Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 - 18h56
O clima de otimismo
Depois de marchas e contramarchas, idas e vindas e lambanças para todos os gostos já se respira um clima de otimismo no Palácio Tancredo Neves quanto a 2014. Tudo em decorrência da chegada do maquinário adquirido – são mais de 115 unidades para atender desde drenagem até limpeza pública – que devem ser entregues daqui a 90 dias.
Com tudo isto a disposição, a gestão dos árabes deverá mostrar outra cara, em condições de mostrar serviço. Recursos não devem faltar, pois conforme o prefeito Mauro Nazif a arrecadação aumentou e ele conseguiu até perdoar o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano–IPTU e sustar mais um aumento na tarifa de transportes coletivos.
Nazif foi um baita vereador, um dos melhores deputados estaduais – chegou apanhar pela causa dos servidores em manifestações de rua – e um deputado federal de primeira grandeza. Por isto a expectativa em torno do seu primeiro ano em cargo executivo era muito grande.
Sem experiência administrativa, sem estratégia em comunicação e com um legado terrível do antecessor Roberto Sobrinho, nosso alcaide atual apanhou muito no primeiro ano e passou a pior imagem para a opinião publica pela falta de atitude, por não mexer nas pastas que não funcionam. Mas 2014 pode ser o ano da sua reabilitação.
Muito frankstênica
As conversações políticas neste início do ano estão sendo intensificadas para definir o quadro sucessório estadual nas eleições de outubro. O governador Confúcio Moura e seu principal articulador, o presidente nacional do PMDB Valdir Raupp estão construindo uma aliança gigantesca – e muito frankstênica – onde podem ser incluídos os antigos desafetos PP de Ivo Cassol, do PT de Roberto Sobrinho e o DEM de José Bianco.
A repercussão
Repercutiu – e embananou de vez – a disputa pela indicação do vice na chapa do governo Confúcio Moura. Ontem o presidente regional do PDT Acir Gurgacz, que percorre o estado deste a virada do ano, confirmou que o partido bateu o martelo para manter o vice, no caso Airton Gurgacz. Também pleiteiam a indicação o PSB de Mauro Nazif, o PP de Ivo Cassol, o PT do Padre Tom.
Mais processo
O deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena) agastado com denuncias do jornal Madeirão anunciou que entrará com processo por calunia e injúria contra seus editores. Luizinho anunciou a medida numa entrevista concedida a uma emissora de rádio. Recentemente ele queixou-se de uma campanha difamatória com a distribuição de 30 mil exemplares do mesmo jornal no Cone Sul e Região de Alvorada.
Coração balança
O apoio do senador Ivo Cassol, apesar do desgaste com sua recente condenação, tem sido muito disputado por antigos desafetos. O PMDB de Valdir Raupp aceita que ele indique o vice ma chapa do governador Confúcio Moura. Nos bastidores também se sabe que o PT buscou aliança com o PP. Mesmo ficha suja, Ivo continua requisitado.
No Cone Sul
O ex-senador Expedito Junior, presidente estadual dos tucanos abriu visitações no Cone Sul com vistas a reforçar as paliçadas da sua aliança. Ele negou com veemência que tenha entrado em acordo com o atual governador Confúcio Moura para retirar sua candidatura. Ele afirmou que no encontro com o governador comunicou que era candidato e não abdicaria da sua intenção.
As creches
Das 6 mil creches prometidas pelo governo Dilma Roussef nos últimos anos, segundo recente levantamento divulgado, só foram entregues 22%. Em Rondônia, proporcionalmente a coisa é mais ou menos igual, mas conforme informações da prefeitura de Porto Velho até o final do ano mais de uma dúzia estará concluída. Melhor assim.
Via Direta
*** A TV Jornet, Canal 25, agora é retransmissora da TV Meio Norte, do Piauí. Com direito a programação de sacanagem e tudo *** A bruxa atacou os diários por problemas técnicos nos últimos dias *** O Estadão deixou de circular no domingo, o Madeirão na terça e no Diário publicaram coluna equivocada, de quatro meses atrás. Coisa fantasmagórica aqui, coisa de louco!
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri