Quarta-feira, 10 de julho de 2013 - 19h04
A coisa esta desandando
No auge da construção das usinas, os empresários chegaram a anunciar em Porto Velho edifícios no melhor estilo Dubai, dos Emirados Árabes; um estádio para 50 mil expectadores, entre tantas outras novidades, como um shopping center que acabou não saindo, apesar do esqueleto pronto.
Foram prometidas também obras importantes, como 100 por cento de água e esgoto, uma nova rodoviária, um centro político e administrativo do município de Porto Velho, meia dúzia de viadutos - a novela continua até hoje e nenhum foi inaugurado – e a fantástica arena de multieventos, onde seriam colocados no mesmo lugar estádio, Bumbódromo e um moderno centro de convenções.
O que restou de tudo isto é quase nada e a cada dia temos mais surpresas desagradáveis, como a suspensão da construção de 20 creches na capital e mais recentemente, a decisão da Trip/Azul/Avianca de acabar com os vôos em Rondônia, reduzindo ainda mais a oferta de assentos, causando diretamente prejuízos aos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena que eram beneficiados pelas companhias. Onde vamos parar?
Na Assembléia
O deputado Lebrão, 1º Secretário da Mesa Diretora, reuniu a imprensa ontem e prestou esclarecimentos sobre as providências da Casa de Leis, quanto ao afastamento dos deputados envolvidos pela Operação Apocalipse. Ele aguarda o recebimento dos inquéritos para iniciar os trabalhos na Comissão Processante. Sobre o deputado preso, Marcos Donadon, ele defendeu a substituição imediata.
Sem apoio
O leitor mais atento deve ter constatado que nenhum deputado estadual botou a mão no fogo pelo presidente afastado José Hermínio Coelho (PSD). E mesmo sem ter respaldo parlamentar, Hermínio anunciou uma comissão processante para punir ou cassar o governador Confúcio Moura. Ora, neste momento o governo tem maioria na ALE e até pode colocar o parlamentar para correr, se quiser.
É justificada
Ao contrário do que parte da imprensa tentou colocar, a operação Apocalipse que prendeu vereadores e afastou deputados, era mais do que justificada. Afinal, o narcotráfico estava tomando conta dos gabinetes dos deputados e dos vereadores, algo inadmissível. Tanto a justiça, com a Policia cumpriram seu papel com eficiência e merecem todo apoio da sociedade.
A armação
Não constatei injustiças dos organismos de segurança no desenrolar da Operação Apocalipse. No meu entendimento, se houve algum equívoco, foi do governador Confúcio Moura em se ausentar um dia antes de um acontecimento tão importante para o estado. Foi por isto que prosperaram os boatos de armação. Faltou estratégia governista.
Sobre estratégia
Já, a estratégia de Hermínio de tentar desmoralizar a Operação Apocalipse não vingou, porque a opinião publica constatou a gravidade do envolvimento de alguns deputados ( no caso dele de alguns assessores nomeados) e vereadores com o narcotráfico, justamente o que tem causado verdadeiras tragédias familiares no estado. Trocado em miúdos, a operação tem respaldo popular.
O lado positivo
O lado positivo – se é que se pode afirmar isto na atual conjuntura - do confronto político é que a lama dos dois lados veio à tona, tanto no Executivo como no Legislativo mais uma vez. Como se constatou, a turma do narcotráfico também estava se instalando do governo, já que Herbert Lins e boa parte da turma de Garçon – ocupavam postos relevantes na gestão Cooperação.
Os Donadons
O PMDB de Valdir Raupp, mesmo com a prisão dos deputados Natan Donadon e Marco Antônio Donadon manteve o clã no comando do partido em Vilhena. Assumiu o comando da legenda, o vereador Junior Donadon, provável candidato a Câmara dos Deputados, que deve fazer dobradinha com Rosângela Donadon a Assembléia Legislativa.
Via Direta
*** Os prefeitos rondonienses aproveitaram a marcha a Brasília para percorrer os gabinetes dos deputados e senadores da nossa bancada federal *** Eles dependem muito das emendas parlamentares para atender as demandas sociais *** Os vereadores da capital estão mais sujos do que poleiro...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis