Quinta-feira, 17 de abril de 2014 - 00h03
A Casa da Mãe Joana
As composições partidárias se transformaram num samba de crioulo doido em Rondônia. Até pequenos partidos, que conseguiram eleger deputados, como o PRP dos deputados Tucura (Cacoal), Marcelino Tenório (Ouro Preto) e Adriano Boiadeiro (Nova Brasilândia), estão com dificuldades para montar nominatas, porque, fazendo as contas os pequenos partidos buscam caminhos mais palatáveis e estão fugindo de alianças com os bichos papões.
Candidatos considerados mais fortes, como os tucanos Euclides Maciel (Ji-Paraná) e Jean (Porto Velho) tem igualmente os mesmos problemas para atrair mais candidatos para a nominata do partido e de atrair outras siglas parceiras para montar coligações competitivas para atender o coeficiente eleitoral. A cada 30 mil votos, o partido (ou sua coligação) emplaca um representante.
No PSD tem até rebelião dos candidatos a deputados estaduais: eles não querem o presidente José Hermínio Coelho (Porto Velho) como concorrente e todos o estimulam para que dispute uma cadeira a Câmara dos Deputados. Para eleger um deputado federal, estimativas atualizadas dão conta da necessidade do partido (ou coligação) alcançar 110 mil votos para garantir um representante.
A indicação
Promete bons rounds a indicação de vice da chapa do governador Confúcio Moura. O PSB fez sua lista tríplice, o mesmo já fez o PT e o PDT não saiu do páreo mantendo o nome do vice-governador Airton Pedro Gurgacz nas paradas. Confúcio não é bobo e nem nada, não se meteu na coisa e nem deu um pio sobre o assunto. Nos bastidores fala que a base aliada tem que entrar em consenso.
A condenação
O financiador de campanhas eleitorais – de vereador a governador - Ceará Miséria – atualmente com parte da família abrigada no gabinete de um deputado estadual – foi condenado a dois anos e meio de prisão no regime semi-aberto pela compra de votos nas eleições passadas. Toda eleição o miliardário financia campanha e depois cobra a conta indicando secretários e cargos comissionados polpudos na ALE e no governo.
A derrota
A União, o estado e os municípios estão perdendo a guerra contra o tráfico de drogas e a violência nos estabelecimentos de ensino. Em Porto Velho a coisa desandou de vez. Em algumas praças e avenidas se vende crak descaradamente. Nos colégios os meninos estão resolvendo suas pendências à bala, enquanto as meninas filmam suas brigas nos celulares colocando na internet. Coisa de louco!
CONSEG ESPERA QUE O MP MOVA UMA
AÇÃO CÍVIL PÚBLICA CONTRA O ESTADO
PARA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA
Copa do Mundo
Ao defender os esforços do governo brasileiro com relação à Copa do Mundo, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse ontem que se trata de um momento único para o País. Foi uma conquista que começou com o presidente Lula e que se materializou com a presidente Dilma. “Cada time trata do seu estádio que terão aproveitamentos alternativos no futuro”, avalia.
Sem clima
Por mais que se tente os políticos não conseguiram criar clima de eleições no estado ainda. Acredita-se que as rivalidades tribais sejam mais aguçadas depois das definições das candidaturas ao governo, das nominatas ao Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa. Antes disto, ainda tem a Copa do Mundo para chamar as atenções do povo brasileiro.
Via Direta
***Uma nova leva de haitianos e senegaleses chegou a Porto Velho para suprir carência de mão de obra na construção civil (homens) e de empregados domésticas (mulheres) *** Mas a maior parte do contingente seguiu rumo para São Paulo e Campinas, onde a construção civil esta bombando *** A coleta noturna de lixo já totalmente suprida pelos imigrantes na capital
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri