Quinta-feira, 11 de agosto de 2011 - 05h25
Guajará Mirim
O PMDB inaugura no final de semana sua nova sede em Guajará Mirim e vai confirmar como seu pré-candidato a prefeito na Pérola do Mamoré o ex-prefeito Isaac Bennesby. O evento será prestigiado pelo presidente regional Orestes Muniz, pelo casal Raupp, ex-senador Amir Lando etc.
Nome lançado
Em sua passagem por Guajará Mirim o deputado estadual Valter Araújo (PTB-Porto Velho), presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia lançou o ex-vereador Vanderlei Oliveira Brito como postulante a prefeitura local. Araújo que ambiciona disputar o Senado em 2014 vai reforçando suas paliçadas no interior.
Com aliados
A recomendação nacional do PT é que o partido caminhe com os aliados nas eleições municipais do ano que vem. Em Rondônia a orientação dificilmente será seguida já que os partidos da base aliada da presidente Dilma Roussef terão candidaturas próprias, a começar pelo próprio PT, onde o vereador Cláudio Carvalho pinta como ungido do prefeito Roberto Sobrinho.
Em Porto Velho
Também a base de sustentação do governador Confúcio Moura se apresenta rachada para as eleições municipais. PMDB, PT, PDT, DEM, PV, PSB e demais legendas tem interesses dispares para 2012 na capital e no interior do estado. Em Porto Velho, por exemplo, os nomes do PMDB estão liderando as primeiras pesquisas.
O monopólio
Já tão denunciados pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) as criticas aos cartéis do leite em Rondônia voltam à tona com ácidas criticas do presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM, Laerte Gomes. O leite representa muito para a economia do estado e o monopólio dos laticínios causa sérios prejuízos aos pequenos produtores.
Em Brasília
O senador Acir Gurgaz (PDT-RO) que preside a Comissão da Agricultura tem se posicionado no Congresso sobre a situação precária dos produtores de leite e nas audiências públicas realizadas em Rondônia o tema foi tratado com prioridade. Acir enfatiza que a classe precisa ser mais valorizada e isso esta sendo cobrado em Brasília.
Líder da oposição?
Já o senador licenciado Ivo Cassol deve ter ficado enciumado com o surgimento de um novo “líder da oposição” em Rondônia – Entenda se for possível cara-pálida rondoniense: Confúcio se tornou um crítico ácido do seu próprio governo pela internet – e então Ivo voltou ao estado para demarcar território esturrando como uma onça furiosa. Coisa de Louco!
Carne de jacaré
Até o final do ano o consumidor rondoniense estará saboreando carne de jacaré, abatido pelo frigorífico da Associação dos Moradores do Cuniã. A entidade estuda promover degustação em Porto Velho para imprensa, donos de restaurantes, açougues, professores, estudantes e no para os operários nas usinas de Jirau e Santo Antônio. Demorô!
Do Cotidiano
Gastança na Copa
Nenhum país em crise teria a coragem de bancar as próximas grandes e caríssimas competições mundiais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. É o Brasil que vai dar a um mundo em ruínas essas duas festas esportivas. São as tristezas do povo brasileiro, no entanto, que já custeiam toda essa alegria.
O Brasil marcha para fechar o ano devendo a soma astronômica de dois trilhões de reais. Só em primeiro de julho venceram contas no montante de quase R$ 120 bilhões, equivalentes ao custo de quatro usinas similares à de Belo Monte e três vezes o valor anual necessário para resolver os problemas de infraestrutura no País. O que se gastou num só mês, portanto, foi o triplo do que seria necessário gastar num ano inteiro em infraestrutura.
Com um déficit habitacional ao redor de sete milhões de moradias, hospitais e escolas públicas em más condições há uma enorme dívida social a resgatar e ela deveria ser a prioridade.
No entanto, o turismo é o negócio da hora. Quando o medo do terrorismo aéreo se desvanecer de vez, apagando as últimas lembranças das tragédias do 11 de setembro de 2001 nos EUA, a circulação aérea terá recuperado plenamente o espaço perdido.
A necessidade de promover de imediato a infraestrutura para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas joga forte nesse aspecto, já que as obras aeroportuárias vindas na esteira dessas grandes promoções esportivas vão perdurar.
Se isso deve ser posto na conta positiva, entretanto, não podemos ignorar que as rodovias são responsáveis por 61% do transporte no País, de acordo com estudo feito pela Confederação Nacional de Transporte.
Note-se que do total de 1,7 milhão de quilômetros de estradas existentes no Brasil, apenas 12% dela são pavimentadas. O frete brasileiro seria 28% mais barato se todas as vias nacionais tivessem condições ideais de pavimentação, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Estima-se que o Brasil vai gastar com as obras da Copa o triplo de todos os recursos previstos para aplicar na melhoria das condições rodoviárias brasileiras nos próximos cinco anos. Mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, pode afirmar com certeza quanto o Brasil vai gastar com a Copa do Mundo.
Via Direta
*** O presidente regional do PV Lindomar Garçon abriu entendimentos para se lançar pré-candidato a prefeito em Porto Velho *** Seu nome já aparece bem nas primeiras sondagens eleitorais *** Enquanto Garçon se anima o ex-deputado federal Miguel de Souza (PR) vai tirando seu time de campo.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri