Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Governo do estado desistiu do Espaço de Eventos


O recuo populacional

Enquanto Porto Velho assistia sua população crescer ao lado de mais meia dúzia de municípios rondonienses nos últimos treze anos, 23 dos 52 municípios do estado desabaram demograficamente. Conforme recente levantamento do G1, quase a metade das cidades rondonienses – principalmente as do Cone Sul, Zona da Mata, região central e Bacia Leiteira – perderam habitantes, algumas exageradamente como Ouro Preto do Oeste, o berço da colonização do estado nos anos 70.

A bem da verdade, parte das perdas e ganhos populacionais ocorreu dentro do estado, com forte migração para o Vale do Jamari (polarizado por Ariquemes), Ponta do Abunã (de Jacy-Paraná a Nova Califórnia) e a região de Nova Mamoré, onde pipocaram localidades na selva como Jacinópolis e Nova Dimensão.

Outro quinhão da população rondoniense perdida deslocou-se para fundar cidades no norte do Mato Grosso e no Sul do Amazonas ou ainda avançou para os estados do Acre e Roraima.

Mais recentemente, temos forte migração rondoniense – principalmente oriunda de Porto Velho- para Altamira, no estado do Pará, onde esta sendo erguida a usina hidrelétrica de Belo Monte.


 

Governo do estado desistiu do Espaço de Eventos - Gente de OpiniãoA peregrinação

Depois de percorrer várias as regiões do estado nas últimas semanas o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) explicou que compareceu aos municípios para prestar contas do seu mandato aproveitando para coletar reivindicações, assumindo compromissos de levar à Brasília os reclamos municipalistas. Acir também trabalha na definição de alianças para formatação de nominatas do parido a ALE e Câmara dos Deputados.
 

Governo do estado desistiu do Espaço de Eventos - Gente de OpiniãoO planejamento

Quem assistiu o programa Rondônia em Debate, domingo à noite no SGC, apresentado por Solano Ferreira e Marcelinho Freire, constatou que temos um secretário de Planejamento afiado.  Sem dúvidas Jorge Elarrat é o nome certo na pasta certa, domina todas as questões pertinentes. É direto nas respostas e não enrola.

A revolta

Os pequenos partidos estão revoltados com as alterações provocadas pela minirreforma eleitoral – principalmente no tocante a perda de espaço na televisão – e ameaçam recorrer ao Supremo Tribunal Federal com Ação Direta de Inconstitucionalidade –ADIM. A medida foi criada para punir as siglas de aluguel, mas o PSOL e a Rede (este na barriga do PSB) também estão em pé de guerra.


 

Espaço de eventos

Sem recursos e em estado de penúria, o governo do estado desistiu do Espaço de Eventos, projetado pela prefeitura de Porto Velho, ainda na gestão Roberto Sobrinho, numa grande área adquirida na região do Aeroclube. Na parceria com a prefeitura, caberia ao governo estadual a construção de um estádio, um centro de convenções, Bumbódromo e a Flor do Maracujá.

Governo do estado desistiu do Espaço de Eventos - Gente de Opinião

A euforia

Muitos projetos foram criados em Porto Velho na euforia do boom econômico provocado pela construção das usinas entre 2009 e 2011, mas nenhum avançou. O Espaço de Eventos foi idealizado quando sobrava dinheiro na capital e os empresários lançavam projetos mirabolantes como um estádio para 50 mil espectadores na BR, as luxuosas Torres Dubai, com caravelas em cima e o Projeto Beira-Rio com a orla urbanizada.

Via Direta

Governo do estado desistiu do Espaço de Eventos - Gente de Opinião*** Os petistas estão convencidos que a ex-senadora Fátima Cleide (foto) assume o cargo do senador Ivo Cassol em breve *** O novo presídio de Rondônia, recém inaugurado, já foi marcado com vexame *** Rotulado como de segurança máxima estreou com fuga de preso, se mostrando menos eficiente que o velho Urso Branco *** O verão começou, depois de um longo e tenebroso inverno, mas com chuvas ainda renitentes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)