Sexta-feira, 29 de julho de 2011 - 05h28
Fita gravada
Os adversários do deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB-Porto Velho), que lidera a corrida sucessória na capital, já teriam uma fita pronta e editada do episódio em que ele ficou conhecido como o “dançarino da impunidade”. É só ele mostrar as caras como candidato, para o escândalo voltar a tona no horário gratuito.
Em Guajará Mirim
Com o final do recesso parlamentar, a Assembléia Legislativa volta às sessões ordinárias na próxima terça-feira, dia 02, e já no dia 9 terá sessão itinerante em Guajará Mirim, na fronteira. O presidente Valter Araújo (PTB- Porto Velho) quer discutir alternativas para fomentar a combalida economia da Pérola do Mamoré.
Mãos abanando
É importante salientar que nas sessões itinerantes já realizadas, o presidente da Casa de Leis não chegou de mãos abanando nos municípios. Nestas ocasiões, liberando recursos de emendas parlamentares para hospitais ou obras de infra-estrutura, Araújo tem demonstrado que é objetivo. Por isso a expectativa do anuncio de benefícios é grande em Guajará.
Nome vetado
Em recente encontro petista o prefeito Roberto Sobrinho teria vetado seu apoio às candidaturas do deputado estadual José Hermínio e ex-senadora Fátima Cleide. Ao mesmo tempo o que se vê é que ele liberou o vereador Cláudio Carvalho para correr trecho e ele já pinta como o provável postulante do PT para as eleições municipais do ano que vem na capital.
Maior eleitor
Não há dúvidas que o alcaide seja o maior eleitor do PT na capital e isso esta mais do que demonstrado pelas primeiras sondagens eleitorais – quase 60 por cento de aprovação ns regiões mais densamente povoadas - mas ao vetar postulantes das outras correntes o ameaça de racha aumentou. Rachado, o PT vai virar uma presa para os predadores.
Não precisa...
Concluo pelo comportamento do governador Confúcio Moura, em seu blog, que não há necessidade nem de articulistas políticos e tampouco de oposição ao “Governo da Cooperação”. Isto porque, o próprio governador disseca sua gestão como um analista pela internet, lidera a oposição cobrando planejamento e eficiência, quando não taxando alguns secretários de cabeças tontas, ete e tal.
Só sapecando...
Durante a campanha eleitoral passada, o tucano Expedito Júnior anunciou durante os programas gratuitos que o PSDB tinha 100 mil filiados em Rondônia. Desmenti e o desafiei a me enviar a tal lista de filiações e até hoje ela não apareceu, porque aquilo não era verdade. O maior partido de Rondônia é o PMDB e não tem nem a metade.
Mais sapecada
E ainda falando em conversa mole, em release distribuído a imprensa, o presidente do Diretório Municipal do PSDB Lindomar Carreiro afirmou que seu partido conta no estado com cerca de 70 mil filiados, 30 mil a menos do que a contagem de Expedito. Mas o Sanduba esta sapecando também. Faço o mesmo desafio: mande a relação dos 70 mil filiados...
Do Cotidiano
As escolas navais
Os desdobramentos dos trabalhos da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, no Congresso Nacional, que atua no sentido de recuperar a indústria naval na Região Norte, interessa fundamentalmente a todos os estados que tem nos seus rios caudalosos sua melhor alternativa de transportes. Exceto Rondônia que é um estado beneficiado pela melhor malha viária da Amazônia, todos os demais estados da região dependem majoritariamente do transporte fluvial.
A recuperação da frota naval é uma das missões mais relevantes daquele organismo na medida em que essa melhoria vai refletir na redução de naufrágios na Amazônia. A renovação das pequenas e médias embarcações é uma antiga reivindicação das bancadas parlamentares da região em vista de tantas tragédias que tem ocorrido nos rios Madeira, Amazonas, Negro Solimões e tantos outros.
Com o grupo de trabalho formado pelo Ministério dos Transportes por sugestão da Comissão da Amazônia, especificamente para tratar da elaboração de políticas públicas para a navegação fluvial, com certeza o elevado índice de naufrágios finalmente será reduzido.
Mas os trabalhos avançam ainda em passo de tartaruga para a modernização da frota amazônica, embora já tenham sido criados subsídios para linha de crédito para esta finalidade. O grande objetivo é proporcionar mais segurança no transporte dos passageiros.
Existe, na verdade, um longo caminho ainda para que os objetivos da bancada amazônica sejam atingidos. Descobriu-se que dos créditos liberados pela Marinha Mercante do Brasil, nos últimos anos, poucos ou até nenhum foi destinado para os estados da região Norte, onde mais se utiliza o meio fluvial, onde os rios se tornaram verdadeiras estradas para o desenvolvimento regional.
Como não poderia deixar de ser foi criada uma proposta destinada a subsidiar a construção das navegações de pequeno porte. Mas além do financiamento, o poder público precisa também investir na formação técnica e acadêmica dos construtores e navegadores da Amazônia. Sem este conjunto de medidas, pouco avançaremos para solucionar estes graves problemas.
Via Direta
*** Com um arraial o PMDB promove uma festa de confraternização hoje para seus filiados em Porto Velho *** E os deputados não tiveram peito de tirar a aposentadoria dos governadores, como ocorreu nos outros estados *** A mdida só ficou válida para João Cahulla, o El Bigodon.*** A seca já castiga os bairros da capital.