Domingo, 14 de setembro de 2014 - 07h58
Finalmente, a ponte
Nesta segunda-feira, com a presença da presidente Dilma Roussef, ministros, senadores e lideranças estaduais, finalmente será inaugurada a ponte sobre o Rio Madeira. Um projeto acalentado pelos rondonienses há mais de 30 anos, mas que sempre era deixado de lado pelo contingenciamento de recursos do governo federal. Justamente por este motivo a ponte na região do Abunã tem sido postergada há uma década.
Do outro lado da ponte, em Porto Velho, esta nascendo uma nova cidade. Já existem bairros criados, desde o conjunto habitacional que atendeu os moradores do bairro da Balsa até invasões e loteamentos populares clandestinos recentes.
Fotos Ivo Feitosa
Cabe a prefeitura municipal de Porto Velho, com apoio do governo estadual, ordenar este crescimento, que com esta inauguração tende a se acentuar nos próximos anos. O primeiro passo seria incluir a nova região no plano diretor para direcionar o crescimento, buscando dotar os bairros que estão nascendo da infra-estrutura necessária.
Um dos primeiros problemas a serem resolvidos do lado de lá da ponte, na BR 319, é a regularização fundiária. Em algumas invasões a disputa de terrenos é acirrada e volta e meia a coisa se decide na base das peixeirada, como vimos na semana passada. Coisa de louco!
Ú l t i m o A d e u s
Tivemos um meio de semana triste com o falecimento e o enterro do ex-governador Jerônimo Santana em Brasília. Já temos alguns governadores ilustres no andar de cima, dos anos 80 para cá, primeiro Teixeirão e agora o popular Bengala. Tive a oportunidade de conhecer os dois pessoalmente e cada um deixou legado importante. Teixeirão, o herói da batalha pelo estado, Bengala pela estrutura rodoviária do novo estado.
Briga renhida
Os últimos dias de campanha prometem uma disputa renhida entre o tucano Expedito Junior (PSDB) e coligação Muda Rondônia e o governador Confúcio Moura (PMDB) e da coligação Rondônia no Caminho Certo. Tão certo que teremos segundo turno, é a disputa equilibrada entre as duas forças da política regional, numa guerra de pescoço a pescoço como definiu o próprio governador recentemente.
Festa do Diário
Na festa dos 21 anos do Diário da Amazônia, não poderia deixar de registrar presenças ilustres, de quem admiro muito, como o procurador Reginaldo Trindade, o decano dos jornalistas Euro Tourinho que é uma personalidade histórica da nossa imprensa, do Celso da Eucatur, que teve um papel importante na fundação deste rotativo. E ninguém lembrou do Bedin, que foi um verdadeiro capataz na construção do prédio na Joaquim Nabuco.
Orgulho
O patriarca da família Gurgacz, seu Assis, durante seu discurso sobre os 21 anos da criação do Diário fez questão de lembrar os antigos funcionários da casa e o crescimento profissional do nosso editor Marcelinho Freire, que na inauguração do jornal em 1993, era digitador e arquivista. O grupo Eucatur, conforme lembrou nossa diretora, Ana Gurgacz emprega 15 mil funcionários em vários estados brasileiros.
Uma britz
O deputado federal Moreira Mendes (PSD-Porto Velho), candidato ao Senado pela coligação Muda Rondônia, esta dando uma britz em Porto Velho nesta reta final de campanha. Moreirão leva a tiracolo o filho Moreirinha a deputado federal. Ambos têm apoio do presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho, que disputa a reeleição pelo mesmo partido.
Via Direta
*** Scheila Cassol, Agnaldo Muniz e Luis Claudio são os candidatos melhor avaliados pelo instituto IRPE na região de Pimenta Bueno na peleja pela Câmara dos Deputados *** O prefeito de Vilhena Zé Rover quer eleger seu ungido Vanderlei Graebin a ALE. Seu rival o ex-prefeito Melki Donadon fechou com Rosangela Donadon *** É uma disputa equilibrada em Vilhena. Já tem Goebel também nas paradas.
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTE DOMINGO
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri