Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Governador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição


 Governador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição - Gente de Opinião



 



 

Governador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição - Gente de OpiniãoFita gravada

Os adversários do deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB-Porto Velho), que lidera a corrida sucessória na capital, já teriam uma fita pronta e editada do episódio em que ele ficou conhecido como o “dançarino da impunidade”. É só ele mostrar as caras como candidato, para o escândalo voltar a tona no horário gratuito.

Em Guajará Mirim

Com o final do recesso parlamentar, a Assembléia Legislativa volta às sessões ordinárias na próxima terça-feira, dia 02, e já no dia 9 terá sessão itinerante em Guajará Mirim, na fronteira. O presidente Valter Araújo (PTB- Porto Velho) quer discutir alternativas para fomentar a combalida economia da Pérola do Mamoré.

Mãos abanando

É importante salientar que nas sessões itinerantes já realizadas, o presidente da Casa de Leis não chegou de mãos abanando nos municípios. Nestas ocasiões, liberando recursos de emendas parlamentares para hospitais ou obras de infra-estrutura, Araújo tem demonstrado que é objetivo. Por isso a expectativa do anuncio de benefícios é grande em Guajará.

Governador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição - Gente de OpiniãoNome vetadoGovernador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição - Gente de Opinião

Em recente encontro petista o prefeito Roberto Sobrinho teria vetado seu apoio às candidaturas do deputado estadual José Hermínio e ex-senadora Fátima Cleide. Ao mesmo tempo o que se vê é que ele liberou o vereador Cláudio Carvalho para correr trecho e ele já pinta como o provável postulante do PT para as eleições municipais do ano que vem na capital.

Maior eleitor

Não há dúvidas que o alcaide seja o maior eleitor do PT na capital e isso esta mais do que demonstrado pelas primeiras sondagens eleitorais – quase 60 por cento de aprovação ns regiões mais densamente povoadas - mas ao vetar postulantes das outras correntes o ameaça de racha aumentou. Rachado, o PT vai virar uma presa para os predadores.

Governador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição - Gente de OpiniãoNão precisa...

Concluo pelo comportamento do governador Confúcio Moura, em seu blog, que não há necessidade nem de articulistas políticos e tampouco de oposição ao “Governo da Cooperação”. Isto porque, o próprio governador disseca sua gestão como um analista pela internet, lidera a oposição cobrando planejamento e eficiência, quando não taxando alguns secretários de cabeças tontas, ete e tal.

Governador Confúcio Moura não precisa de articulistas nem de oposição - Gente de OpiniãoSó sapecando...

Durante a campanha eleitoral passada, o tucano Expedito Júnior anunciou durante os programas gratuitos que o PSDB tinha 100 mil filiados em Rondônia. Desmenti e o desafiei a me enviar a tal lista de filiações e até hoje ela não apareceu, porque aquilo não era verdade. O maior partido de Rondônia é o PMDB e não tem nem a metade.

Gente de OpiniãoMais sapecada

E ainda falando em conversa mole, em release distribuído a imprensa, o presidente do Diretório Municipal do PSDB Lindomar Carreiro afirmou que seu partido conta no estado com cerca de 70 mil filiados, 30 mil a menos do que a contagem de Expedito. Mas o Sanduba esta sapecando também. Faço o mesmo desafio: mande a relação dos 70 mil filiados...

Do Cotidiano

As escolas navais

Os desdobramentos dos trabalhos da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, no Congresso Nacional, que atua no sentido de recuperar a indústria naval na Região Norte, interessa fundamentalmente a todos os estados que tem nos seus rios caudalosos sua melhor alternativa de transportes. Exceto Rondônia que é um estado beneficiado pela melhor malha viária da Amazônia, todos os demais estados da região dependem majoritariamente do transporte fluvial.

A recuperação da frota naval é uma das missões mais relevantes daquele organismo na medida em que essa melhoria vai refletir na redução de naufrágios na Amazônia. A renovação das pequenas e médias embarcações é uma antiga reivindicação das bancadas parlamentares da região em vista de tantas tragédias que tem ocorrido nos rios Madeira, Amazonas, Negro Solimões e tantos outros.

Com o grupo de trabalho formado pelo Ministério dos Transportes por sugestão da Comissão da Amazônia, especificamente para tratar da elaboração de políticas públicas para a navegação fluvial, com certeza o elevado índice de naufrágios finalmente será reduzido.

Mas os trabalhos avançam ainda em passo de tartaruga para a modernização da frota amazônica, embora já tenham sido criados subsídios para linha de crédito para esta finalidade. O grande objetivo é proporcionar mais segurança no transporte dos passageiros.

Existe, na verdade, um longo caminho ainda para que os objetivos da bancada amazônica sejam atingidos. Descobriu-se que dos créditos liberados pela Marinha Mercante do Brasil, nos últimos anos, poucos ou até nenhum foi destinado para os estados da região Norte, onde mais se utiliza o meio fluvial, onde os rios se tornaram verdadeiras estradas para o desenvolvimento regional.

Como não poderia deixar de ser foi criada uma proposta destinada a subsidiar a construção das navegações de pequeno porte. Mas além do financiamento, o poder público precisa também investir na formação técnica e acadêmica dos construtores e navegadores da Amazônia. Sem este conjunto de medidas, pouco avançaremos para solucionar estes graves problemas.

Via Direta

*** Com um arraial o PMDB promove uma festa de confraternização hoje para seus filiados em Porto Velho *** E os deputados não tiveram peito de tirar a aposentadoria dos governadores, como ocorreu nos outros estados  ***  A mdida só ficou válida para João Cahulla, o El Bigodon.*** A seca já castiga  os bairros da capital.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)