Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 10h38
A ausência do governador João Cahulla (PPS) prejudicou o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia realizado segunda-feira à noite pela Universidade Federal de Rondônia – Unir com transmissão ao vivo pela Record News. A qualidade do candidato do PMDB Confúcio Moura fez a grande diferença no confronto, mas o petista Eduardo Valverde também obteve uma boa performance.
A ausência do fujão Cahulla – com a desculpa de compromissos marcados anteriormente - pegou mal, mesmo porque ele tem um embate direto com Expedito Júnior (PSDB) por uma vaga ao segundo turno e precisa provar ao cassolismo que esta mais preparado que o ex-senador para merecer o legado político do ex-governador Ivo Cassol. Mesmo assim ele tem refugado os debates e até em longas entrevistas nas emissoras de televisão onde tem escalado o vice Tziu Jidaias.
Durante o encontro dos governadoraveis se viu um Expedito Junior (PSDB) com dificuldades em abordar os temas propostos embromando muito nas respostas (principalmente no tocante a meio ambiente) e Marcos Sussuarana (PSOL) se enrolando visivelmente quando foi chamado a discorrer sobre a questão de ciência e tecnologia na área de saúde.
Na falta de preparo de Expedito e Sussuarana, o candidato da “Aliança”, o ex-prefeito Confúcio Moura acabou brilhando, sempre com as respostas na ponta da língua. Moura deu um banho nos adversários.
Debate prejudicado
O debate da Unir acabou prejudicado pela ausência de um dos candidatos de ponta, o governador João Cahulla, talvez com receio de ser objeto de ataques da oposição, inventou uma desculpa esfarrapada e não compareceu. Logo ele que trabalha bem na frente do velho casarão que abriga a sede central da Unir, o local do encontro.
Cahulla, pelo que se vê, é uma antítese de Cassol, já que o ex-governador é despachado, não sem papas da língua, e encara todos os debates, sem medo. Já, o atual governador pode ser prejudicado nas pesquisas mais adiante, se continuar assim.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri