Domingo, 7 de setembro de 2014 - 00h01
A Contagem Regressiva
Com a contagem regressiva das eleições de outubro já correndo e com as pesquisas sinalizando possivelmente um segundo turno entre o governador Confúcio Moura (PMDB) e o tucano Expedito Júnior, os bastidores se voltam para a costura de alianças. Nesta altura do campeonato já se vê pouco terreno para uma reviravolta e até para uma provável zebra.
Esta bem claro que Expedito Júnior esta vencendo seu embate pessoal com o seu arquiinimigo Ivo Cassol, botando enorme diferença sobre a candidata Jaqueline, irmã do ex-governador, o que deixa o tucano numa zona de conforto para o segundo turno. Sem condições de alcançar o tucano, a candidata Cassolista dispara suas baterias contra o governador Confúcio Moura, buscando polarização e tentando um lugar ao sol no segundo turno, mas a máquina partidária governista não esta dando mole.
As sondagens eleitorais demonstram que se trata de um pleito em dois turnos em Rondônia e todas projeções indicam que na etapa seguinte o governador terá mais possibilidade de contar ao seu lado cassolistas e petistas do Expedito.
Deve ser destacado ainda, que de 1994 para cá, quem ganhou o primeiro turno levou o segundo de goleada, mesmo com todas as alianças firmadas.
As sabatinas
Durante uma semana, o SGC promoveu sabatinas com os candidatos ao governo do estado. As queixas foram generalizadas e alguns deles se disseram perseguidos nos confrontos. Assessores e puxas-sacos sensíveis às causas dos chefes se descabelaram e por aí afora. Mas nossa rede de emissoras de radio e televisão cumpriu seu papel fazendo uma sabatina de verdade e não as entrevistas faz de contas que se pratica por ai.
C o l e t a d e l i x o
A coleta de lixo em Porto Velho padece com maldições das almas penadas dos idos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Quando a coisa começava a andar com a licitação tudo desmoronou novamente em vista da decisão do Tribunal de Contas do Estado –TCE suspender o certame. Nada anda por aqui, assim já foi com o sistema de água, assim já foi com os protocolos para a coleta de esgoto domiciliar etc.
Receio dos colonos
Os tucanos rondonienses – ligados as frentes de colonização na Ponta do Abunã e região da Nova Mamoré – preferem votar na presidenta Dilma Rousseff representante do tradicional adversário PT no segundo turno do que na acriana Marina Silva. Temem por embargos nas serrarias e nas propriedades rurais caso a candidata do PSB vença o pleito. Os petistas sabem tocar terror...
Na reta final
O senador Acir Gurgacz (PDT) recebe durante a semana duas importantes manifestações de apoio para sua campanha de reeleição: do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e do ex-deputado federal Lindomar Garçon (PMDB). Ambos são candidatos de ponta, atingindo segmentos diferenciados do eleitorado, integrando uma Frente Suprapartidária no projeto de reeleição do pedetista.
Haja cavaletes
É tanto cavalete dos candidatos nas principais avenidas de Porto Velho que a estratégia acabou furando e o feitiço esta se voltando contra o feiticeiro. Primeiro porque irrita os motoristas com a visão prejudicada. Além disto porque a coisa esta dando desgaste – até impropérios - principalmente para aqueles que exageraram nos tamanhos da propaganda.
Via Direta
*** O caso das formiguinhas fantasmas – isto só acontece em Rondônia - entrou no folclore político. Cabeças rolaram, coisa de louco *** O desfecho do caso da paralisação das obras da Usina Santo Antônio deixou população de Porto Velho mais tranqüiliza. Mesmo assim foram 350 demissões de operários *** O próximo convidado do programa Rondônia em Debate é a vereadora Fatinha, vice do Padre Ton.
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTE DOMINGO
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina