Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fenômeno Roberto Sobrinho inspira políticos desconhecidos


Em 2004, quando disputou a Prefeitura de Porto Velho pela primeira vez o então sindicalista Roberto Sobrinho (PT) era um político do baixo clero, com densidade de votos semelhante a de um inspetor de quarteirão. Nem ao cargo de vereador tinha conseguido se eleger nas suas inglórias tentativas.Fenômeno Roberto Sobrinho inspira políticos desconhecidos  - Gente de Opinião

As pesquisas eram claras naquele ano, na sua largada inicial para o pleito: o veterano Mauro Nazif, com 68 por cento de intenções de votos e, ele, o desacreditado Roberto Sobrinho, que se sagraria vitorioso mais, tarde, com magérrimo um por cento.

Na esteira da popularidade de Lula, de uma militância aguerrida e do voto de protesto contra a aliança celebrada entre Mauro Nazif com o então prefeito Carlinhos Camurça, Roberto Sobrinho embalou o pé, faturou a eleição, fez uma boa gestão e logrou a reeleição em turno único em 2008. E se tivesse mais reeleição, emplacaria mais um mandato já que tem redutos sólidos nos maiores eixos operários – as zonas leste e sul – onde está concentrada a grande maioria do eleitorado da capital.

O fenômeno Roberto Sobrinho, que saiu do nada para se eleger prefeito não é uma novidade em Rondônia. Ex- Governadores como Oswaldo Piana, Valdir Raupp, José Bianco e Ivo Cassol também não eram favoritos quando disputaram o governo pela primeira vez e viraram o jogo. O mesmo aconteceu com o atual governador Confúcio Moura, que patinava no terceiro lugar das pesquisas até 40 dias antes das eleições de 2012.

Com tantas zebras nas pelejas ao governo do estado e na prefeitura da capital, dezenas de políticos – alguns quase desconhecidos - estão se lançando à aventura de disputar a prefeitura da capital. Alegam que a eleição esta em aberto e que todo mundo tem chances iguais.

Assim sendo personagens quase anônimas como Walni Cavalheiro, pré-candidato do PMDB que não se elegeu nem a vereador em Ji-Paraná na década passada, acredita piamente que será prefeito da capital e já projeta alianças.

Nomes de baixa densidade eleitoral como os vereadores Marcelo Reis, Mariana Carvalho e Bosco da Federal também pensam em entrar na peleja.

Postulantes do baixo clero da política local proliferam e só tem aumentado. Alguns em ascensão, outros atentos às oportunidades e inspirados na vitória fenomenal de Roberto Sobrinho na década passada.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)