Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fichas sujas e parentes


 Fichas sujas e parentes

Dezenas de políticos fichas sujas, parentes e agregados apresentaram documentação para análise de registro perante o Tribunal Regional Eleitoral –TRE.  Até serem julgados todos os recursos já será agosto quando o cara- pálida eleitor rondoniense finalmente saberá quem terá condições realmente de disputar cargos eletivos neste ano.Fichas sujas e parentes - Gente de Opinião

O impressionante da coisa é que nomes 100 por cento ficha suja não hesitaram em se lançar candidatos. Como antecipadamente sabem que no final seus registros serão indeferidos também lançaram os nomes de filhos, esposas, tios e sobrinhos. Em alguns casos, onde houve congestionamento de fichas sujas com briga renhida em família – cito o caso dos Donadons em Vilhena – para serem definidos os postulantes a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados para as cadeiras perdidas por Marcos Donadon (ALE) e Natan Donadon (Câmara dos Deputados). Como se sabe ambos continuam presos pelo desfalque de milhões no Poder Legislativo estadual.

Enfim, como temos fichas sujas em todos os níveis das disputas eleitorais, caberá ao eleitorado rondoniense separar o joio do trigo. São tempos bicudos e garimpar um nome que entusiasme não esta nada fácil.

As invasões

Porto Velho tem um problema crônico de invasões pela periferia desde os idos de Raquel Cândido e do falecido Índio na década de 80. A coisa aumenta em anos de eleições, por isto algumas regiões já recebem carga. Nem bairros mais próximos ao centro, como é o caso do Areal da Floresta, escapam das manipulações de invasores profissionais. Temos áreas destinadas a escolas e creches invadidas.

Uma homenagem

Pela primeira vez teremos uma candidata à vice-governadora ribeirinha, do Baixo Madeira. Trata-se da professora Maria Reginilce, indicada pela Frente de Esquerda, que une o PSOL e o PSTU, tendo como cabeça de chapa Nascimento da Silva, mais conhecido como Pimenta de Rondônia. É uma chapa puro sangue do PSOL e puro sangue de Porto Velho.

Devastadora

No papel, a chapa à Câmara dos Deputados liderada pelo PMDB é demolidora. Constam entre tantos, nomes com Marinha Raupp, Lucio Mosquini, Lindomar Garçon e Amir Lando (PMDB), Nilton Capixaba, Ernandes Amorim e Fogação (PTB), Marcos Rogério e Dalton di Franco (PDT), Mário Medeiros e Almir Suruí (PSB). A estimativa inicial é da aliança emplacar de cinco a seis eleitos.

Puro sangue

Também impressiona o chapão puro sangue do PT a Assembléia Legislativa na capital e com nomes fortes também do interior do estado como é o caso do ex-prefeito Volpi de Buritis. Com três deputados estaduais disputando a reeleição, mais vereadores do porte de José Wildes, os petistas de Padre Ton estão esperançosos de garantir uma boa representatividade no parlamento estadual.

Fato pitoresco

Um dos fatos pitorescos da temporada foi à tentativa de registro da candidatura ao governo do estado pelo advogado José Alves, funcionário de carreira da Assembléia Legislativa. Ele tentou registrar sua postulação pelo PSDB, que já tinha aprovado em convenção o nome de Expedito Júnior. O tucano preferiu não comentar a atitude do candidato genérico.

Via Direta

*** Com 2.150 eleitores, o município de Pimenteiras, no extremo Sul rondoniense tem o menor eleitorado do estado para as eleições de outubro *** Porto Velho ficou surpresa com o repiquete do final de semana no Rio madeira. O fenômeno acontecia depois da Páscoa *** O vereador Marcelo Reis (PV-Porto Velho) desistiu de disputar cadeira a Assembléia Legislativa. Optou pela carreira de apresentador de TV.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)