Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Existe um longo caminho até as convenções...


Existe um longo caminho até as convenções... - Gente de Opinião

Contagem regressiva

Aberta a contagem regressiva para as convenções partidárias de junho, que por exigência da legislação eleitoral vão sacramentar oficialmente as candidaturas ao governo, ao Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa, os caciques aceleram as costuras de alianças, mas muita coisa ameaça ser deixada para última hora, como é o caso da escolha do vice do governador Confúcio Moura.

Também se aguardam definições oficiais sobre as pendências do pré-candidato ao governo Expedito Junior (PSDB) que festeja o crescimento do seu presidenciável Aécio Neves e do postulante ao Senado Moreira Mendes (PSD), que enfrenta insurreição no seu partido com a rebelião do deputado estadual Hermínio Coelho que também almeja disputar o mesmo cargo.

Se o que se fala nos bastidores é verdade, teremos no primeiro pelotão quatro candidaturas: 1 – Confúcio Moura (PMDB) 2 – Expedito Júnior (PSDB) 3 – Ivone Cassol (PP) 4 – Padre Tom (PT). No agrupamento cassolista corre por fora Maurão de Carvalho (PP) e no Frentão, liderado por Expedito, Neodi Carlos (PSDC) cotado para ser vice esta a espreita para substituir o tucano em caso de impedimento.

Outra coisa que está gerando dor de cabeça aos partidos é a formação de nominatas competitivas para a disputa da Câmara dos Deputados e ALE. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido até as convenções.


 

Gente de OpiniãoO punhal da traição

Neste final de semana fiquei contabilizando as punhaladas políticas só neste início de ano. Vejam algumas: 1- Ivo Cassol estimulou Neodi a concorrer o governo e não cumpriu o acordo 2 – O PSOL laçou Beto Cantanhede ao governo, que foi apunhalado por Pimenta de Rondônia 3 – Moreirão caprichou no punhal da traição nas costas de Hermínio, barrando sua candidatura ao governo pelo PSD 4 – O PV lançou ao governo Marcos Sussuarana, que acaba de ser atraiçoado por Luizinho Goebel. E por ao vai...

Gente de OpiniãoDecisão adiada

O grupo político ligado ao senador Ivo Cassol, que tinha programado reunião na fazenda do senador na Zona da Mata para decidir quem seria o candidato ao governo do agrupamento, acabou transferindo o encontro para sexta-feira. O mistério continua: quem será o candidato cassolista? Maurão, Raposao, Carlos Magno, Jaqueline, Ivone, haverá  aliança com o PT?

Gente de OpiniãoA fidelidade

Amigos ligados ao vereador Nilton César, presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná desmentiram os boatos dando conta de uma virada de casaca para Expedito, como foi noticiado nesta coluna, na semana passada. Segundo eles, Nilton César continua fiel a campanha do governador Confúcio Moura e tem compromisso junto ao prefeito Jesualdo Pires de participar da aliança governista.

Nova fronteira

O presidente da Federação da Agricultura de Rondônia Chico Padre projetou a região de Nova Mamoré como à próxima fronteira agrícola rondoniense nos próximos anos. Segundo ele, Nova Mamoré tem um dos maiores rebanhos bovinos do estado e já se constitui na terceira bacia leiteira rondoniense, perdendo apenas para Ouro Preto e Jaru, regiões mais tradicionais na atividade.

Gente de OpiniãoVice de Confúcio

A questão da escolha do vice do governador Confúcio Moura continua gerando uma série de especulações. Por isto, o sindicalista Daniel Pereira, pré-candidato a Câmara dos Deputados pelo PSB negou qualquer possibilidade de entrar na disputa por este cargo, já que ele tem compromisso com o prefeito Mauro Nazif e com o diretório nacional de reforçar a nominata do partido à Câmara Federal.


 

Via Direta

Gente de Opinião*** O deputado afastado Cláudio Carvalho (PT) esta retornando a casa de leis depois de afastamento por um período de 60 dias ***. É um amargo regresso, volta com um carimbo forte na testa – o envolvimento com o crime organizado - que vai prejudicar em muito sua campanha a reeleição *** OGente de Opinião governador Confúcio Moura esta em Brasília tentando alinhavar definições para a peleja a sua reeleição com caciques aliados e a bancada federal.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)