Quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 - 20h28
As diferentes estratégias
No jogo sucessório estadual constata-se diferentes estratégias em andamento e mais adiante, quando março chegar ou até mesmo nas convenções de julho – e as promessas de definições das candidaturas acontecerem - vamos ver quem esta jogando com eficiência.
O governador Confúcio Moura atua corretamente, ao catimbar sua definição. Caso anuncie que é candidato começará a levar pau sistematicamente da oposição. Caso desista do projeto da reeleição, sua gestão acaba agora. Terá considerado um fim de governo e todas as atenções e voltarão ao seu possível sucessor quase paralisando sua máquina.
Se é da conveniência situacionista continuar enrolando até onde puder, já o ex-senador Expedito Junior age precipitadamente no tabuleiro ao se lançar candidato, adotando até blitz pelas cidades. Não existe clima de campanha – tampouco receptividade do público ainda para incursões desta natureza e além de deixar sua jornada mais cara, verá mais adiante que tudo o que é feito antes do carnaval é praticamente perdido. Por último, embora cresça muito agora – afinal é o único em campanha -, quando os outros candidatos aparecerem no pedaço mais adiante deve cair bastante nas sondagens dando a oportunidade para os inimigos lhe taxarem de cavalo paraguaio.
As recomendações
Se o prefeito Mauro Nazif (PSB) não puniu os funcionários da municipalidade envolvidos com os escândalos da gestão petista passada, merece mesmo ter as orelhas puxadas pelo Ministério Público. Seria um caso de omissão ou de compadrismo com o ex-prefeito Roberto Sobrinho que tem uma bancada de seis vereadores na Câmara Municipal entre petistas e verdes.
As melhoras
Ainda sobre a gestão dos árabes instalados no Palácio Tancredo Neves, constata-se também coisas positivas: 1 - Duas grandes frentes de combates as alagações em atividade –uma na Zona Leste e outra na Zona Sul, as regiões mais populosas 2 -Uma operação tapa buracos emergencial nas ruas e avenidas do centro 3 – O programa de iluminação pública decolou 4 – A regularização fundiária esta avançando.
John Waine
O PSD, criado recentemente com a proposta de moralizar a política brasileira, se transformou numa toca de raposas felpudas. Não se importa nem em apontar fichas sujas para sua liderança, como foi o caso de Moreirão Mendes (PSD-RO), diga-se de passagem um dos principais parlamentares brasileiros da extrema-direita, uma espécie de deputado John Waine, aquele herói do faroeste americano que não gostava dos índios.
Os entendimentos
Petistas e cassolistas avançam nas negociações para a formação de um chapão frankstênico em Rondônia. O PP de Ivo Cassol indicaria o candidato ao governo, os petistas indicariam o vice. É a chamada poção chama-derrota, a tentativa mais uma vez de juntar água com óleo, que sempre acabou em chabu. Os adversários torcem para que a chapa se concretize.
Filhinhos em ação
A temporada promete renovação política, mas uma renovação com os filhos de políticos tradicionais. Entram na parada na disputa por cadeiras a Assembléia Legislativa Raupinho (PMDB), Cassolinha (PR), Sobrinhinho (PT), Xaropinho (PSD), Paty Paulista (PTB). Para federal devem emergir Expedito Neto e Mariana Carvalho (PSDB), entre outros nomes menos votados.
Via Direta
*** No Cone Sul, impulsionada pela soja, a cidade de Vilhena segue verticalizando e com três grandes loteamentos bem sucedidos ***O município de Machadinho do Oeste assiste um novo surto migratório motivado pela construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara *** O PSB esta se esquivando em dizer se apóia ou não a coalizão pilotada pelo PMDB.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri