são as pessoas que lhe transmitem essa cidadania.
Para dar andamento a este processo investigativo é necessário localizar os documentos necessários para adquirir a cidadania almejada. Caso vá fazer essa busca por conta própria, poderá encarar muita demora e lentidão com a burocracia e, dependendo, longas viagens, o que pode ser custoso e não valer muito a pena. Mas há ferramentas mais modernas que podem ser contratadas em forma de serviço, que tornará esse procedimento de legitimação de direito de cidadão mais ágil e fácil, como é o caso da Rede Cartório Mais. “Quem busca a comprovação através da procurade documentos, pode fazer uma consultoria por e-mail ou telefone, pois foidesenvolvido o serviço solicitado conforme as leis do país almejado eandamento à investigação de documentos tanto no Brasil como no exterior.”
A máxima de que ‘cada caso é um caso’ vale na hora de buscar uma cidadania, poistudo depende do histórico da pessoa e das regras de cada país, mas, na maioria das vezes, os documentos básicos necessários para o processo de reconhecimento são:
Certidões de Nascimento, Certidões de Casamento, Certidões de Óbito, entre outros. Os documentos que deverão ser reunidos serão somente das pessoas que lhe transmitem o direito à cidadania ou ao sobrenome. Na cidadania por filiação é necessário levantar os dados do interessado como a certidão de nascimento para comprovação.
Muitas pessoas não sabem, mas a Constituição Brasileira permite a obtenção de dupla-cidadania, - quando o indivíduo é titular da nacionalidade de dois Estados nacionais simultaneamente, - sem que isso implique no dano da nacionalidade. Um brasileiro só perde a cidadania se quiser e manifestar formalmente este desejo por meio de um processo burocrático, que por sua vez, em caso de arrependimento, também pode ser revertido. (Assessoria)
Via Direta
*** Os dirigentes dos principais sindicatos de Rondônia gravaram apoio para Mauro Nazif na capital *** Depois da retirada das tartarugas os acidentes aumentaram em Porto Velho *** Depois de domingo, o que vai esquentar é a eleição da OAB. Cadê o debate????
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri