Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Estão enganados aqueles que apostam, no início de um racha entre Roberto Sobrinho e Confúcio Moura


 Estão enganados aqueles que apostam, no início de um racha entre Roberto Sobrinho e Confúcio Moura  - Gente de Opinião

Ritmo de campanha

Com blitz de obras nos bairros mais populosos e pulando de programas de rádio em rádio, e de TV em TV, no horário nobre, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho adotou um ritmo de campanha eleitoral. Ele pretende influenciar decisivamente na eleição do seu sucessor e provar que é capaz de transferir votos.

 

Reforçando as paliçadas

Outro que esta se dedicando a reforçar suas paliçadas é o senador Ivo Cassol que já corre pelo estado afora visando atrair novos quadros para seu PP. Ele pediu licença do cargo no Senado, onde diga-se de passagem, andava meio apagado. Ivo que brilhou quase oito anos como governador, de fato, não é talhado a cargos legislativos.

Estão enganados aqueles que apostam, no início de um racha entre Roberto Sobrinho e Confúcio Moura  - Gente de Opinião

Um desabafo

Estão enganados aqueles que apostam, no início de um racha entre o governador Confúcio Moura (PMDB) e o prefeito Roberto Sobrinho (PT). Na verdade, esta é a melhor parceria já estabelecida até hoje entre os Palácios Presidente Vargas e Tancredo Neves. No episódio da queixa do governador nas questões de trânsito na capital, houve apenas um desabafo.

 

Pau nos prefeitos

Na verdade a maioria dos prefeitos da capital penou nas mãos dos governadores. Tomás Correia, sem apoio de Jerônimo, se ferrou. Não permitindo José Guedes ganhar asas, Raupp pouco apoiou o tucano. Carlinhos Camurça vivia as turras com Bianco e Ivo Cassol. Sobrinho foi escamoteado por Ivo e Cahulla, etc. Já, Moura e Sobrinho pulam cirandinha.

 

Jogo de poder

Em Rondônia é tradição, os governadores brecarem o crescimento de políticos em ascensão nos seus próprios partidos, matando no ninho eventuais predadores.Jerônimo Santana e Valdir Raup se relacionavam melhor com prefeitos adversários na capital. Caso de Chiquilito que obteve forte apoio deles em grandes obras.

 

Estão enganados aqueles que apostam, no início de um racha entre Roberto Sobrinho e Confúcio Moura  - Gente de Opinião

A ressocialização?

Ao tomar conhecimento da liberação pelo governo de R$ 450.000,00 para a Fundação Pilantrópica de Vilhena, só posso acreditar que o Palácio Presidente Vargas esteja pensando na ressocialização (não é o que fazem nos presídios com assaltantes?) dos irmãos peemedebistas envolvidos no saque de milhões da Assembléia Legislativa. Não consigo imaginar num outro motivo...

 
 

Estão enganados aqueles que apostam, no início de um racha entre Roberto Sobrinho e Confúcio Moura  - Gente de OpiniãoCargos federais

Com a crise no Dnitt a nomeação dos cargos de segundo escalão do governo federal teve um novo adiamento. Os partidos da base aliada da presidente Dilma Roussef em Rondônia estão inquietos e seus dirigentes já foram reclamar junto à ex-senadora Ideli Salvati, ministra das Relações Institucionais, encarregada da articulação política do Palácio do Planalto.

 

 
 

Os escalões

Como é de conhecimento geral, depois de muita costura, o governo federal tinha começado a definição das indicações para o segundo e terceiro escalões governamentais. Os dirigentes regionais de partidos esperavam emplacar seus aliados ainda em julho, mas veio o recesso parlamentar e a crise política gerada pelos corruptos do PR adiou tudo de novo.

Do Cotidiano

O prazo esgotando
 

Constituído sob medida para abrigar parlamentares – estaduais, federais, senadores - da oposição que desejam se transformar em governistas sem as punições previstas pela legislação eleitoral, o PSD –Partido Social Democrático criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab luta contra o tempo. Tem agora menos de três meses para se legalizar e disputar as eleições municipais do ano que vem.

Ainda não oficializado para disputar as eleições municipais de 2012, e Kassab já negocia com o PT a inclusão seu partido na base aliada da presidente Dilma Roussef, e numa outra ponta, tenta convencer a filiação do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf a reforçar a nova sigla.

Atormentado por tantas defecções, os Democratas estão tentando obstruir a criação da nova legenda na justiça. Pelo menos a sigla que era liberal esta criando o receio de que o PSD não se concretize para aqueles que têm a intenção de disputar as prefeituras, travando um pouco o crescimento da nova e fisiológica agremiação partidária.

O PSD cresce como mato no inverno amazônico em todos os estados em virtude do fisiologismo de deputados e senadores. Dezenas deles querem se transformar em parlamentares da base aliada do governo para assegurar o direito de nomeações no segundo escalão do governo federal já terá os mesmos direitos de outros aliados como o PP, o PR e tantos outros, ou seja, temos pela frente, um verdadeiro balaio de gatos.

Tanto as composições frankstênicas, alianças costuradas como saladas de siglas têm sido comum na política brasileira. Em Rondônia, por exemplo, o governo Confúcio Moura tem em sua base de sustentação, desde peemedebistas, passando por comunistas e democratas, até quadros cassolistas em sua estrutura de governo.

O PSD, que começa a se instalar em Rondônia sob a coordenação do deputado federal Moreira Mendes, atual presidente regional do PPS, pretende estar oficialmente criado para disputar o próximo pleito. Na capital o próprio Moreira Mendes é cogitado para a disputa.

Na luta por sua criação, as lideranças da nova legenda pretendem somar cerca de 500 mil filiações, conforme recente anuncio do seu Diretório Nacional.

 

Via Direta

*** Depois de muita polêmica, as partes envolvidas se entenderam e foi liberada pela justiça a cavalgada de abertura da Expoari neste sábado *** Ano a ano as exigências aumentam e os bocudos já falam que no ano que vem serão exigidos até fraudões para os cavalos *** Enfim, vai começar a grande festa de Ariquemes *** Eta, trem bão!

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)