Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 - 18h56
O clima de otimismo
Depois de marchas e contramarchas, idas e vindas e lambanças para todos os gostos já se respira um clima de otimismo no Palácio Tancredo Neves quanto a 2014. Tudo em decorrência da chegada do maquinário adquirido – são mais de 115 unidades para atender desde drenagem até limpeza pública – que devem ser entregues daqui a 90 dias.
Com tudo isto a disposição, a gestão dos árabes deverá mostrar outra cara, em condições de mostrar serviço. Recursos não devem faltar, pois conforme o prefeito Mauro Nazif a arrecadação aumentou e ele conseguiu até perdoar o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano–IPTU e sustar mais um aumento na tarifa de transportes coletivos.
Nazif foi um baita vereador, um dos melhores deputados estaduais – chegou apanhar pela causa dos servidores em manifestações de rua – e um deputado federal de primeira grandeza. Por isto a expectativa em torno do seu primeiro ano em cargo executivo era muito grande.
Sem experiência administrativa, sem estratégia em comunicação e com um legado terrível do antecessor Roberto Sobrinho, nosso alcaide atual apanhou muito no primeiro ano e passou a pior imagem para a opinião publica pela falta de atitude, por não mexer nas pastas que não funcionam. Mas 2014 pode ser o ano da sua reabilitação.
Muito frankstênica
As conversações políticas neste início do ano estão sendo intensificadas para definir o quadro sucessório estadual nas eleições de outubro. O governador Confúcio Moura e seu principal articulador, o presidente nacional do PMDB Valdir Raupp estão construindo uma aliança gigantesca – e muito frankstênica – onde podem ser incluídos os antigos desafetos PP de Ivo Cassol, do PT de Roberto Sobrinho e o DEM de José Bianco.
A repercussão
Repercutiu – e embananou de vez – a disputa pela indicação do vice na chapa do governo Confúcio Moura. Ontem o presidente regional do PDT Acir Gurgacz, que percorre o estado deste a virada do ano, confirmou que o partido bateu o martelo para manter o vice, no caso Airton Gurgacz. Também pleiteiam a indicação o PSB de Mauro Nazif, o PP de Ivo Cassol, o PT do Padre Tom.
Mais processo
O deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) agastado com denuncias do jornal Madeirão anunciou que entrará com processo por calunia e injúria contra seus editores. Luizinho anunciou a medida numa entrevista concedida a uma emissora de rádio. Recentemente ele queixou-se de uma campanha difamatória com a distribuição de 30 mil exemplares do mesmo jornal no Cone Sul e Região de Alvorada.
Coração balança
O apoio do senador Ivo Cassol, apesar do desgaste com sua recente condenação, tem sido muito disputado por antigos desafetos. O PMDB de Valdir Raupp aceita que ele indique o vice ma chapa do governador Confúcio Moura. Nos bastidores também se sabe que o PT buscou aliança com o PP. Mesmo ficha suja, Ivo continua requisitado.
No Cone Sul
O ex-senador Expedito Junior, presidente estadual dos tucanos abriu visitações no Cone Sul com vistas a reforçar as paliçadas da sua aliança. Ele negou com veemência que tenha entrado em acordo com o atual governador Confúcio Moura para retirar sua candidatura. Ele afirmou que no encontro com o governador comunicou que era candidato e não abdicaria da sua intenção.
As creches
Das 6 mil creches prometidas pelo governo Dilma Roussef nos últimos anos, segundo recente levantamento divulgado, só foram entregues 22%. Em Rondônia, proporcionalmente a coisa é mais ou menos igual, mas conforme informações da prefeitura de Porto Velho até o final do ano mais de uma dúzia estará concluída. Melhor assim.
Via Direta
*** A TV Jornet, Canal 25, agora é retransmissora da TV Meio Norte, do Piauí. Com direito a programação de sacanagem e tudo *** A bruxa atacou os diários por problemas técnicos nos últimos dias *** O Estadão deixou de circular no domingo, o Madeirão na terça e no Diário publicaram coluna equivocada, de quatro meses atrás. Coisa fantasmagórica aqui, coisa de louco!
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina