Quarta-feira, 26 de setembro de 2012 - 07h54
Fase de debates
Na próxima semana começa a fase de debates em Porto Velho, sendo uma grande oportunidade para os candidatos crescerem ou desabarem de vez. Na campanha passada foi nesta etapa que Lindomar Garçon (PV) afundou. Nesta campanha ele está melhor preparado e garante que não vai dar vexame.
Com vantagem
No confronto cara a cara, acredito que Mauro Nazif (PSB) e Aluízio Vidal (PSOL) poderão fazer alguma diferença contra os concorrentes. Nazif, porque além da qualidade parlamentar, pela experiência de tantos embates. Vidal por ter propostas novas e língua bem afiada.
Coisa repetitiva
Quem tem coragem de assistir o horário eleitoral em Porto Velho constata entre os candidatos a prefeitura da capital propostas repetitivas. Seja nos transportes coletivos – com um terminal central de integração e tarifa unificada – a saúde - com a construção de um pronto socorro municipal.
Corrida maluca
A eleição em Porto Velho se transformou numa corrida maluca e cada candidato esta fazendo suas regras na tentativa de desqualificar seus oponentes. Isto ficará mais evidente nos debates que começam na semana que vem, já que o jogo ainda esta aberto.
Quebrando o pau
Não convidem à historiadora Yeda Borzakov e a bailarina da Praça para tomar tacacá na mesma mesa. Num dos seus livros a historiadora homenageou a personagem folclórica de Porto Velho e a reclamante bailarina foi incitada a cobrar direitos de imagens. E é o que ela esta fazendo.
Deram as caras
Os ex-governadores Ivo Cassol e João Cahula deram as caras na campanha da capital, participando da grande carreata de Mário Português (PPS) no final de semana. Estão otimistas e acreditam que vão colocar o afilhado no segundo turno para azedar a vida dos desafetos petistas.
Pequeno David
No mesmo dia em que o milionário Português deu uma demonstração de poder econômico e de força automobilista na sua carreta, Aluízio Vidal fazia uma caminhada quase solitária nas ruas da capital para protestar contra a poluição e tanto carro na rua. É o pequeno David x gigante Felisteu.
Blitz do Sobrinho
O prefeito Roberto Sobrinho é o principal cabo eleitoral de Fátima Cleide nesta reta de chegada. E é ele o grande responsável pela queda de intenções de votos ao candidato Lindomar Garçon (PV) nos últimos dias em cada invasão, em cada rua asfaltada, em cada bolsa família.
Do Cotidiano
O jogo do vale tudo
Até agora, exceto uma trapacinha aqui ou acolá, a campanha tinha até apresentado um bom nível em Porto Velho. Mas chegando na reta de chegada, acumulam-se os ataques, o jogo rasteiro e as pesquisas fraudadas. Muita lama a vista, nos próximos dias, caro leitor. É a reta final.
Com o eleitorado muito fragmentado, tudo se encaminha para uma eleição em dois turnos. Até poucos dias Lindomar Garçon (PV) liderava com folga a corrida sucessória na capital e tinha uma vaga praticamente garantida para a próxima fase. Como tudo embolou, a eleição ficou mais acirrada, porque agora pelo menos cinco candidatos estão envolvidos diretamente na busca das duas vagas. O próprio Garçon, Mário Português, Mariana Carvalho, Mauro Nazif e Fátima Cleide.
De três a cinco pontos percentuais de intenção de vagas separam hoje o 5º lugar do candidato de ponta. É quase um empate técnico. Com isto, temos um vale tudo para influenciar o eleitor, e a pesquisa “fanta” tem sido típica nos últimos anos em casos tão equilibrados.
Não tenho dúvidas. O Ibope – que teve a pesquisa suspensa pela justiça neste final de semana - ao omitir o nome de Mário Português (PPS) nos cruzamentos de segundo turno, fez a coisa deliberadamente para prejudicar um candidato em curva ascendente, já disputando a ponteira com mais dois concorrentes. Não é surpresa. O instituto repete o que tem sido uma rotina nos últimos anos.
Até descobrir quem pagou a missa encomendada do Ibope vai longe e passam as eleições, enquanto isto, teremos a difícil missão de identificar as sondagens que estão “batendo”, porque vários institutos locais apresentam “parentesco” com o Ibope.
Com o verdinho Garçon ainda com alguma gordurinha para queimar, Mário Português e Mariana Carvalho se apresentam com súbita alta. Mas os debates que vão começar agora e devem mostrar mais qualidade dos candidatos Mauro Nazif (PSB) e Aluizio Vidal (PSOL). Os últimos têm encontrado bom apoio nos evangélicos e nos formadores de opinião.
Por último, também devemos registrar o renascimento de Fátima Cleide (PT) na campanha. Até duas semanas atrás ela era considerada uma “sem chances”, inclusive de alçar vaga no segundo turno, mas a petista voltou ao jogo pelas mãos do prefeito Roberto Sobrinho.
Via Direta
*** O destino do lixo na capital é um dos mais sérios problemas a serem resolvidos pelo próximo prefeito *** Com as eleições, os candidatos a vereança buscam votos nas invasões prometendo regularização *** Lurdinha do PT surpreende na reta final em P. Médici.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri